Campanha de marketing: Como trazer este recurso para uma rádio?

Campanha de marketing: Como trazer este recurso para uma rádio?

Uma campanha de marketing pode ser veiculada por meio de vários canais, atualmente, quando pensamos nela, a primeira coisa que nos vem à mente é a internet.

 

De fato, estar presente na internet é uma necessidade hoje em dia para qualquer empresa que queira se destacar. 

Isso requer criar estratégias para os mais variados canais da web, como site, blog e redes sociais.

Mas, apesar de a internet ser um importante veículo de comunicação, e consequentemente de divulgação de produtos e serviços, ela não substitui outros meios que já eram utilizados antes de sua existência.

Um deles é o rádio, que no Brasil ainda é um dos veículos mais importantes. O brasileiro tem o hábito de ouvir rádio, e as estações acompanharam o avanço da tecnologia e hoje estão presentes em forma de aplicativo.

Isso aumentou o alcance de suas programações, pois é possível ouvir uma estação de rádio brasileira em qualquer lugar do mundo, por meio dos apps. 

Portanto, fazer campanhas de marketing para rádio também é uma ótima opção.

Neste artigo, vamos explicar como elaborar uma campanha de marketing, porque ela deve estar presente no rádio e quais são as vantagens desse tipo de anúncio.

Como elaborar uma campanha de marketing?

Para criar uma campanha de marketing que traga bons resultados, existem alguns passos muito importantes que as empresas precisam seguir. São eles:

Alinhar os objetivos

A campanha deve ser planejada com o objetivo de atingir metas anuais, tanto de receita quanto de volume. 

Supondo que um fabricante de bateria 60 a queira conquistar 100 clientes novos, precisa descobrir quantos leads gera.

É necessário pensar em como usar diferentes tipos de mídias, o que inclui o rádio. 

Por exemplo, se esse fabricante vende para outras empresas, 30% dos prospects podem ser gerados por meio de recursos, como:

  • Telemarketing;

  • Rádio;

  • E-mail;

  • Redes sociais.

Outras plataformas também podem ser usadas, mas elas devem ser compatíveis com os objetivos do negócio e suas possibilidades.

Alinhar ideias e estratégias

Procure identificar as metas que precisam ser trabalhadas por meio do marketing. 

Por exemplo, a companhia pode precisar de campanhas que geram e cultivam clientes e que facilitem as vendas por meio de um canal já existente.

Leve em conta ideias e opções, como vendas tradicionais, marketing digital, campanhas de rádio, dentre outras, e assim determinar quais delas são mais adequadas à meta da organização.

Conhecer o público-alvo

Toda marca precisa conhecer bem o seu público, pois é a melhor forma de conversar com um cliente em potencial e aumentar as taxas de retorno.

Se um fabricante de bomba hidráulica industrial conversa com o público desejado, suas estratégias se tornam mais assertivas.

Para saber quem é seu público-alvo, uma dica é realizar pesquisas sobre essas pessoas e de que maneira elas consomem produtos e serviços.

Criar a mensagem principal

Um erro muito comum é incluir todas as informações sobre os produtos e serviços em uma campanha, o que acaba por sobrecarregar os consumidores.

Para evitar esse problema, é muito importante ser criativo e se lembrar de que o mercado bombardeia o público diariamente com mensagens e campanhas de todo tipo. 

Para se diferenciar, é necessário saber como prender a atenção das pessoas.

Considerar o orçamento

Estabeleça um valor de retorno sobre os investimentos, pois dessa forma fica mais fácil estimar os resultados de cada campanha.

Outras métricas importantes que precisam ser consideradas para definir o orçamento são as impressões da campanha, número de conversões, etapas necessárias para conversão e produtos vendidos.

Criar uma campanha consistente

Tanto no rádio quanto em outros canais, é fundamental manter a identidade da marca, pois isso garante a consistência da estratégia.

Mesmo que a ação seja veiculada pelo rádio, é muito importante ter um canal na internet, como no caso do site institucional.

Ele traz mais consistência para as suas campanhas porque se o ouvinte ouvir uma propaganda sobre persiana romana com bandô no rádio, pode procurar pela empresa na internet.

A união desses dois canais colabora com a consistência da estratégia e ajuda a divulgar o negócio de maneira mais abrangente, visto que ele estará tanto nos canais online quanto offline.

Por que levar o marketing para o rádio?

De acordo com pesquisas realizadas, mais de 80% da população brasileira possui rádio em casa e ouvem, pelo menos, uma estação.

