Automação de processos: vale a pena dentro de uma web rádio?

Automação de processos: vale a pena dentro de uma web rádio?

A automação é reconhecida como uma forma de deixar de lado uma dedicação humana, ainda que grande parte dela, levando à equipamentos, máquinas e tecnologias diversas a função devida sobre um problema, uma atividade ou uma necessidade referente.

 

Em outras palavras, podemos dizer que a automação serve para facilitar as atividades manuais, que dependendo de onde são aplicadas, podem ser incrivelmente vantajosas.

Por exemplo, no caso de uma web rádio são muitas as atividades deixadas à cargo do locutor ou produtor do programa. 

Algumas delas incluem a atenção dada a convidados e ouvintes, ao mesmo tempo que tomam conta do processamento e transmissão de áudio.

Neste sentido, ter um sistema automatizado dentro do estúdio com display de mesa pode ser uma forma ideal de agregar maior tranquilidade de produtividades a:

  • Produtores;

  • Locutores;

  • Assistentes;

  • Convidados.

No texto a seguir vamos ver mais sobre isso, destacando algumas das vantagens que a automação pode trazer para esse ambiente de web rádio, destacando, ainda, alguns dos principais equipamentos utilizados por profissionais dentro de um programa.

O que é automação?

A automação pode ser conceituada como uma forma de pontuar o mínimo de esforço humano em meio a atividades diversas, deixando que tecnologias ou outras soluções possam estar à frente disso, no comando de uma caixa de som para eventos.

Isso se torna fácil de entender quando olhamos para um processo manual, que pode ser considerado repetitivo, fácil ou complicado, mas que não tenha que ser facilmente responsabilizado por algo que não seja uma pessoa.

Por exemplo, dentro de um shopping é possível automatizar alguns equipamentos de segurança, que ligam uma iluminação para festa profissional assim que acionados.

Em outros tempos, essa seria uma tarefa que poderia ser feita de forma manual, por uma pessoa que está naquele local, e que deveria acender cada luz, uma por uma, assim que houvesse algum sinal de problema dentro daquele Quarto de casal planejado.

Neste sentido, a automação proporcionou uma tranquilidade para o trabalho dentro do shopping, fazendo com que novos serviços pudessem ser atendidos com tranquilidade.

Sendo assim, além da automação retirar a necessidade de uma pessoa entrar diretamente em uma função, considerada transmissível, existe ainda uma chance de aumento de produtividade, ainda mais quando estamos falando de equipes de trabalho.

Um caso que exemplifica essa condição se dá dentro de uma equipe de vendas, que não tem a necessidade de ter que pontuar todas as informações de clientes vindos à empresa.

Afinal, a partir de um sistema integrado, o próprio cliente consegue passar pontos que são relevantes sobre sua identidade assim que entram na loja. 

Por meio de um sistema de reconhecimento e cadastramento, tudo se torna mais fácil para o lado do vendedor.

Existem muitos outros casos que podem trazer a essencialidade da automação, dentro de diferentes áreas, desde uma loja de aluguel de espaço para armazenagem até dentro de uma escola, em um setor de coleta de dados de pagamentos.

Entretanto, o ideal é entender que essa prática pode ser reconhecida como uma forma de facilitar um trabalho, trazendo uma preocupação a menos aos envolvidos no serviço.

Automação em uma web rádio

Como dito acima, a automação serve para ajudar em processos, tornando-os mais sucintos, sobretudo melhor organizados. 

Essa condição, dentro de alguns espaços, pode ser essencial para uma produção e um trabalho dentro daquilo que foi desejado.

É o caso do ambiente de uma web rádio, que, assim como uma rádio tradicional, trabalha com áudios e gravações, mas que tem suas veiculação dentro da internet.

Embora tenha algumas diferenças de uma forma tradicional de programa de rádio, aquela que é feita na web exibe algumas preocupações quanto ao funcionamento de seu processo, desde a parte de gravação, até a transmissão, tudo isso dentro de um tempo mínimo.

Em grande parte dos estúdios de web rádio com tomada para cabo de rede a pessoa encarregada por todo o processo de transmissão e edição de áudio é uma só.

Sendo assim, muitas das vezes a pessoa que está entrevistando alguém, ou prestando atenção em falar um roteiro para seu público também é aquela que cuida para que tudo vá ao ar, além de programar efeitos, entradas, saídas, cortes e outras ferramentas úteis.

