Aviso: Antes de você criar o seu negócio, leia isto

Aviso: Antes de você criar o seu negócio, leia isto

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, afinal, é uma forma de trabalhar com o que se gosta, ser o próprio chefe e escolher o melhor horário. Mas quem não entende muito bem sobre o assunto, acaba se aventurando no mercado.

 

Por outro lado, existem aqueles que desistem no meio do caminho, por conta das dificuldades que aparecem ao começar algo de maneira errada. Para evitar esta situação, a melhor coisa é saber como começar.

Isso porque não basta apenas ter capital para investir, o empreendedor precisa avaliar os custos para abrir a empresa, caso contrário, pode acreditar que o dinheiro que tem disponível é o suficiente, quando na verdade não é.

É fundamental manter os pés no chão, pois isso vai evitar problemas futuros, que podem desencadear o fechamento da empresa, antes mesmo que possa dar lucros.

Muitas pessoas, por falta de conhecimento, dificuldades e incertezas, percebem uma série de empecilhos que levam à desistência, atrapalhando o sonho de ter o próprio negócio e autonomia financeira.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é necessário para planejar o negócio e mostrar quais são as estratégias que você precisa seguir para ter sucesso no meio digital.

Planejando o seu negócio

Para abrir uma empresa de sucesso, não basta simplesmente ter dinheiro, escolher algo para fazer e começar. É fundamental saber planejar o empreendimento, e algumas dicas para fazer isso são:

Elaborar um plano de negócios

Nenhuma empresa vai funcionar sem um bom plano de negócios, aliás, esta é a etapa mais importante do empreendimento. O empreendedor precisa definir os objetivos, analisar o capital de abertura e analisar o mercado como um todo, o que envolve:

  • Concorrentes;

  • Fornecedores;

  • Consumidores;

  • Parceiros.

Não importa se você quer abrir uma clínica de exame admissional mais próximo de determinada região ou um pet shop, conhecer esses aspectos é fundamental para o sucesso da empreitada.

Amadureça a ideia e coloque no papel tudo o que definir, pois este é um momento de compreender se a ideia tem potencial para se tornar um negócio de sucesso.

A maneira como a empresa chega ao mercado é determinante para seu sucesso ou fracasso. Tendo em vista todos os problemas econômicos recorrentes que afetam o país, os empreendedores se veem diante de obstáculos cada vez maiores.

Mas fica mais fácil driblar essa situação quando existe um planejamento, pois ele traz mais segurança e solidifica a ideia.

Pesquisar o mercado

Às vezes, a ideia pode ser muito boa, mas ela precisa ser validada pelo mercado para que realmente seja um sucesso. É comum ver pessoas começarem a empreender, mas partindo de um objetivo que não está de acordo com o ideal.

Primeiro elas criam um produto ou serviço, mas não sabem se ele realmente atende às necessidades das pessoas.

Por exemplo, uma empresa de limpeza a seco de estofados é uma excelente opção porque a higienização desse móvel é fundamental para a saúde, mas isso não se aplica a várias outras ideias que existem por aí.

Procure entender o segmento da corporação, uma vez que é assim que você vai desenvolver uma ideia de maneira adequada.

Um bom networking ajuda a encontrar caminhos mais viáveis, pois são contatos que ajudam a compreender o funcionamento da concorrência, a encontrar parceiros e até mesmo investidores que podem impulsionar o empreendimento.

Definir os produtos e serviços

Algumas pessoas acreditam que vender de tudo é mais fácil para obter lucro e alcançar o sucesso, mas a verdade é que a falta de foco pode prejudicar a ideia e o modo como a empresa será implantada.

Cada passo precisa ser traçado individualmente, tendo em vista que as soluções disponíveis no mercado possuem seu próprio público.

Uma clínica especializada em Acupuntura auricular vai atender um público-alvo totalmente diferente daquele atendido, como por uma oficina mecânica.

Conheça as dificuldades do seu setor e utilize o plano de negócios para delimitar a ideia, saber quais são os esforços necessários e de que maneira o público vai reagir ao que está sendo disponibilizado.

Além de seguir esses passos, é fundamental colocar em prática algumas estratégias para que o negócio tenha sucesso no meio digital.

