Como divulgar um website?

Como divulgar um website?

Para marcar presença na internet por meio de um site, é fundamental que uma empresa saiba exatamente como fazer isso, considerando que esse é um fator de visibilidade e sucesso no mundo digital.

 

Contudo, é importante que essa página da web seja promovida e divulgada para que as pessoas tenham conhecimento do endereço virtual e acessem, estabelecendo um relacionamento cada vez mais próximo com a companhia. 

Desse modo, se uma pessoa está à procura de uma empresa de aluguel de impressora, automaticamente ela irá pesquisar na internet por este serviço, escolhendo a marca que lhe aparecer como resultado, acessando o site e conhecendo mais sobre o seu trabalho.

Quais ações tomar para fazer a divulgação de um site?

Nesse contexto, existem algumas ações muito importantes para promover a divulgação do seu website de forma eficaz, e as principais delas serão analisadas a seguir:

1 - Faça guest posts

Os guest posts nada mais são do que conteúdos produzidos para um site por parte de um escritor convidado de fora da empresa. 

Nesse caso, a indicação é que haja uma troca entre essa mesma empresa e seu convidado, havendo uma troca de postagens entre os blogs.

No entanto, é essencial que, para o seu desenvolvimento, os envolvidos sejam de uma mesma área de atuação. 

Por exemplo, se uma autoescola deseja fazer uma publicação de dicas para tirar carteira de motorista categoria b e enviá-la para um site parceiro, ela deve se juntar com outra autoescola ou com um influenciador digital que trate sobre o assunto no seu dia a dia. 

O ponto dessa estratégia é que os motores de busca veem os links externos como um quesito para melhorar o ranqueamento de uma página, pois entendem que o site é relevante e completo, dando ao usuário uma experiência de qualidade. 

Portanto, a realização de parcerias é uma técnica muito benéfica para um bom SEO, ou Search Engine Optimization, que se refere a um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de uma página nas plataformas de busca, como o Google. 

Com isso, além da divulgação acontecer a partir do outro site com o qual foi feita a parceria, ela também ocorre nos próprios buscadores, devido ao fato deles darem destaque a esse site e seus conteúdos.

Em outras palavras, quando um usuário pesquisar por “disco abrasivo de desbaste” em um buscador, os primeiros sites que aparecem são os que possuem melhor SEO, ou seja, que investem na inserção de links, aumentando as chances do usuário clicar nele. 

2 - Invista em interação nas redes sociais

Com o crescimento das redes sociais nos últimos anos, tornou-se cada vez mais importante promover a interação entre marcas e usuários nelas

Uma vez que são ambientes direcionados ao estabelecimento de relacionamentos mais próximos e de qualidade. 

Quando as empresas investem neste tópico, elas são capazes de realizar a divulgação com mais assertividade, uma vez que o seu relacionamento com o público está mais próximo e dinâmico.

Para isso, é essencial responder aos comentários, criar enquetes, tratar de assuntos vistos como em alta no momento e investir na criação de materiais que façam com que o usuário deseje comentar sobre ou se sinta confortável para dar sua opinião. 

Logo, na rede social de um profissional de estética, seria interessante investir em enquetes sobre quais procedimentos os seus clientes desejam desconto, como flacidez na barriga tratamento ou criolipólise, por exemplo. 

Esse tipo de engajamento faz com que os seguidores interajam com o seu conteúdo de maneira dinâmica, estreitando o seu relacionamento e, como consequência, surge como uma forma de conhecer o público que acompanha o website. 

Dessa maneira, quando o site for divulgado, fica mais fácil para os consumidores acessarem, pois já conhecem a sua forma de trabalho e de entregar conteúdo, além de ser um meio muito amplo e de alto alcance. 

3 - Invista no desenvolvimento de um blog

O blog é um espaço destinado à publicação de conteúdo relevante e útil para os consumidores seguindo a mesma área de atuação da empresa. No quesito de resultados, ele é essencial para gerar tráfego a partir de resultados de pesquisa. 

Isso porque, ao postar materiais capazes de promover a educação do público, a marca é capaz de conduzir o cliente desde o primeiro contato até o momento final da compra, sem ser invasivo ou algo forçado. 

Ou seja, um blog que publicou um material sobre “x dicas para a troca de óleo câmbio automático”, poderá ajudar o seu leitor com uma atividade, aumentando a sua satisfação em relação ao negócio, promovendo o acesso mais prolongado. 

