Como a hospedagem de sites afeta o SEO

Como a hospedagem de sites afeta o SEO

Você já parou para pensar que a sua hospedagem de sites afeta o SEO que você aplica em suas páginas? Pois é, por mais que, hoje em dia, ter um portal na internet seja essencial para qualquer tipo de empresa, é preciso otimizá-lo para os mecanismos de busca, como o Google.

Só assim ele vai aparecer entre os primeiros resultados quando um usuário fizer uma pesquisa relacionada. É justamente com esse objetivo que surgiu o SEO, um conjunto de boas práticas que otimizam o site.

Entre essas práticas citadas, temos a escolha de um código amigável, investir em conteúdos de qualidade e conquistar backlinks. Só que devemos ir além e nos atentarmos à hospedagem do site.

Ela também garante que o portal seja bem posicionado, por outro lado, se não for bem escolhida, pode influenciar de maneira negativa no ranking do Google. Portanto, é importante prestar atenção na hora de escolher o servidor.

Para acertar em suas decisões, é preciso estar ciente de algumas informações importantes. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é SEO e o que é hospedagem, bem como qual a relação entre eles.

Também vamos mostrar quais são os impactos da hospedagem em suas otimizações e qual a importância dela para o ranqueamento. Confira!

A relação entre hospedagem e SEO

Antes de entender essa relação, vamos resumir, de forma breve, os conceitos de SEO e hospedagem.

SEO é um conjunto de estratégias que visa otimizar o seu site para que ele apareça entre os primeiros resultados no ranking de pesquisa dos buscadores.

Quando uma empresa de polimento cristalizado moto, por exemplo, utiliza essa prática, ela investe em conteúdo relevante, uso adequado de palavras-chave, URL amigável, site responsivo, dentre outras ações.

A hospedagem, por sua vez, é o local onde ficam armazenados os arquivos das páginas do site ou blog. Trata-se de um servidor, uma espécie de computador mais robusto que gerencia os portais e os mantém na web.

Existem dois tipos de hospedagem, sendo a dedicada e a compartilhada. De forma resumida, podemos dizer que o servidor dedicado é indicado para site com muitos acessos, enquanto o compartilhado é apropriado para sites com menos acessos.

Então, a hospedagem compartilhada é mais comum entre pequenas e médias empresas, enquanto a dedicada é usada por grandes empresas, como no caso de uma renomada gráfica de panfleto inauguração.  

Com base nessas informações, você deve estar se perguntando qual a relação entre eles. Vamos ver com mais detalhes quais são os impactos mais à frente, por hora, é importante dizer que a hospedagem tem papel fundamental no SEO do site.

Isso está relacionado a fatores, como:

  • Tempo de disponibilidade;

  • Velocidade;

  • Segurança;

  • Localização;

  • Entre outros.

Estes são apenas alguns aspectos dessa influência sobre o SEO que uma marca usa. Portanto, mesmo que a hospedagem não garanta um bom ranqueamento, ainda pode abaixar a posição se não for confiável e estável.

Para entender melhor essa relação, no próximo tópico, vamos mostrar quais são os principais impactos sofridos pela otimização. Confira.

Impactos da hospedagem no SEO

Para ter seu site no ar, uma empresa de conserto Iphone tela quebrada, por exemplo, precisa hospedá-lo em um servidor. Mas ela precisa escolher entre diferentes tipos, sendo que cada um afeta o SEO de uma maneira.

No caso da hospedagem compartilhada, o papel dela é hospedar diferentes sites em um único servidor. É uma solução compatível com pequenas e médias empresas, que não recebem um número exorbitante de visitas diariamente.

No entanto, quanto mais endereços ela armazena, mais problemas eles terão. Se um deles for invadido, todos os outros ficam vulneráveis; se um recebe muitos acessos, os demais ficam mais lentos.

Também se um site envia um e-mail spam, os da sua empresa também vão parar na caixa de spam do destinatário.

Portanto, no caso do SEO, servidores compartilhados geram instabilidade, baixo desempenho e problemas em relação à segurança.

O VPS é uma boa opção para sites novos que ainda não têm muitas visitas, então, todos estão na mesma situação, o que não representa riscos de lentidão ou contratempos no seu funcionamento.

A hospedagem cloud server, por sua vez, hospeda os sites na nuvem, ou seja, não faz uso de servidor físico. É um ambiente extremamente seguro e que realiza backup automático das informações.

