Como divulgar uma web rádio dentro das redes sociais?

Como divulgar uma web rádio dentro das redes sociais?

As redes sociais são muito importantes para a comunicação atual e a interação entre as pessoas. Há um bom tempo elas vêm sendo utilizadas como plataformas para divulgação de marcas, produtos e serviços.

 

Também estão presentes nessas plataformas, as estações de rádio e as emissoras de TV, que fazem uso desses canais para interagir com o público.

O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais, por isso, qualquer estratégia de divulgação nessas plataformas costuma ser promissora. 

Portanto, assim como elas servem para os mais variados tipos de empresas, também são úteis para rádios web.

Quando você cria uma emissora de rádio na internet, precisa ter em mente o tipo de público com o qual deseja se comunicar, feito isso, é necessário buscar esses ouvintes.

Em sites como Facebook, Instagram e Twitter, podemos encontrar a audiência da sua rádio. 

É possível fazer todo um trabalho de divulgação, para que assim mais pessoas possam conhecer a sua programação.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar por que você deve anunciar a sua rádio nas redes sociais, como fazer isso e quais são as vantagens desse recurso. 

Por que divulgar sua rádio nas redes sociais?

As redes sociais são plataformas que foram criadas, inicialmente, para promover a interação entre pessoas do mundo. 

As empresas perceberam o potencial dessas plataformas e passaram a incluí-las em suas estratégias de marketing digital.

Assim como organizações de diferentes segmentos podem promover suas marcas, produtos e serviços pelas redes sociais, você também pode divulgar a sua rádio web. 

E dentre as principais plataformas estão:

  • Facebook;

  • Instagram;

  • Twitter;

  • LinkedIn;

  • YouTube.

Cada uma dessas páginas possui um foco diferente, por exemplo, LinkedIn é uma rede social destinada a construir uma espécie de networking entre os profissionais.

Por isso, ela é mais adequada para uma empresa de qualificação de desempenho ou validação de processo, que presta serviços para outras organizações.

O que queremos dizer com isso é que você precisa encontrar a plataforma que mais combina com o seu público-alvo. Mas, todas elas têm seu grau de importância na divulgação de uma rádio online.

No Facebook, por exemplo, você pode criar uma página para a sua rádio, pois assim os seus seguidores poderão receber atualizações de publicações, como vídeos, imagens, textos e gifs.

No Twitter, por sua vez, você pode estabelecer comunicações rápidas com as pessoas, por meio de conteúdos de até 140 caracteres.

Essa plataforma permite que você interaja, troque ideias e responda às publicações dos seus seguidores.

O Instagram, por sua vez, tem o foco totalmente voltado para o compartilhamento de imagens. 

Uma empresa de arquitetura com foco em escritório planejado, por exemplo, pode publicar imagens dos espaços que desenvolve.

Você pode mostrar um pouco sobre o dia a dia da sua rádio, é isso é muito importante para que seus ouvintes se sintam integrados à sua estação.

Sendo assim, existem diferentes redes sociais e várias maneiras de utilizá-las para promover a sua rádio na web. 

Todas elas são importantes para a divulgação do seu trabalho, mas você precisa saber como fazer isso. Veja mais no próximo tópico.

Dicas para divulgar sua rádio online

Para fazer uma boa divulgação da sua rádio web nas redes sociais, é importante que você coloque em prática as seguintes estratégias.

Ter um bom planejamento

Mesmo que você conheça muito bem cada uma das redes sociais, é indispensável elaborar uma boa estratégia de divulgação nessas plataformas.

É nessa etapa que você vai definir quem é o seu público e assim escolher as melhores práticas para impactar ele.

Faça uma pesquisa para traçar os objetivos da sua rádio, saber quem são seus concorrentes e com isso criar campanhas exclusivas.

Crie um cronograma de publicações de conteúdo, para que as postagens não sejam excessivas ou escassas.

É por meio desse cronograma que um fabricante de brindes corporativos sofisticados determina ações especiais em datas comemorativas, como Natal, Ano-Novo, dentre outras, e a sua rádio também pode se beneficiar dessa prática.

Criar conteúdos adequados

Cada rede social demanda um tipo de conteúdo, no caso do Facebook, por exemplo, é possível criar postagens de qualidade, em diferentes formatos, como fotos, textos e vídeos.

O Instagram, por sua vez, é voltado para os conteúdos visuais, mas todas as mídias que você publicar nessa plataforma precisam ter qualidade e mostrar a personalidade da sua rádio online.

