Como deixar o seu site mais atrativo para os visitantes?

Como deixar o seu site mais atrativo para os visitantes?

A experiência do cliente é um aspecto fundamental para empresas que visam aumentar sua carteira de consumidores, com compras e fechamentos constantes. Mesmo no modelo digital, com um site ou redes sociais, esse aspecto deve ser desenvolvido.

 

Um prestador de serviços de instalação de Limpeza de colchão a seco deve compreender que a experiência do cliente (ou user experience) é o escopo que se restringe na prestação propriamente dita de um serviço.

Embora esse pensamento seja corriqueiramente fomentado entre os colaboradores e empresários na sociedade em geral, está incorreto. A experiência do cliente começa a ser avaliada desde o primeiro contato deste com a companhia.

A primeira ligação ou visita no site pode ser determinante, mostrando às empresas como fornecedores em potencial ou como negócios que estão fora do escopo das expectativas do consumidor.

Tendo em vista que o processo de qualificação de fornecedores ocorre de forma rápida, inclusive dentro do marketing digital, é imprescindível que os negócios estejam preparados para lidar com a ampla concorrência e com as necessidades dos clientes.

Foi idealizando tais diretrizes que um negócio local conseguiu alavancar os pedidos da execução do serviço de limpeza de cadeiras estofadas, combinando as estratégias aplicadas à empresa e aprimorando as técnicas de encantamento de clientes. 

Encantamento de clientes

Um conceito comum encontrado no discurso dos especialistas em negócios é a exigência em manter os clientes sempre engajados.

Para isso, algumas medidas devem ser tomadas pelos times comercial e operacional, como:

  • Ouvir com atenção as dores do cliente;

  • Entender as suas necessidades;

  • Propor soluções assertivas;

  • Dar visibilidade dos procedimentos.

Com esses quatro tópicos aplicados durante uma negociação ou atendimento, as chances do cliente sair satisfeito, bem como as suas expectativas serem atendidas, são grandes.

Entretanto, para uma empresa dedicada na lavagem de sofá a seco em domicílio, que tem buscado constantemente melhorias de processos em prol do aumento das taxas de conversão, o marketing digital requer ainda outros escopos.

É válido o entendimento de que o marketing digital é um braço do modelo tradicional. Todavia, considerando que a aplicação deste está em um ambiente que a troca de informações acontece de forma desenfreada, é preciso investir em novos recursos.

A competitividade no marketing digital é maior quando comparada com os modelos de marketing para aplicação no formato físico. Isso porque, a nível mundial, aproximadamente 70% da população está presente.

Assim, as empresas estão em constante disputa por visibilidade e alcance, exigindo recursos diferentes para atrair e conquistar novos clientes.

É por esse motivo que o encantamento de clientes é fundamental e deve ser aplicado para negócios de diferentes nichos de atuação, incluindo sites e e-commerces que visam aumentar expressivamente as vendas de piso intertravado drenante

Concorrência no ambiente virtual

Analisando a função que a internet possui na aceleração tecnológica, é possível verificar que o ambiente digital possui uma rapidez na transmissão e recepção de informações, fator que deve ser trabalhado a favor dos negócios.

Logo, fazer o uso adequado das ferramentas online tem sido a principal técnica utilizada para ajudar uma organização a atingir seus objetivos empresariais, a depender de seu ramo de atuação, como o fornecimento do serviço de impermeabilização de estofados.

Com o entendimento da importância do marketing digital para maximizar resultados, as empresas podem contar com os sites para expor uma vitrine digital, reforçando o posicionamento e autoridade de marca perante o mercado.

É preciso assegurar que os sites estejam, especificamente, acessíveis e práticos, não só para aprimorar a experiência do cliente, como também para garantir que a comunicação pela empresa consiga, em pouco tempo, ser entregue assertivamente.

Logo, é essencial trabalhar em técnicas para tornar um site mais chamativo para os usuários, produzindo conteúdos relevantes e expondo as funcionalidades de forma mais acessível.

Em adição, os profissionais de UX e UI Design, cuja responsabilidade consiste na aprimoração de layouts e aparências de sites e plataformas, devem sempre agregar positivamente à jornada do cliente.

1. Conheça bem o seu público

O primeiro ponto a ser considerado em um projeto de melhoria de processos é fazer um questionamento a respeito do público-alvo, contemplando o seu perfil e o comportamento comum de compra.

Somente com a consideração de tal ponto, uma loja online focada na comercialização de itens para a decoração do lar, por exemplo, é capaz de construir um site acessível e atrativo para o cliente alvo.

