Chatbots: como aplicá-los em seu site e suas vantagens

Chatbots: como aplicá-los em seu site e suas vantagens

Você sabe o que são os Chatbots e como eles podem ser aplicados no seu site de forma vantajosa, para que o site possa colher uma série de benefícios no atendimento ao cliente e crescer no mundo virtual?

 

Que a tecnologia se tornou um elemento indispensável para grande parte das empresas hoje em dia, disso ninguém duvida. Quando ela é aliada à internet, os resultados obtidos podem ser ainda maiores. 

 

Uma ferramenta que se tornou um exemplo importante dentro desse cenário e trouxe facilidades expressivas para empresas de instalações elétricas prediais e várias outras de diversos segmentos é o chatbot

 

Esse recurso foi visto pela primeira vez em 1966, por meio do software chamando de Eliza, criado por Joseph Weizenbaum, um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). 

 

Desde então, ele não deixou de ser aprimorado e atualizado, chegando nos modelos de chatbot que encontramos no mercado atualmente e conquistando o seu espaço na área de atendimento de diversas empresas. 

 

Segundo o estudo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots feito em 2019 pela Mobile Time, plataforma de tecnologia, houve crescimento de 25% no volume de mensagens em conversas de chatbots no país, indo de 800 milhões para cerca de 1 bilhão.

 

Uma informação como essa só mostra a demanda presente no mercado nacional, o que faz com que diferentes empresas queiram implementar o quanto antes esse recurso na sua rotina de trabalho. 

 

Se você quer saber mais sobre os chatbots, conhecendo o funcionamento deles e as vantagens que eles trazem para um negócio, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor o tema. 

O que são chatbots?

Se você já entrou no site de uma clínica veterinária 24 horas e foi surpreendido com uma tela de bate-papo que surgiu na página oferecendo ajuda, saiba que esse é um dos modelos principais de chatbot utilizados em diversos sites hoje.

 

Mas afinal, o que é um chatbot? Ele se trata de um software onde a interação de um robô, proveniente do uso da Inteligência Artificial (IA), por exemplo, é utilizada para o atendimento a clientes, em qualquer plataforma virtual. 

 

Em geral, o chatbot pode ser visto em sites, assim como em vários aplicativos de mensagens instantâneas, sendo os formatos mais conhecidos:

 

  • WhatsApp e Telegram;

  • Messenger do Facebook;

  • Sistemas de call center;

  • E-commerces.

 

Eles atuam de maneira a oferecer um suporte rápido para o cliente, o que quer dizer que o sistema por trás do chatbot é projetado para o envio de respostas automáticas, sem perder de vista a necessidade de personalizar esse contato. 

 

Justamente por isso, quando você envia uma mensagem no chatbot de uma empresa de escavação, é muito provável que o robô queira saber mais informações sobre você, para tornar a conversa o mais próximo possível de uma interação entre humanos.

 

Não à toa, os chatbots crescem a cada dia, podendo ser uma ferramenta indispensável para diversos tipos de negócios. 

Como funciona e como aplicar o chatbot em um site?

Por ser um tipo de software, o chatbot funciona de maneira automatizada, o que significa que muitas das respostas já estão pré-organizadas no banco de dados da empresa, de maneira que elas são enviadas pelo robô durante a conversa. 

 

Existem dois enquadramentos principais dos chatbots: os desenvolvidos por diretrizes e os que funcionam com IA. 

 

Nos que possuem um conjunto de diretrizes, é possível perceber uma certa limitação, principalmente quando a interação feita pelo cliente para saber sobre especificações de um produto como pulseira berloque completa exige um conhecimento mais técnico. 

 

Em casos assim, é comum que o robô encaminhe o cliente para um atendente real, que ouvirá e entenderá de modo personalizado quais as dúvidas do usuário. 

 

Apesar disso, essa característica não significa que o chatbot não é eficiente. Muito pelo contrário, ele pode ser perfeitamente adaptável a um determinado tipo de trabalho, o que quer dizer que conhecer o chatbot deve ser uma prioridade do seu negócio. 

 

Já quando o chatbot utiliza a Inteligência Artificial ou o learning machine, a interação gera um aprendizado para a máquina, que vai aprimorando a sua capacidade de atendimento ao público.

 

Assim, no início ele receberá uma série de elementos para que o atendimento possa ser colocado em prática e, com o decorrer de diferentes conversas com o cliente de um estabelecimento, essa capacidade de comunicação vai sendo expandida.

