As vantagens da utilização do Google Ads

As vantagens da utilização do Google Ads

A divulgação de um negócio é parte essencial para que seu alcance seja ampliado e mais pessoas o conheçam, e fazer o uso da plataforma Google Ads pode melhorar o alcance de público, assim como na visibilidade da empresa quando uma pesquisa é feita. 

 

Em outras palavras, a ferramenta paga auxilia no melhor posicionamento de um site, fazendo com que ele apareça nas primeiras posições de uma pesquisa, afinal, o GoogleAds auxilia os estabelecimentos a terem um bom desempenho nos seus anúncios. 

 

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos como usar o Ads e os benefícios que ele traz para os negócios. Acompanhe!

Afinal, o que é o Google Ads?

Antigamente conhecida como AdWords, essa é uma ferramenta criada pelo Google para impulsionar uma propaganda, fazendo com que ela apareça em destaque para um público segmentado.

 

Dessa maneira, um anúncio que foi feito sem a ferramenta pode não ter o mesmo alcance do que um que é feito de maneira orgânica, uma vez que os resultados são posicionados nos primeiros lugares.

 

Na prática, os conteúdos que são promovidos usando o Ads aparecem sinalizados indicando ser um anúncio.

 

Logo, as publicações têm mais destaque e maior chance de serem visualizadas. 

 

Porém, para adquirir a ferramenta, é preciso que um veterinário dermatologista invista um valor, funcionando como uma espécie de leilão do qual quanto mais valor é investido, mais cliques são obtidos. É o famoso custo por clique (CPC).

 

Mas não é tão simples quanto parece: investir dinheiro não é sinônimo de que a produção terá bons resultados, isso porque a plataforma leva em consideração também a qualidade da produção, portanto, somente pagar não basta.

 

Por outro lado, usar a plataforma permite que o negócio alcance seu público-alvo, ou seja, sem o uso da plataforma, o anúncio pode ficar perdido e a empresa não tem garantias se quem realmente se interessa pelo que ela oferece foi atingido pela propaganda.

 

Imagine que uma escola de aula de ballet iniciante faz um anúncio que tem bom desempenho, chegando a muitas pessoas. No entanto, ela não sabe se aqueles que visualizaram realmente se inscreveram para as aulas. 

 

Isso quer dizer que o número de visualizações pode ter sido grande, mas o número de visualizações dos que realmente se interessam pelo assunto podem ter sido poucos. 

 

Logo, a aplicação não valeu a pena, pois o retorno sobre o investimento (ROI) será baixo. 

 

Com base em pesquisas de palavras-chave e cookies, o Google Ads é capaz de estabelecer onde os anúncios vão aparecer, bem como segmentar quem são as pessoas que se interessam pela publicação, a chamada audiência qualificada.

Por que usar o Google Ads?

Se você tem um comércio online, usar essa ferramenta ajuda no bom desempenho das vendas, sendo que diversos fatores contribuem para que isso aconteça. 

 

Vejamos como a plataforma ajuda em alguns quesitos:

 

  • Divulgação assertiva;

  • Alcance de novos clientes;

  • Maior concorrência no mercado;

  • Aumento de visibilidade.

 

Sendo assim, a plataforma pode ser usada por qualquer comércio, desde os pequenos até os grandes negócios.

 

Isso porque com qualquer valor já é possível fazer uma campanha, logo, não é preciso que haja um investimento de um valor alto em um primeiro momento. Portanto, usar o recurso pode ser bom para quem trabalha com aluguel de sala de reunião por hora, por exemplo. 

 

Além disso, com um melhor posicionamento nas buscas, o estabelecimento consegue ampliar a sua atuação e obter novos consumidores, assim, o esforço para chegar em potenciais clientes pode ser diminuído. 

 

Somado a outras estratégias, como a criação de propagandas dinâmicas e a programação dos anúncios nos melhores horários, entre outros, seu negócio pode pensar em maneiras para que cada vez mais pessoas conheçam os serviços e produtos que você oferece.

 

Afinal, com o Ads não basta somente alcançar a primeira posição; o anúncio também precisa chamar a atenção.

 

Ademais, se manter no mercado e se destacar da concorrência também é uma tarefa dos estabelecimentos, por isso, a ferramenta ajuda os estabelecimentos a se manterem competitivos no mercado.

 

Isso porque no meio de tantas empresas trabalhando no mesmo ramo de atuação que o seu, é preciso encontrar formas de se diferenciar, o que é uma das funções de usar o Google Ads em suas estratégias: impulsionar o destaque de uma empresa.

 

Portanto, o recurso pode ajudar uma empresa de plotagem de projetos que precisa se fazer presente no mercado e competir com os outros estabelecimentos. Assim, mesmo que ela esteja começando, pode obter grandes retornos com a plataforma.

