Como aumentar a interação de ouvintes dentro de uma rádio web?

Como aumentar a interação de ouvintes dentro de uma rádio web?

O público de qualquer empreendimento é a base pela qual as equipes se pautam para buscar crescimento. Conquistar melhores resultados é uma constante em qualquer companhia que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

No universo da rádio, isso é ainda mais importante. O público é responsável por elevar a quantidade de ouvintes em sua programação, compartilhar seu flyer digital, entre muitas outras ações.

Em grande parte, as rádios dependem especificamente de sua audiência para se manter no ar, tanto para o consumo do conteúdo como estratégia de venda de propagandas quanto para outras ações de marketing.

O avanço da tecnologia criou uma nova modalidade para este setor: a rádio web, que é muito similar a rádio tradicional, mas não requer uma sintonia de rádio como o modelo mais antigo.

Para a rádio web, uma simples conexão é o suficiente para que os ouvintes consigam aproveitar o conteúdo. Apesar de as pessoas acreditarem que a era das rádios já passou, isso não poderia estar mais longe da verdade.

O fato é que com o advento das rádios web, o setor renasceu, e ainda é um dos mais acessados de todo o público brasileiro. Hoje em dia, criar um banner informativo que leva ouvintes para a sua rádio online é uma excelente estratégia.

A facilidade proposta pelos programas de rádio, que podem ser ouvidos enquanto você faz outras atividades, como arrumar a casa ou enquanto volta do serviço, acaba tornando este um dos mais importantes meios de comunicação do país.

Em sua origem, no século XIX, a rádio era um instrumento de comunicação unilateral. Isso significa que os ouvintes eram apenas receptores de informação, não podendo interagir.

Esse contexto mudou com o tempo, principalmente com o poder de acesso da internet. Hoje, com um microfone auricular e um notebook, você é capaz de criar sua própria web rádio.

A comunicação instantânea é uma realidade para a maioria das pessoas. Através de serviços de mensagem e e-mails, é possível se comunicar em tempo real com pessoas do mundo todo.

Por isso, é cada vez mais fundamental aproveitar esse tipo de contato e interação para fazer sua audiência aumentar ainda mais, através de um conteúdo interessante e que instiga a participação do público.

Essa facilitação da rádio web acabou sendo uma das principais aliadas do mercado, uma vez que elas podem ser ouvidas de qualquer lugar do mundo, onde você também pode se conectar e se comunicar livremente.

Outro grande aliado das rádios web é o serviço prestado pelas redes sociais. Você pode anunciar uma caixa de som antera pelo seu perfil de redes e alcançar um público muito maior do que somente pelo rádio.

Estas plataformas de interação de fato ganharam o mercado mundial, e hoje em dia, milhões de usuários se cadastram diariamente nas principais redes, apresentando uma possibilidade imensa de interação.

Através das redes sociais, muitos usuários acabam ficando mais próximos das marcas que acompanham, sobretudo as que possuem uma boa interação com eles. Por isso, é fundamental que sua presença nas redes seja marcante.

Importância da interação com o público

Para conseguir aumentar sua audiência e ampliar as possibilidades de engajamento de sua rádio web, é preciso saber como se comunicar com seus espectadores. Dessa forma, a rádio conquista muito mais espaço e mantém seu conteúdo em alta.

A maioria das plataformas que permite uma comunicação mais direta acaba servindo como alavanca para impulsionar sua audiência, sobretudo quando você se mostra atencioso e compreende a necessidade da comunicação que a atualidade exige.

Para conseguir interagir melhor com seus consumidores, é importante se atentar a alguns pontos que podem fazer a diferença durante toda a sua programação, até mesmo em horários inusitados.

Isso porque pela opção global que as rádios web oferecem, é comum que você acabe encontrando pessoas de diferentes fusos horários acompanhando seu material, além de pessoas que estão trabalhando ou fazendo alguma atividade nestes horários.

1 - Rapidez é fundamental

Um dos principais pontos para conseguir interagir melhor com seus ouvintes é a rapidez de resposta. As pessoas estão acostumadas a um tratamento muito mais direto e dinâmico por conta da forma como os serviços de troca de mensagem funcionam.

As redes sociais oferecem uma opção muito mais adequada para conseguir explorar a comunicação entre consumidor e marca, e isso deve ser passado para as rádios, se você quiser uma boa efetividade.

Uma forma de explorar bem este conceito é colocando uma pessoa exclusivamente para interagir com os espectadores. Assim, quando estiver anunciando uma cadeira alta para escritório de um parceiro, este colaborador pode anotar dúvidas.