Nos stories você pode publicar conteúdos mais informais, mostrando o dia a dia da sua rádio para os usuários, com isso, você cria uma aproximação maior com os seguidores.

Criar um blog

Muitas empresas, como uma confecção de uniforme social feminino, investem nos blogs como um canal importante para veicular conteúdos de alta qualidade.

É dessa forma que elas trabalham o marketing de conteúdo, um dos principais pilares do marketing digital atualmente.

As pessoas estão constantemente em busca de informação, principalmente, ouvintes de rádio, que costumam ser mais ávidos por conteúdos de valor.

Ao atualizar frequentemente o seu blog, você será capaz de atrair um novo público e fidelizar os ouvintes que já tem. 

Além disso, textos de qualidade conferem mais autoridade para o seu projeto.

Pelo fato de as rádios serem canais de comunicação muito importantes no Brasil, é importante complementar essa característica utilizando outra plataforma para agregar mais informação e conhecimento.

Essa plataforma também pode se transformar em uma fonte de renda, visto que, se você souber estruturá-la e garantir a qualidade das postagens, bem como sua frequência, pode aceitar anúncios de outras empresas.

Por exemplo, um desenvolvedor de sistema de alarme residencial pode fazer um anúncio no seu blog e você recebe por isso.

Agora que você já sabe como divulgar a sua rádio web nas redes sociais, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens dessa estratégia. 

Vantagens de anunciar a rádio nas redes sociais

Como sabemos, as redes sociais reúnem uma grande quantidade de pessoas, e divulgar qualquer produto ou serviço nelas, é retorno garantido. 

Sendo assim, dentre as principais vantagens para uma rádio online estão as abaixo.

Aumentar a audiência

Só no Brasil, o Facebook possui cerca de 130 milhões de perfis ativos, ou seja, se você divulgar a sua rádio nesta plataforma, pode impactar milhões de pessoas.

Consequentemente, você vai atrair um número maior de ouvintes, o que gera outras oportunidades, como anunciantes que geram receita para a sua programação.

Mensuração de resultados

Se uma empresa que aluga sala privativa fizer anúncios nas redes sociais, poderá acompanhar, em tempo real, o desempenho de suas campanhas.

Com isso, você analisa os dados e consegue compreender o comportamento da sua audiência. Também é uma forma de descobrir quais tipos de publicação aumentam o tráfego do seu blog e os posts que geram mais engajamento.

Por meio do Facebook Ads, por exemplo, você consegue identificar a origem do visitante no site da sua rádio, e assim criar ações que potencializam a divulgação do seu projeto.

Segmentar o público-alvo

Todas as estratégias de divulgação pelas redes sociais são feitas de maneira direcionada, por isso, antes de investir nessas plataformas, uma empresa de sistema de monitoramento residencial precisa conhecer o seu público.

É com isso que você vai direcionar os anúncios de sua rádio online para pessoas que realmente possam se interessar por ela.

Além de melhorar as suas estratégias nessas plataformas, ao obter informações sobre o seu público, você consegue ajustar a sua programação para que ela agrade a audiência.

Resultados mais rápidos

Trabalhar a divulgação da sua rádio digital nas redes sociais te ajuda a obter resultados mais rápidos e com baixo custo.

Ao criar as campanhas você tem uma estimativa dos resultados, e mesmo fazendo um baixo investimento, pode alcançar um número maior de pessoas.

Só que para fazer isso, tanto uma rádio web quanto um fabricante de embalagens personalizadas precisam garantir a qualidade das publicações.

Investimento flexível

Se você quer criar um anúncio por essas plataformas, a escolha do investimento fica totalmente a seu critério. 

Podemos trabalhar com valores muito baixos, perfeitos para quem não possui um orçamento muito alto.

Não existe um valor mínimo e você pode interromper os anúncios quando quiser, o que te ajuda a ter um controle maior sobre os investimentos.

Conclusão

Portanto, uma rádio web, como o próprio nome sugere, depende da internet para existir, diante disso, é fundamental que ela utilize os melhores canais digitais para promover sua programação.

Dentre esses canais estão as redes sociais, que são plataformas muito promissoras para a comunicação, interação e divulgação da sua rádio.

Para ter acesso a todos os benefícios que mostramos ao longo deste artigo, você precisa investir em boas práticas, como as dicas que mostramos aqui, e impulsionar a audiência da sua rádio digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.