Isso acontece considerando que, se o conteúdo publicado é de interesse do leitor, ele irá permanecer na página por mais tempo, navegando por suas postagens, aumentando a sua curiosidade, o que promove a criação de um relacionamento e possível compra. 

Por que investir no seu desenvolvimento?

Após conhecer sobre a forma de divulgar um site, é importante entender os motivos pelos quais se torna tão importante para uma empresa possuir um domínio na web. 

Portanto, neste tópico, vamos abordar de maneira breve algumas das principais razões:

Facilidade para vender

Ao divulgar o seu site, fica muito mais fácil vender, visto que é criado um ambiente único, que contém todas as informações sobre uma determinada empresa, seus produtos e serviços, além das informações de contato. 

É preciso destacar a necessidade de existência de uma área própria para tal ação, seja a compra por si só ou um espaço que contenha todos os preços e planos, afinal, se o cliente acessá-lo e não encontrar um dado que deseja, certamente ele irá desistir.

Além disso, possuir uma forma de compra online para empresas que vendem produtos sem a necessidade do trabalho manual em conjunto, como a compra de motor para caminhão, é uma oportunidade de não parar nunca os negócios, que funcionam durante 24 horas. 

É uma alternativa para se desenvolver

A reação em cadeia é clara: para aumentar o número de clientes, é preciso gerar mais leads (ou potenciais clientes). Para consegui-los, a empresa deve aumentar o número de visitantes, dos quais ela só obtém a partir de um site. 

Portanto, na maioria das vezes, o site surge como a principal forma de chegar até uma empresa ou o primeiro contato com o seu trabalho e informações em geral, dado que a maioria acontece através das pesquisas nos buscadores. 

É um meio para se destacar no mercado

Um site é vital na visão do consumidor, uma vez que ele se sente mais seguro, por se tratar de um mecanismo que transpassa autoridade, credibilidade e profissionalismo. Isso porque é criado um ambiente totalmente destinado a esse acolhimento do usuário. 

Além do mais, quando uma marca cria conteúdo para a internet, ela mostra para o seu público que domina o assunto com o qual trabalha, uma vez que produz material extra sobre os tópicos, auxiliando os seus clientes. 

Desse modo, se um domínio da internet sobre segurança e proteção publica sobre o funcionamento prático das cercas elétricas, ele consegue deixar claro que conhece mais do que as suas funções superficiais ou o necessário para a venda. 

Como consequência disso, a empresa passa mais segurança para os leitores em seu momento de compra, deixando-os mais instigados a comprar, uma vez que ela representa uma autoridade em sua área de atuação. 

É uma forma de ser encontrada pelos clientes

É essencial que a empresa entregue um trabalho de qualidade, mas isso não adianta se o que ela produz não pode ser encontrado pelas pessoas interessadas em comprar.

É aqui que o site funciona como o meio mais prático de localização de uma companhia. 

Isso acontece porque, por exemplo, se um consumidor comprou uma bomba hidráulica para prensa e gostou muito de sua eficiência, ele irá desejar indicar o produto para um conhecido interessado no assunto e precisa achar o site para que outras pessoas vejam. 

Dicas para a divulgação

Por fim, é importante levar em consideração algumas dicas para a realização da divulgação com qualidade, como a adoção das práticas de SEO e a produção de conteúdos relevantes, tópicos já mencionados.

Além disso, também considere os seguintes meios de divulgação:

  • Participe de programas de afiliados;

  • Tenha uma boa newsletter;

  • Forneça recompensas online;

  • Tenha objetivos claros e alcançáveis.

A partir da implementação dessas táticas, juntamente com as estratégias já mencionadas, a divulgação do site consegue ser muito mais eficiente e garante diversos resultados esperados.

Ademais, lembre-se que, nesse contexto, o acompanhamento e mensuração dos resultados faz-se essencial para saber se as metas estipuladas foram alcançadas.

Considerações finais

Possuir um domínio na web é imprescindível para as empresas no mundo atual, principalmente considerando as recentes mudanças do comportamento do consumidor e de seus hábitos de compra. 

Dessa maneira, torna-se necessário que os negócios conheçam boas estratégias para implementar a divulgação da sua página, garantindo mais acessos, garantindo assim diversos benefícios para o seu desenvolvimento no mundo digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.