Estratégias digitais que levam ao sucesso

Atualmente, todo tipo de empresa precisa estar presente na internet, caso contrário, não vai conseguir impactar as pessoas, tendo em vista que os consumidores estão online 24 horas por dia.

Eles pesquisam preços, opiniões de pessoas e outras informações a respeito daquilo que pretendem comprar. Se tudo isso acontece na internet, uma empresa de alugar plataforma elevatória deve investir nas seguintes estratégias:

1 - Estar nas redes sociais

As redes sociais são verdadeiros canais de relacionamento e capazes de potencializar qualquer tipo de empresa. Embora não sejam focadas na conversão de vendas, servem para aprimorar o atendimento ao cliente e se aproximar do público.

Criar um perfil para a sua marca é uma maneira de mostrar que você está lá para atender as pessoas, além de ser um excelente canal para compartilhar conteúdos e conversar com seus potenciais clientes.

Naturalmente, os resultados serão positivos e para ter sucesso com essa estratégia, não é necessário ter um perfil em cada rede social, na verdade, sua marca precisa estar naquelas em que seu público também está.

2 - Anúncios pagos

A internet oferece muitas estratégias orgânicas, mas também existem as opções pagas, e os anúncios são exibidos em sites, blogs, redes sociais e plataformas de busca.

Uma loja de móveis para cozinha americana planejada pode anunciar no Google, no Facebook, no Instagram e em várias outras opções disponíveis.

Trata-se de uma excelente estratégia digital para que os novos negócios possam ter resultados mais rápidos, enquanto as práticas orgânicas geram resultados. Além disso, a mídia paga é muito fácil e simples de mensurar.

3 - Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a criação de materiais ricos e relevantes, que abordam assuntos do interesse da audiência, relacionados ao segmento do negócio e que atraem e encantam os consumidores.

Ao longo do tempo, também ajuda a construir um relacionamento de confiança com as pessoas, gera credibilidade para a marca e a ajuda para que se torne referência e autoridade naquilo que faz.

A criação de conteúdos também serve para criar uma base de e-mails, pois a empresa pode oferecer materiais ricos em troca do contato do visitante. A partir disso, começa a se relacionar com ele e amadurecer sua decisão de compra.

Uma fábrica de janelas pode criar materiais de vários formatos, como vídeos, textos, áudios, imagens, entre outros. É uma forma de agradar consumidores com perfis diferentes e conseguir impactar um público maior.

4 - SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias usadas para otimizar as páginas de um site ou blog, para que apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

As pessoas pesquisam o que desejam saber no Google e em outros buscadores, mas existe uma grande competição para aparecer entre os primeiros resultados, afinal, quanto mais bem posicionado, maior o número de cliques.

Dentre as principais estratégias de SEO está a produção de conteúdo relevante, com o uso de palavras-chave corretas. As palavras-chave são termos usados pelos usuários para fazer pesquisas.

Por exemplo, uma pessoa que precisa fazer alguns exames dermatológicos em seu pet, mas não sabe qual profissional procurar, pode pesquisar sobre o Veterinário Especialista em Pele e com isso encontrar um estabelecimento próximo e de confiança.

As imagens e outros elementos da página precisam contar com esses termos, e por falar nisso, a própria página precisa ser otimizada com um design responsivo, para que possa ser acessada por diferentes tipos de dispositivos.

Atualmente, a internet está na palma da mão, por conta dos smartphones e tablets, ou seja, ninguém mais precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para se conectar.

O acesso móvel é tão comum, que além de permitir o acesso à internet, fez com que as compras por meio dos dispositivos móveis crescessem consideravelmente.

Com apenas alguns cliques na tela, uma pessoa pode procurar uma empresa de alugar transporte para festas e contratar seus serviços com muita facilidade.

Considerações finais

Um negócio de sucesso depende de planejamento e do quanto o empreendedor conhece o mercado ao qual está prestes a integrar.

Planejar é a melhor forma de se preparar para o que está por vir, fortalecer a empresa e alcançar o público certo.

As estratégias digitais são usadas para levar a marca ao conhecimento das pessoas, de maneira muito mais rápida, assertiva e inteligente.

Neste artigo, você conheceu os pontos mais importantes desse processo e tudo o que precisa fazer para empreender e fazer do seu negócio algo viável para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.