Como converter visitantes em ouvintes frequentes de uma web rádio?

Como converter visitantes em ouvintes frequentes de uma web rádio?

A rádio é a queridinha de todas as pessoas, é incrível como os ouvintes esquecem de tudo menos do programa de rádio que eles escutam ou ouviam quando crianças e adolescentes. 

 

Uma pessoa pode entrar em uma determinada rádio web por diferentes motivos, seja para buscar uma informação ou saber o que pode estar acontecendo naquele determinado momento. 

A explosão das redes sociais possibilitou também que as rádios divulgassem diversas notícias, cortes e até vídeos da produção de seus programas.  

Essa nova realidade que une a rádio com o visual também criou novas possibilidades.

É o caso de grandes rádios do Brasil que estão migrando também para o universo digital e aumentando a sua área de atuação. 

O fato é que existem diversas formas do programa de rádio atuar dentro da vida dos ouvintes para manter alta a audiência. 

A sua rádio pode falar sobre diversos assuntos como medicamento manipulado para emagrecer ou sobre o novo HQ do Capitão América e quem sabe as tendências de moda para o verão? O interessante é o espaço democratico que a rádio precisa ocupar na vida das pessoas.

E a primeira e principal dica que damos que fará com que o seus ouvintes permaneçam sempre com você é praticar o ato de também ouví-los.

Neste artigo você verá diversas dicas de como converter visitantes em ouvintes frequentes de sua web rádio. 

Integração de plataformas

A conversão de visitantes nos seus sites, redes, sociais, blogs e outras mídias para ouvintes da sua web rádio só poderá ocorrer quando você conseguir centralizar os seus principais canais e fazê-los atuar na divulgação da sua rádio. 

Veja da mesma forma que você cria conteúdos para interação precisará de maneiras que possibilitam  com que os seus visitantes se sintam interessados e curiosos em conhecer a atuação da sua web rádio, ao vivo, por meio de uma sala privativa coworking

Precisamos compreender que é impossível fazer tudo sozinho, ou seja, é bem possível que você precise de ajuda para integrar todas as plataformas, pois a geração dos conteúdos é extremamente desgastante para ser feita sozinha. 

Minimamente você terá a sua rádio web para produzir além da administração de sites e de pelo menos uma rede social. É algo árduo que exige tempo, análise, progressão e planejamento acima de tudo.

Porque estudar a sua audiência?

Existem diversas formas de fazer o seu visitante tornar-se um ouvinte assíduo da sua web rádio, mas para isso é preciso passar por um tipo de estudo essencial, o estudo sobre a sua audiência.

Entender os motivos que fazem as pessoas consumirem a sua mensagem ajuda a montar a grade de programas certos.

Assim como todos os posts nos demais veículos de comunicação é como montar a fachada de loja de comida mexicana, por exemplo. 

Se você parar pra pensar é algo sempre ligado ao país de origem, no caso o México, então porque colocar algo ligado à Itália, por exemplo? Seria estranho, não? A fidelidade de seus clientes está ligada ao conteúdo que você publica.

A ideia inicial foi sua e os primeiros conteúdos que não eram necessariamente ligados a algum tipo de consumidor foram criados, ocorre que as pessoas passaram a se interessar por um tipo de conteúdo padrão e por isso você deve entender quais são eles. 

Se você tem anunciantes ou deseja conquistá-los, deverá também se ater aos conteúdos expostos de forma que atenda os diferentes públicos que esses anunciantes desejam conquistar. 

Uma característica nítida de toda a rádio é que por mais diversificada que sua sua programação, existe um nicho específico que ela deseja atingir, sejam pessoas mais velhas ou mais jovens ou ligadas a algum grupo específico. 

De todo o modo alguém será a maior parcela da audiência e haverá padrões de consumidores que precisam ser identificados para que não haja a sensação de que a rádio está obsoleta ou sem muita criatividade. 

Imagine uma torcida organizada que coloca faixas banners com as cores dos times rivais? Seria como uma traição ao que os torcedores acreditam, Esse sentimento existe nas rádios e precisa ser compreendido. 

Há também com o avanço das tecnologias o estilo em que se pode ler os comentários dos ouvintes e saber o que estão achando da programação nas redes sociais. 

Por esse motivo, é possível ficar de olho no que os seus ouvintes estão falando e comentando.