Dessa forma, além de fazer uma filtragem do que deve ser passado para ir ao ar, você garante que todos os ouvintes estão sendo atendidos.

O colaborador pode receber uma mensagem automática de agradecimento de interação, mostrando que a rádio realmente se importa com o ouvinte.

Nestes casos, é fundamental que você consiga explorar da melhor forma possível estes recursos.

2 - Tenha paciência e atenção

Cada vez que um ouvinte abre uma janela de interação, ela será completamente única. Em alguns casos, as dúvidas podem parecer óbvias para você, por exemplo, como  funciona um trabalho de dj para festa, mas não são para a pessoa que está questionando.

Por isso, você deve ser muito atento em cada atendimento que oferecer.

Dessa forma, garante que está interessado no que eles têm a dizer, bem como em atrair para mais perto essas pessoas. Além disso, nem todas as respostas que você receberá serão positivas.

Isso acontece porque as pessoas tendem a externar suas frustrações em outras pessoas, e você pode acabar sendo impactado.

Sobretudo em programas que expressam opiniões, a discordância é natural e você pode até mesmo receber mensagens desagradáveis.

É um momento de ter paciência e compreender que a mensagem não é direcionada a você, e sim, a ideia que está sendo representada no programa. Por isso, reforçar a ideia de ter um profissional para fazer uma filtragem é fundamental.

Ademais, uma mensagem que não seja conferida antes de ir ao ar pode acabar gerando problemas legais para o programa, e até mesmo para a rádio como um todo.

A responsabilidade do material sendo apresentado é exclusivamente da rádio. Por isso, quando se coloca um wobbler display sobre uma determinada promoção, é importante que tenha consciência do impacto da ação.

Além disso, discussões podem acabar em problemas muito maiores. A tendência das pessoas elevarem os ânimos e falarem coisas que se arrependem depois é enorme. Por isso, evite a qualquer custo se engajar nesse tipo de interação.

O profissional responsável pode ficar de fora dos microfones, onde pode se concentrar em analisar as mensagens recebidas em diversas plataformas, como:

  • Ligações;

  • E-mails;

  • Mensagens instantâneas;

  • Comentários em redes sociais.

Assim, você conseguirá aproveitar melhor o conteúdo e apresentar uma forma muito mais dinâmica de comunicação com seus ouvintes.

3 - Mostre humanidade

Um dos principais segredos para conseguir um bom engajamento para sua rádio web é que ser extremamente humanizado na programação.

As pessoas não gostam de atendimentos e programas rasos e robóticos, com notícias entregues de forma automatizada.

Não tenha medo de expressar opiniões, conversar ao vivo com seus ouvintes e interagir nas redes sociais enquanto o programa está ativo. Com essas ações, as pessoas terão muito mais apreço pelo que você está tentando oferecer.

Além disso, é fundamental pensar em maneiras de fugir de respostas prontas e contatos pouco amigáveis, uma vez que passam uma impressão errada sobre o programa e os apresentadores.

É importante mostrar que você se importa com o que aquela pessoa está falando, desde uma dúvida sobre troféu de acrílico para personalizar até onde comprá-lo, se estiver falando do assunto.

Anunciando em sua rádio

Algumas rádios buscam expandir muito sua programação, o que pode torná-la eclética, mas certamente dificulta as oportunidades de monetizar em cima da programação.

Uma rádio web muitas vezes é gratuita, mas necessita de diversos recursos para conseguir explorar todo seu potencial. Isso se reflete em equipamentos, qualidade da internet para transmissão, entre outros.

Por isso, é importante pensar em estratégias de alcance para conseguir compreender seu nicho, além de personalizar seu conteúdo para conseguir encontrar fatores em comum entre a audiência.

Nesse momento, você consegue estipular as pessoas que fazem parte de seu público-alvo, e como é possível aproveitar para conseguir explorar essa audiência. As ofertas de anúncio devem ser pautadas no contato que você tem com seu público.

Por isso, a interação entre os ouvintes e a programação é fundamental. Quanto mais eles se comunicarem com você, mais fácil será identificar detalhes importantes para a criação de uma base de seguidores, que será usada para planejar novas estratégias de marketing.

Considerações finais

As web rádios têm se tornado uma grande ferramenta de divulgação, apresentando conteúdos de qualidade e novos meios de explorar recursos que já são tradicionalmente usados. Por isso, é primordial saber se posicionar nesse novo mercado.

Uma das principais diferenças das rádios web para as tradicionais é a possibilidade de engajar seu público e fazê-los se tornar parte integrante de sua programação, alcançando assim muito mais espaço de mídia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.