Dessa forma, vemos que a automação neste sentido vale muito, sendo a principal ajuda que apresentadores e locutores de uma web rádio podem ter em meio a seus trabalhos.

Vantagens da automação

E em meio a esse cenário da web rádio, podemos ver algumas principais vantagens no uso adequado de uma automação, que foi vista como necessária para o prosseguimento dos trabalho dentro de um programa, em meio a tantas funções necessárias.

Abaixo trouxemos alguns pontos que devem ser considerados quanto a isso, e podem convencer você a apostar agora mesmo em um sistema automatizado.

Menor tempo de operação

O trabalho de um operador dentro de uma web rádio, ou até mesmo do locutor que também toma conta da parte técnica acaba sendo drasticamente reduzido com a presença de um sistema de automação dentro do estúdio, permitindo que funções sejam melhor executadas.

Por exemplo, é o caso de um programa próprio para informar condições de temperatura, o que acaba diminuindo o tempo de pesquisa, e trazendo a exatidão da informação.

Dessa forma, é possível se ocupar com outros afazeres, inclusive com a atenção aos convidados do programa, o que pode ser essencial para um bom relacionamento.

Diminui o retrabalho

No caso da web rádio, é bem possível que haja uma replicação para outros lugares, como uma página na internet ou um canal do Youtube, conseguindo permitir uma edição por parte do programa, em pontos que apresentaram erros, principalmente, em razão de tecnologias.

Com um bom equipamento de automação dentro do estúdio, essa é uma possibilidade que fica cada vez mais distante, tendo em vista que o retrabalho quase desaparece.

Aumenta a qualidade do trabalho

Algumas das mais possíveis formas de automação dentro de uma web rádio incluem programas que podem melhorar a qualidade do conteúdo gravado, seja implementando sons, trazendo informações, cortes, passagens, dentre outros pontos.

Tudo isso, dentro de uma automação própria, acaba trazendo maior qualidade para o que é produzido ao público em um estúdio com aluguel gerador, aumentando então o reconhecimento do programa. 

Permite integrações interessantes

É bem comum vermos hoje integrações diversas, que saem dos canais tidos como únicos, e atravessam outras plataformas, como o caso de programas de web rádio que são vistos com facilidade dentro de uma rede social ou de aplicativos.

Uma das principais funcionalidades dentro da automação é justamente trazer essa possibilidade, agregando facilidade e produtividade às equipes.

Os principais equipamentos utilizados

Veja a seguir alguns dos principais equipamentos voltados à automação que são utilizados dentro das web rádios, implementando um melhor trabalho para as equipes de produção.

  1. Software de transmissão

O software de transmissão é aquele destinado à passagem da gravação para o plano da web, ou seja, é aquele que de fato faz com que uma web rádio funcione com os mínimos requisitos, entregando o conteúdo devido ao público.

Muitas vezes é preciso que alguém faça uma movimentação manual em equipamentos em gesso 3D parede para que ocorra de fato essa transmissão no tempo certo.

Porém, com a ajuda de um aparelho de automação com esse software, a transmissão pode ser ativada e desativada em segundos.

  1. Banco de músicas

Seja um programa musical ou não, é bem possível que uma web rádio precise de algumas músicas ou até efeitos para deixar o programa mais agradável, principalmente, em questão de transições de quadros e falas, que podem parecer confusas sem direcionamento.

Com um programa de automação de sons, fica fácil escolher aqueles que devem entrar ou não na programação, sempre alinhados à gravação principal da web rádio.

  1. Display de efeitos

O display de efeitos também é um ponto que pode ser facilmente coordenado dentro de um software de automação, entregando ao condutor do programa uma facilidade maior para escolher pontos que devem ser colocados áudios.

Considerações finais  

Em resumo, a automação dentro de uma web rádio pode ajudar tanto o programa quanto os próprios produtores da atração a prepararem o melhor material possível para seus ouvintes, ao mesmo tempo que alcançam uma maior condição de trabalho.

Isso porque, além de enriquecer o programa, alguns softwares automatizados podem servir como auxiliares para pessoas da equipe, que se ocupam com outras tarefas.

Neste sentido, é mais do que essencial a presença dessas tecnologias dentro de uma web rádio, principalmente, dentro do espaço de gravação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.