 

Para aplicá-lo em uma empresa especializada em oferecer check up básico, por exemplo, é preciso entender qual o objetivo do uso do chatbot, seja para oferecer informações sobre exames ou para agendar horários, etc.

 

Depois, é preciso escolher o canal onde ele será instalado, que pode ser uma janela no próprio site, no WhatsApp, no Messenger do Facebook ou em outras ferramentas. 

 

Com isso, a implementação do software pode ser feita de maneira assertiva, garantindo que o relacionamento com os clientes seja cada vez mais eficaz e automatizado.

Tipos e usos de chatbot

Os chatbots podem ser usados para diversas finalidades, o que faz com que eles possuam tipos de atendimentos diferentes. 

 

Isso é importante para qualquer negócio, de maneira que usá-los dentro de uma estratégia é fundamental para se conquistar os objetivos do seu negócio. 

1. Chatbot para marketing

O chatbot para marketing pode ser utilizado por uma clínica especializada em lipoaspiração barriga e costas que queira ampliar os benefícios de se utilizar essa ferramenta no atendimento ao público. 

 

Sendo assim, ele pode ser usado para captar leads, nutrir contatos, gerenciar etapas do funil de vendas, trabalhar a imagem da empresa com atendimentos rápidos e até mesmo obter métricas importantes sobre o segmento da empresa. 

2. Chatbot para vendas

Empresas que utilizavam a estratégia de ligar para os clientes para aumentar o número de vendas de um produto, como grande painel de publicidade, perceberam que o chatbot poderia ser também uma ferramenta eficaz de vendas. 

 

Isso porque, em geral, as pessoas preferem meios de comunicação mais dinâmicos atualmente, principalmente quando elas estão em período de trabalho, por exemplo. 

 

Além disso, um contato telefônico pode ser demorado, diferente do chatbot, que é mais assertivo e direcionado. 

 

Dessa forma, o chatbot pode ser usado como uma forma eficaz para informar sobre o lançamento de novos produtos, sobre promoções exclusivas e outras campanhas que vão melhorar o número de vendas de uma empresa. 

3. Chatbot para atendimento

Um dos usos mais comuns do chatbot é para o atendimento ao cliente, já que ele possibilita oferecer um suporte imediato em qualquer período, para que o visitante de um site tire uma dúvida simples que pode trazer mais resultados para o negócio. 

 

Ao mesmo tempo, o chatbot pode ser uma solução para reduzir o desgaste da equipe de atendimento, diminuindo a necessidade de passar todo o período comercial respondendo sempre a questões repetitivas. 

 

Esses são apenas alguns dos tipos de chatbot, que são utilizados por empresas em diversas etapas do seu relacionamento com o cliente, seja para aprimorar o marketing e vender um software para portaria virtual ou para tirar dúvidas gerais. 

As vantagens do uso dos chatbots

Se você já achava que o uso dos chatbots poderia trazer alguns benefícios para o seu negócio, conhecer as principais vantagens da ferramenta para as empresas certamente vai te ajudar na decisão de implementar essa solução o quanto antes. 

1. Otimizar processos

Muitas ações que antes obrigavam a companhia a manter uma equipe direcionada apenas para o atendimento ao cliente podem ser otimizadas com a ajuda do chatbot

 

Isso porque ele realiza tarefas de maneira simples e automatizada, fazendo com que os colaboradores possam ser realocados para áreas mais estratégicas e de planejamento. 

2. Atendimento ininterrupto

Manter um time de funcionários atuando 24 horas por dia pode ser um investimento bastante pesado para a empresa, tornando inviável uma ação como essa. 

 

Ao implementar o chatbot, esse se torna um diferencial do seu negócio, que vai oferecer atendimento ininterrupto para o público, independentemente do horário ou do dia da semana em que o consumidor está acessando a sua plataforma. 

3. Escalabilidade de atendimento

Enquanto um atendente possui limitações em relação a atender mais de um cliente por vez no chat, o robô pode ser importante para a escalabilidade da empresa, já que consegue oferecer o suporte necessário para várias pessoas ao mesmo tempo. 

 

Sendo assim, além de potencializar o número de compradores satisfeitos com as respostas rápidas, também diminui os custos com o setor de relacionamento, garantindo o crescimento da marca no mercado. 

 

Usar chatbots na sua empresa pode ser um investimento bastante produtivo, uma vez que ele traz vantagens em vários aspectos do seu site. 

 

Por isso, não deixe de aplicá-los na sua plataforma o quanto antes e desfrute de benefícios para o seu estabelecimento, ao mesmo tempo em que agrada e fideliza os seus clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.