Diante desses dados, investir em publicidade nesse canal é uma forma de garantir que uma boa quantidade de pessoas tome consciência sobre uma marca.

Além disso, o rádio também permite criar uma estratégia segmentada, possibilitando até mesmo que as empresas utilizem uma linguagem adequada para o seu público.

No rádio, uma empresa de limpeza de carpete residencial consegue impactar uma boa parcela dos ouvintes ao mesmo tempo. 

Sem falar no fato de que as estações criam comunidades que preferem ouvir suas programações.

O rádio também tem como missão informar e prestar serviços à sociedade, tanto é que muitos caminhoneiros, taxistas e motoristas de aplicativo costumam ouvir as rádios para se manterem informados sobre o trânsito, acidentes e outras informações.

O marketing nesse canal também é mais acessível financeiramente, e as campanhas podem ser repetidas várias vezes durante uma programação.

Se o anúncio for criativo, ele pode ficar fixado na mente do ouvinte, e sua criação costuma ser ágil. Também não podemos nos esquecer de que o rádio demanda atenção do ouvinte.

Por essa razão, é capaz de impactar pessoas de diferentes classes sociais, além de ser um veículo de comunicação extremamente democrático.

Vantagens de anunciar pelo rádio

Todo tipo de negócio, como uma empresa de limpeza e higienização de estofados, pode criar anúncios para o rádio. 

Dentre as principais estratégias desse tipo de campanha estão:

Variedade de plataformas

As estações de rádio sempre foram móveis, afinal, era possível ouvir no carro, no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar que você estivesse.

Com a chegada dos smartphones, sua mobilidade cresceu ainda mais e expandiu o alcance das estações. 

Isso porque, por meio dos aplicativos, os ouvintes podem ouvir suas rádios preferidas em qualquer lugar do mundo.

De acordo com pesquisas realizadas, 58% das pessoas utilizam rádio comum, tanto em casa quanto no trabalho; 14% utilizam pelo celular e 4% na internet.

Agilidade para anunciar

Um fabricante de mezanino de ferro residencial leva muito menos tempo para criar uma ação publicitária na rádio do que na TV.

Não é necessário editar vídeo, apenas elaborar um bom texto para a gravação e garantir a qualidade do áudio. 

Além disso, é possível criar campanhas sazonais para divulgar os produtos e serviços.

Investimento acessível

Uma das principais características do rádio é sua programação dinâmica, e seus vários intervalos permitem que as empresas variem seus investimentos. É por essa razão que ouvimos tantos anúncios de pequenas empresas nesses canais.

Algumas características são levadas em conta, como o tempo de veiculação, horário e outros pormenores. 

Os anúncios nesse canal são vantajosos porque ajudam a divulgar empresas que estão começando agora e aquelas que já se estabeleceram no mercado.

Mantém a atenção do ouvinte

Uma empresa de instalação de piso vinílico pode criar campanhas que duram 15, 30, 40 segundos ou mais, sendo que o tempo de duração mais comum é de 30 segundos.

Se o anúncio tiver a capacidade de prender a atenção do consumidor e for bem produzido, gera curiosidade no ouvinte, o envolve e constrói uma imagem positiva acerca dos produtos e serviços anunciados.

Por essa razão, as empresas conseguem despertar o interesse das pessoas, sem campanhas inconvenientes ou maçantes.

Amplo alcance

Outra característica do rádio é sua presença marcante e ampla no dia a dia das pessoas. Programações são ouvidas em residências, empresas, carros, smartphones, além de serem muito comuns em momentos de lazer.

Ao fazer seus anúncios pelo rádio, um escritório de higienização completa automotiva utiliza um espaço democrático, o que pode ser ouvido por todas as classes, idades, estados e regiões do Brasil.

Lembrando que os brasileiros têm o hábito de ouvir rádio, alcançar um grande público é muito mais fácil ao criar estratégias de marketing para esse canal.

Conclusão

Resumindo, o rádio sempre será um canal de comunicação muito importante, que já existia antes da internet e que continua acompanhando as tendências.

Levar os anúncios do seu negócio para dentro das programações, além de impactar uma grande quantidade de pessoas, ainda ajuda a construir uma imagem positiva e confiante para a marca.

As pessoas dão mais credibilidade para os canais tradicionais, portanto, fazer uso deles é a melhor forma de se aproximar do público e se mostrar como uma empresa de confiança e que oferece as melhores soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.