Como atrair patrocinadores para uma web rádio?

Como atrair patrocinadores para uma web rádio?

Garantir patrocínio para qualquer empresa é essencial para que ela consiga alcançar um público maior e colide sua imagem no mercado.

 

Além de ganhar destaque frente a sua concorrência, por meio do estabelecimento de uma ligação com outro negócio. 

Ao que se refere às web rádios, esse processo é tão importante quanto o normal, podendo torná-la um empreendimento rentável e garantir a sua expansão e desenvolvimento dentro desse nicho. 

Esse método está se tornando tão eficiente e conhecido, uma vez que surge como uma forma de entregar visibilidade e publicidade de uma determinada marca de um jeito mais natural e dinâmico. 

Isso porque, por exemplo, uma loja de roupas femininas atacado que fechar um patrocínio com uma artista muito conhecida conseguirá acessar todo o público que gosta dela, aumentando o alcance aos consumidores e ganhando destaque. 

Como funciona o patrocínio?

O patrocínio, também conhecido como marketing de patrocínio, é uma forma de realizar o marketing a partir do apoio de uma marca a algo ou alguém, sejam artistas, eventos ou determinada causa, com retorno de visibilidade. 

Esse retorno pode ser realizado por meio de troca direta de capital ou por meio de outras parcerias, como divulgação de um produto, serviço ou mídia em geral. 

Simplificando esse conceito, realizar um patrocínio serve como uma forma de associar uma empresa a outra, o que acaba exigindo a necessidade de conhecimento extenso sobre o parceiro e suas especificações antes de realizar o investimento de fato. 

Por exemplo, se uma empresa que realiza copo long drink para casamento e outros procedimentos estéticos patrocina um programa de televisão que começa a ser mau visto, a sua imagem, por estar ligada a ele, faz com que esse ideal seja passado para ela também. 

Logo, torna-se muito importante estudar a imagem e os ideias de quem irá se associar, pois todas as opiniões dos consumidores sobre uma será conectada à outra, podendo interferir se esses ideais não forem um consenso. 

Além disso, é preciso entender as relações na contrapartida, ou seja, em caso de realização de patrocínio, o que a empresa irá receber como recompensa em troca pela ação, deve-se entender se o processo vale a pena de acordo com cada situação. 

Quais os motivos para investir nessa publicidade?

Dessa forma, é possível destacar alguns dos principais motivos pelos quais realizar o marketing de patrocínio pode ser uma estratégia muito vantajosa para uma empresa, seguem eles:

  • Aumento do prestígio da marca;

  • Maior direcionamento a um público específico;

  • Agrega valor à empresa;

  • Reforça o posicionamento de mercado;

  • Aumento do número de vendas;

  • Aumento do engajamento por parte dos consumidores;

  • Melhora a relação empresa e cliente.

A partir dessas informações, fica interessante conhecer as formas de aplicar o patrocínio nas estratégias de uma marca corretamente, visando garantir que ela consiga desfrutar de todos os impactos positivos possíveis.

Como conseguir anunciantes em uma web rádio?

Ao que se refere a uma web rádio, incluir os anúncios na programação ajuda ela a se desenvolver, devido ao fato de fornecer recursos para sua expansão, ao mesmo tempo que ajuda o ouvinte que precisava do serviço que foi anunciado. 

Portanto, é importante saber como fazer com que os anunciantes sejam atraídos para essa plataforma e se interessem por ela para investirem em anúncios nela. Por esse motivo, serão analisadas algumas dicas para essa atração. 

Conheça os ouvintes de sua rádio

A primeira coisa necessária é a análise sobre quem é o público daquela web rádio e quais os seus interesses e desejos. 

Isso porque o anunciante irá procurar por um ambiente que consiga entregar a sua mensagem para o público com potencial de compra. 

Isto é, por exemplo, uma empresa especialista em sala aluguel por hora irá optar por uma web rádio voltada para o público feminino e que trate de assuntos de beleza, permitindo que o seu investimento tenha maior retorno, pois levou a quem se interessa.

Dessa maneira, é imprescindível que o público ouvinte seja definido de forma clara e específica, facilitando aos interessados saberem se desejam investir naquela rádio online ou se os seus assuntos não são os mesmos.

Além disso, conhecer os gostos e características do público que acompanha o conteúdo permite que o anunciante escolhido consiga ajudá-los de alguma maneira, aumentando a satisfação deles perante a ela. 