Para o SEO ele é vantajoso porque as páginas estarão preparadas para piques de acesso, o que melhora o tráfego.

A escolha errada do tipo de hospedagem pode impactar as estratégias de otimização de muitas maneiras. Sendo que as mais se destacam são:

Disponibilidade

O tempo de disponibilidade é o que mais impacta o SEO. É esse fator que indica há quanto tempo o servidor do site de uma oficina funilaria e pintura, por exemplo, está funcionando sem ser interrompido.

Se as páginas ficam fora do ar ou estão muito instáveis, os visitantes se sentem frustrados. Isso afeta o SEO porque prejudica o ranqueamento, visto que o bom funcionamento é uma característica importante para o Google.

Uma boa empresa de hospedagem garante um tempo de disponibilidade de 99%, mesmo assim, é importante acompanhar a estabilidade.

Velocidade

Para o Google, a velocidade de carregamento das páginas é um dos fatores mais importantes. Então, se você quer ser encontrado nas primeiras posições, precisa garantir que seu site carregue rapidamente.

Dentro do SEO, existem algumas estratégias que podem melhorar a velocidade, como otimização de imagens, bom uso de cache, dentre outras.

Só que não podemos nos esquecer da hospedagem. Ela é importante porque cada vez que alguém acessa o portal, vários recursos da hospedagem são usados, tais como memória e processamento.

Então, quanto mais pessoas acessam um site para saber sobre paisagismo quintal dos fundos, por exemplo, maior será o tráfego e mais recursos serão consumidos.

Segurança

Se um site é muito vulnerável, ele poderá facilmente ser invadido por hackers ou ter contato com malwares. Esses problemas deixam as páginas mais lentas, instáveis e podem até mesmo tornar o site indisponível.

Tais situações são extremamente prejudiciais para o SEO, então, é indiscutível a necessidade de garantir a segurança do portal.

O proprietário deve seguir uma rotina de manutenção, como atualizar plugins e sistemas. Mas a empresa de hospedagem também tem suas responsabilidades, como monitorar e gerenciar os servidores, para evitar ataques e invasões.

Localização

A localização do servidor que faz a hospedagem do site de uma clínica veterinária de consulta para gatos, por exemplo, ou qualquer outra empresa, também influencia o SEO.

Quanto mais próximo ele estiver de sua audiência, melhor. No entanto, você pode contratar uma hospedagem no exterior, por exemplo, mesmo porque, apesar de influenciar no ranqueamento, este fator não tem tanto peso.

O fato é que a localização da hospedagem pode alterar a velocidade de resposta para os usuários, ou seja, quanto mais perto estiverem, mais rápida será a resposta.

Importância da hospedagem para o ranqueamento

Em vista das influências do servidor nos sites das empresas dos mais variados nichos, como uma empresa de reforma comercial, não fica difícil entender a importância do servidor para o ranqueamento nas páginas de busca.

Dependendo do tipo de servidor que hospeda o seu site, seus esforços em SEO podem ir por água abaixo.

Por exemplo, vamos imaginar que um negócio cresça e, por conta disso, comece a ter picos de acesso diariamente em suas páginas.

As estratégias orgânicas que até então estavam dando certo, com investimento em marketing de conteúdo para atrair clientes, agora simplesmente não podem ser vistas pelos visitantes.

Ou seja, os conteúdos que teoricamente seriam usados para esclarecer uma dúvida demoram para carregar ou simplesmente não abrem. A atitude mais óbvia e esperada é que esse visitante abandone a página e siga para o link abaixo.

Portanto, a empresa perdeu um acesso e o Google sabe o motivo: lentidão. Por outro lado, se o site de uma escola de aula de guitarra particular, por exemplo, começa a ter muitos acessos e o seu servidor dá conta do recado, então seu ranqueamento é favorecido.

No fim das contas, é isso que importa: que seu site se mantenha estável e possa ser acessado por quantos visitantes quiserem. Assim, todas as suas estratégias de SEO ficarão intactas e suas páginas sempre bem posicionadas.

Conclusão

Agora que você entendeu qual é a relação e a importância da hospedagem para o SEO e o ranqueamento do portal do seu negócio, pode escolher com consciência um bom servidor.

Assim, você não perde seus investimentos nessa otimização orgânica e continua colhendo bons frutos por ter um site que figura entre os resultados de pesquisa do Google ou qualquer outro buscador.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.