Baseado nesses comentários, compartilhando ou seja, na interação direta que o consumidor tem com a programação, você consegue ter um embasamento maior daquilo que acredita ser o certo. 

Por fim, você ainda pode fazer enquetes ao vivo e buscar maneiras de colocar áudios de seus ouvintes. 

Tudo em prol de tentar compreender melhor o que ele acha que é certo ou errado e o que estão achando dos seus conteúdos. 

Deste modo criasse uma consciência do que deve ser feito e consequentemente você atingirá cada vez mais públicos de interesse. 

Por meio desse processo você começa a criar o que chamamos de identidade da rádio. 

Temos diferentes tipos de rádio e sabemos qual acessar em diferentes casos. Mesmo que falem do assunto, existem as diferenças ideológicas e a forma como são feitas as abordagens, sejam elas mais sérias, cômicas, irônicas ou sensacionalistas. 

Dicas de como converter os visitantes em ouvintes

Agora que já compreendemos o que envolve todo o sistema de conversão de visitantes em ouvintes, precisamos ir para as dicas práticas.

Afinal não estamos em  Casas de repouso, logo precisamos colocar a mão na massa.

Criando anotações

Não somos um computador e por isso não vamos relembrar de tudo o que deve ser dito.

Além disso, dificilmente teremos o apoio de um ponto eletrônico com um diretor nos avisando de todos os recados e pontos importantes a serem ditos. 

Para melhor qualidade do seu programa, elabore um sistema de anotações que o faça compreender melhor a maneira de ditar o programa.

Além de perguntas frequentes e interação direta com seus consumidores, como:

  • Redes sociais e avisos;

  • Imagens compartilháveis para aumentar a interação;

  • Esboço dos pontos principais de discussão;

  • Livros, produtos e citações.

Você fez toda a produção do programa e lembre o seu ouvinte que se quiser ter um apelo visual pode entrar nas redes sociais.

Além disso, você pode criar maneiras exclusivas em que somente os ouvintes conseguirão entender a postagem ou dar a sensação de que participaram.

Você pode ter uma página no seu site para os ouvintes discutirem sobre os programas e postar algo que foi discutido ali dentro como um balão personalizado.

Cortes da sua Web Rádio 

Está bastante em alta discussões de podcasts que são cortadas em trechos especiais como forma de destacar pontos altos da discussão. Isso é realizado diariamente por milhares de páginas e sempre dá certo.

Se você tem a possibilidade de gravar seu conteúdo, você pode postar os cortes nas suas mídias sociais e sites e puxar mais pessoas para a conversa. 

Muitas pessoas acabam por entrar no ao-vivo logo após verem algum corte interessante.

O legal é que seja em um notebook novo ou velho e até nos melhores ou piores smartphones é possível vê-los rapidamente. Em qualquer lugar e conhecer a opinião do site que chamou a sua atenção. 

Além disso, são fáceis de serem cortados utilizando os softwares ou ferramentas online de edição de vídeo. 

Para os produtores de conteúdo é algo bom, pois você necessariamente sente quando uma discussão foi acalorada ou uma frase teve um efeito que possa bombar.

Não se esqueça que o efeito de imprevisibilidade das redes sociais ainda é bastante forte, por isso, existe a possibilidade de você explodir nas redes ou no site e gerar até milhões de cliques com um corte simples. 

Conteúdos exclusivos 

Por último, uma dica que serve principalmente para aqueles que estão começando e desejam uma integração maior dos visitantes para sua web rádio. 

Você pode criar sorteios e até informações exclusivas para quem estiver ouvindo sua rádio.

Desse modo, você consegue fazer a pessoa que está escutando se sentir única e especial a ponto de querer contar isso para algum amigo próximo. 

Assim, o seu ouvinte começa a trabalhar como divulgador do conteúdo para você. 

Assim como você também pode criar uma espécie de qualificação de operação, ou seja, criar enquetes e maneiras de fazer os seus ouvintes produzirem conteúdos para você. Ajuda a engajar as redes sociais e a pessoa é convertida. 

Existem muitas pessoas que desejam participar ativamente do processo de criação de seus sites e rádios preferidos e se voluntariam para isso. Esse é um modo de você integrá-los a ouvir a sua web rádio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.