Sendo assim, esse passo permite à empresa melhorar a sua relação com seus clientes, ao fornecer conteúdo pelo qual eles se interessam e lhes agrada.

Chegue até os anunciantes de desejo

Outra coisa que se deve fazer para conseguir anunciantes é levar a proposta até as empresas desejadas. 

Sendo assim, a web rádio não deve esperar alguém chegar nela para realizar o patrocínio, ela deve chegar nas empresas. 

É imprescindível ser ativo nesse momento, pois os anúncios não irão chegar em peso até a caixa de e-mails sem nenhuma ação. 

Portanto, é preciso enviar todas as informações da rádio e seus desejos de patrocínio até a empresa desejada, seja por telefone ou e-mail.  

Por exemplo, para uma web rádio que trata de estética e diversos assuntos de beleza, seria interessante enviar um e-mail para uma empresa que realiza procedimentos com corrente russa para celulite, explicando seus desejos, conteúdo e estatísticas. 

Para isso, é essencial preparar um documento completo com as informações sobre a rádio, incluindo sua programação, desejos, interesses, público, estatísticas de interação e resultados e já fornecer tudo que pode convencer a empresa a realizar o patrocínio. 

Associe em conjunto as redes sociais

É muito importante, no mercado e mundo atual, incluir a todas as estratégias de marketing o uso das redes sociais, uma vez que elas são uma forma mais conhecida pelos consumidores e fácil de estabelecer contato direto. 

Contudo, além disso, elas são uma oportunidade de mostrar a autoridade e relevância de determinada empresa, uma vez que ter um público engajado e que gosta dos conteúdos postados faz com que ela seja melhor vista por empresas para patrocínio.

Por exemplo, se uma escola de aula de piano iniciante tem muitos seguidores que compartilham as suas postagens, mais pessoas ela atrai e, consequentemente, mais anunciantes, a partir da demonstração de qualidade de conteúdo. 

Como incluir os anúncios na programação?

Contudo, mesmo depois de conseguir anunciantes, as rádios online podem ter dificuldade na hora de implementar os anúncios no meio da programação, de uma forma que não seja negativa na visão dos ouvintes. Sendo assim, seguem algumas dicas para tal.

Seja dinâmico e natural

É imprescindível que o anúncio não seja algo muito forçado ou incômodo, para garantir que não irá incomodar o ouvinte, mas sim entregar um conteúdo que ele precisa, sem soar como uma obrigação apenas para vender. 

Um exemplo disso, uma pessoa que deseja se tornar mais saudável está ouvindo uma rádio online, quando escuta sobre um desconto em um serviço de ginastica laboral em empresas, conseguindo encontrar algo que necessitava e ficar satisfeita de fato. 

Distribua os anúncios 

Em relação à organização dos anúncios ao longo da programação, é necessário que eles sejam bem distribuídos ao longo do conteúdo fornecido, para que não seja algo pesado ou muito longo, evitando a possibilidade de entediar o ouvinte. 

Isto é, intercale músicas com anúncios e não deixe os mesmos com um intervalo entre sua transmissão muito curto. 

O foco deve ser sempre em criar um ambiente que não incomode o ouvinte e consiga entregar algo que ele necessita. 

Por exemplo, se uma rádio online só possui o anúncio de uma escola de aula de dança do ventre, deve-se inserir uma vez pela manhã e depois no meio da programação à tarde e à noite, para impedir a sobrecarga dele. 

Adicione conversa no meio

Ao invés de apenas inserir um anúncio no meio da programação, é interessante incluir pequenos trechos de conversa com os ouvintes para criar um ambiente mais dinâmico e não monótono. 

Isto é, se será inserido um anúncio de criolipólise no braço, torna-se interessante conversar sobre o assunto e beleza antes de inseri-lo para criar um ambiente com contexto e preparado para receber o anúncio de forma positiva e intrigante. 

O que não deve faltar é a criatividade no momento de adicioná-los à programação, focando em agradar a experiência do cliente, ao mesmo tempo que o impede de deixar a rádio e optar por uma concorrente. 

Considerações finais 

Em suma, o patrocínio para as empresas surge como uma forma de aumentar os resultados dela e garantir maior visibilidade e autoridade para ela. 

Nas web rádios, é interessante seguir algumas informações e etapas para implementar a estratégia da melhor forma possível, permitindo o alcance dos anunciantes e a satisfação dos clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.