Usando a linguagem adequada, cores indicadas e imagens para aprimorar a qualidade da mensagem transmitida, é possível fazer com que os acessos no site cresçam e, consequentemente, as vendas de persiana vertical preta aumentem.

Por intermédio do conhecimento do perfil e comportamento do público a ser atingido, os designers conseguem contribuir para a construção de um site interativo, com as funcionalidades conforme a necessidade, além de layout acessível.

2. Produza um site integrado

Um fator que ficou claro com o marketing digital é que os consumidores gostam de acompanhar as marcas de preferência. Se antes tal acompanhamento era feito necessariamente com uma visita presencial, hoje o cenário possui maior dinamismo.

Com os diferentes canais de comunicação disponíveis para concretizar uma visita, as empresas devem trabalhar para integrar a experiência de uma visita física para o modelo digital.

Isto é, para haver o convencimento de compra de uniforme para auxiliar de limpeza, as organizações devem identificar certa cadência nas informações divulgadas em seu site. Os conteúdos produzidos devem ser funcionais e integrados.

Contar com a ajuda de um cronograma para construir uma linha de raciocínio é recomendado, tendo em vista que os projetos e processos das mais variadas frentes de atuação são desenhados previamente com um planejamento.

3. Trabalhe na identidade visual

O desejo de muitas empresas e marcas é ser reconhecido de imediato pelos consumidores somente com a menção de cores e logotipo de forma rápida. Essa conquista foi alcançada por grandes marcas que atuam majoritariamente no varejo.

Entretanto, há uma longa caminhada a ser percorrida e desenvolvida por negócios que estão se consolidando. Para estabelecer um posicionamento que gere repercussão para o público-alvo, é necessário efetuar ações que verdadeiramente atraiam a atenção.

Para uma loja local que fornece produtos automotivos como chave de carro com chip, investir na identidade visual do negócio favorece os resultados. Além de tornar o espaço físico em concordância com o perfil do cliente ideal, a mesma ação pode ser feita online.

Trabalhar com as cores, fontes, conteúdos, imagens, vídeos e quaisquer formas de comunicação é essencial, mas garantir que haja constância na adoção de um determinado padrão de publicações é indispensável.

Dessa forma, o público consegue associar bordões e expressões, bem como cores e fontes com a marca. Cabe enfatizar que o mundo dos negócios é regido pela troca de interesses e sinergia.

Logo, a identidade visual de marcas e empresas é o mecanismo pelo qual os negócios conseguem estreitar o relacionamento com os clientes, principalmente ao aplicar esse fato no marketing digital, onde não há o tato físico

4. Invista em melhorias para o site

Com o desenho e o escopo a serem usados no site, a identidade visual devidamente projetada e o público-alvo identificado bem como o seu perfil, é chegado o momento de verdadeiramente estruturar um site e suas páginas na internet.

Apesar de algumas pessoas considerarem essa a etapa final, conforme a recomendação dos especialistas, deve ser compreendida como um processo que não possui uma deadline ou prazo de finalização.

Afinal, construir um site não consiste apenas na ação de reunir um conjunto de informações e publicá-las, pelo menos não quando o desejo é tornar um site atrativo para o público e fazer frente à concorrência.

As empresas devem analisar as tendências de mercado com um benchmark, como ao analisar as ações a serem tomadas para agregar em melhorias, estando em dia com a alternância das relações de oferta e demanda.

Em adição, testes e reparos podem ser necessários ao longo da existência de um site, portanto, um trabalho em conjunto com a equipe desenvolvedora e programadora é necessário para evitar que a experiência do cliente seja prejudicada com possíveis erros.

Considerações finais

O marketing digital foi popularizado nos últimos anos como consequência do apelo do mercado feito em relação à aceleração tecnológica, que permite uma integração maior entre os indivíduos e marcas.

Essa integração é possível somente em decorrência da rapidez encontrada na divulgação e recepção de informações, esfera que pode agregar em melhorias ou obstáculos para as empresas.

Ao observar que o consumidor possui mais opções de produtos e serviços para qualificar e consolidar sua lista de potenciais fornecedores no momento de decisão de compra, é válida a preocupação das empresas no que tange à competitividade.

Contudo, para fazer frente à concorrência, as marcas devem investir nas vantagens competitivas e comparativas na pauta de qualidade e prazo das entregas, bem como fornecer informações assertivas em um site atrativo aos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.