 

Por fim, a visibilidade é outro fator que auxilia para que a empresa tenha um bom desempenho com a plataforma: mais pessoas tendo contato com os anúncios significa que mais indivíduos vão conhecer os serviços, o que ajuda nas vendas. 

 

Para tanto, pode-se usar os mais variados formatos de anúncios, sendo cinco principais:

 

  • Anúncios na rede de pesquisa;

  • Anúncios na rede de display;

  • Anúncios de aplicativos;

  • Anúncio no YouTube;

  • Anúncio no Google Shopping.

 

Há, ainda, o remarketing, que trata-se de anúncios segmentados que chegam somente aos visitantes que fizeram alguma ação em seu site.

 

Agora que você já conhece as razões de usar o Ads em suas estratégias, pode escolher o que melhor se adequa ao seu negócio.

Vantagens ao usar a plataforma

Já falamos sobre o funcionamento da plataforma e como ela pode ajudar um negócio. Confira na sequência algumas vantagens que o estabelecimento pode ter ao investir no Google Ads na sua estratégia.

1 - Resultados instantâneos

Existem muitas táticas que um negócio pode investir, mas precisa esperar dias para ter acesso aos dados e poder analisar como estão sendo os efeitos. Esse não é o caso de quem usa essa plataforma. 

 

Assim que as campanhas são veiculadas, já há a possibilidade de analisar os resultados, uma vez que as pessoas já são impactadas conforme cada busca no buscador, sendo uma vantagem principalmente para aqueles que desejam efeitos rápidos. 

 

Por isso, uma fábrica de panfleto para hamburgueria pode ter que analisar o desempenho das suas campanhas pouco tempo depois de elas serem criadas, pois isso permite que ela aprimore e sinta rapidamente os efeitos do uso da plataforma. 

2 - Organização dos investimentos

O quanto investir pode ser uma questão para as empresas que não desejam gastar demais ou não tem orçamento disponível. Nesse sentido, a plataforma permite que você organize os investimentos, controlando-os por dia, semana ou mês. 

 

Além disso, a qualquer momento pode-se investir mais ou menos dinheiro. Inclusive, pode-se optar por encerrar a campanha a qualquer instante, sem o pagamento de taxas para isso.

 

Logo, uma empresa de stand evento pode ter controle de como faz os seus investimentos e o quanto vai gastar na plataforma, permitindo que ele tenha organização de suas finanças e se programe para usar o recurso. 

3 - Teste de anúncios

Você nunca sabe como vai ser o desempenho de uma propaganda, e essa é a grande dificuldade dos negócios ao elaborarem as suas campanhas, afinal, por mais que se conheça o público, ainda assim é muito difícil saber se ele vai agradar. 

 

Por isso, a plataforma permite que as campanhas sejam aperfeiçoadas, fazendo mudanças, e com essa possibilidade de alterações, pode-se observar o desempenho da propaganda, verificando em quais houve aumento de cliques, etc.

 

Isso pode ajudar um restaurante de hambúrguer artesanal de frango empanado a encontrar os modelos de campanhas que mais se adequam ao seu segmento e público, bem como eles reagem a cada conteúdo e quais tem melhor desempenho. 

4 - Maior segmentação

A ferramenta trabalha como base no histórico de navegação do internauta, por isso, os anúncios são segmentados para aparecerem para aqueles que se relacionam ou se interessam com seu negócio. 

 

Na prática, isso evita que o comércio faça, por exemplo, um mau investimento e gaste seu orçamento com anúncios que não vão trazer resultados. Ao definir o público de interesse no momento da configuração, ele se certifica de atingir quem é preciso. 

 

Com isso, um colégio particular pode garantir que os anúncios cheguem a grupos de pais e alunos, e não a pessoas que nem tenham filhos, por exemplo.

 

Como consequência, isso ajuda a conquistar novos clientes e permite que o desempenho do negócio seja melhorado e obtenha resultados cada vez mais assertivos. 

Conclusão

Ficou claro que o Google Ads ajuda um negócio a obter as melhores posições nos buscadores por meio de suas campanhas segmentadas, tendo maior visibilidade e alcance? Se sim, chegou o momento de começar a investir nesse recurso!

 

Afinal, empresas que atuam no ambiente virtual podem obter benefícios com a ferramenta, sem que haja a necessidade de usar um alto investimento. 

 

Portanto, é uma boa opção para negócios de todos os ramos de atuação e portes, inclusive os que estão começando. 

 

Certamente ela terá destaque no mercado e ainda amplia a sua atuação no mundo virtual, aumentando o número de pessoas que conhecem a sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.