Aprenda a desenvolver scripts para rádio!

Aprenda a desenvolver scripts para rádio!

O roteiro de uma rádio é fundamental para organizar a programação, além de trazer credibilidade e clareza ao que está sendo feito. No entanto, criar um script é diferente de montar a programação da emissora.

 

A programação é um cronograma do que será apresentado na rádio, como notícias, músicas, entrevistas, entre outros, ou seja, trata-se do panorama da emissora.

O script, por sua vez, é o roteiro e organiza o programa que está sendo transmitido dentro da programação. Ou seja, para fazer uma entrevista com um convidado, é necessário criar um roteiro de perguntas.

É dessa forma que ele colabora com a logística da programação e garante a sistematização necessária.

Ter uma web rádio se tornou um investimento, pois é possível levar a transmissão para qualquer lugar do mundo, agradar diferentes públicos e compartilhar informação de um modo mais tradicional. Mas trata-se de um trabalho sério e que precisa de organização.

Tudo isso só vai ser possível com a ajuda de um script, e se você tem alguma dúvida sobre o assunto, confira este artigo.

Vamos explicar como desenvolver um script para a sua rádio, os principais tipos existentes, além de mostrar a importância desse recurso para o sucesso da emissora online.

Como elaborar um script para web rádio?

A rádio é um meio de comunicação que utiliza apenas os recursos auditivos, assim sendo, precisa compensar a ausência das imagens.

Nesse contexto, o script ajuda a ilustrar o assunto abordado para os ouvintes, deixa o locutor mais seguro e evita falhas. Para desenvolvê-lo, é necessário colocar em prática algumas estratégias, que são:

1. Usar linguagem simples

Uma estação de rádio na internet é um canal muito democrático, por isso, seja na hora de anunciar uma música ou fazer propaganda de uniforme administrativo, é muito importante usar uma linguagem simples e acessível.

Por meio dela, tanto pessoas de baixa instrução quanto às que possuem altos níveis de escolaridade podem compreender o que está sendo dito.

Portanto, para alcançar uma audiência maior, prefira usar uma linguagem coloquial, sem frases e palavras complicadas.

2. Observar o tempo de duração

O locutor não pode se perder nas entradas e saídas de notícias, o que significa que o script precisa seguir um tempo correto de cada informação, o que inclui vários recursos, como:

  • Músicas;

  • Chamadas;

  • Entrevistas;

  • Notícias;

  • Comerciais.

Lembre-se de que tempo é dinheiro, e assim como acontece com qualquer outro negócio, uma web rádio precisa valorizar o tempo disponível.

3. Usar frases curtas

As frases curtas proporcionam melhor entendimento da informação e não exigem muita concentração por parte do ouvinte. Elas também evitam enrolações durante a programação.

Assim, o dono da web rádio pode anunciar serviço de porteiro ou tocar as músicas pedidas pelos ouvintes, sem prejudicar o entendimento da audiência.

Tenha em mente que, geralmente, quem ouve rádio está fazendo outras coisas, como estudando, trabalhando, dirigindo, e assim por diante. Assim, as frases precisam ser de fácil assimilação e compreensão para todos os ouvintes.

4. Organizar os fatos

Uma história precisa ter começo, meio e fim, da mesma forma, um script precisa ser organizado cronologicamente, tanto na hora de apresentar a playlist, quanto na hora de falar sobre uma matéria ou divulgar uma atração.

É dessa forma que o que está sendo dito vai fazer sentido para quem está ouvindo e até para quem acabou de se conectar.

5. Escrever como se fala

Muitas rádios tocam músicas internacionais e falam sobre notícias de outros países, mas nem sempre o apresentador é fluente, por isso, uma dica é escrever as palavras como elas devem ser ditas.

A mesma coisa deve ser feita com os números, tanto ordinais quanto cardinais. Por exemplo, prefira escrever dois bilhões, vigésimo quinto andar, e assim por diante.

Quais são os tipos de script?

Quando se fala em roteiro, estamos nos referindo a uma aplicação diversa, ou seja, que está presente no cinema, na televisão, no rádio e em outros meios.

O roteiro da propaganda é de uma empresa de rastreamento veicular é diferente do roteiro de uma loja para bebês, e embora não exista um modelo padrão, cada área possui seu tipo de script.

Algumas empresas investem em vídeos institucionais para divulgar produtos e serviços, o que depende de um roteiro de vídeo institucional que vai delimitar o assunto e de que maneira a marca será divulgada.

Quem produz conteúdo para a internet também pode usar um script, tanto na hora de produzir um texto ou para fazer um vídeo. Neste caso, utiliza-se um roteiro simples, indicando o assunto do vídeo, de modo a dar continuidade ao conteúdo.

Quando a obra é feita para o teatro, cinema ou televisão, o roteiro precisa ser profissional, contando com termos técnicos, tipo de iluminação necessária, posição dos atores, dentre outros pontos.

Quando se trata de uma obra cinematográfica, o roteiro usado é diferente daquele produzido por uma empresa de piso vinílico imitando madeira para anunciar seu produto.

Para gravar as cenas do modo como elas foram planejadas, é necessário incluir indicações dentro do script, como a posição correta da câmera, sonorização, iluminação, dentre outros aspectos que constroem a narrativa.

Também existe uma grande diferença entre o script de filmes e séries de TV, tendo em vista que a estrutura narrativa do filme é diferente da série.

O tempo de duração conta muito nessa questão, pois o filme costuma ter uma duração média entre 70 e 120 minutos.

Por conta disso, o roteiro precisa possuir início, meio e fim muito bem delimitados, de modo que a história consiga finalizar o arco dramático dos personagens.

Contudo, quando se trata de uma série, a construção é diferente, visto que a narrativa acontece em cada episódio, que costuma possuir entre 25 e 60 minutos.

Já o script do comercial de uma empresa de tela mosquiteiro para apartamento não precisa de um gancho, como no caso do roteiro de série, uma vez que ele constrói uma expectativa para o próximo episódio, pois mantém o interesse do espectador.

A importância do script para uma web rádio

Com base em todas as informações que você viu aqui, não é difícil imaginar a importância do roteiro para uma web rádio. Mas compreender essa importância é fundamental, antes mesmo de criar o seu script.

Em primeiro lugar, ele é responsável por organizar as informações, uma vez que quando tudo o que será transmitido é devidamente organizado, fica mais fácil distribuir e delimitar o tempo das notícias, entrevistas e assim por diante.

O programa não fica com furos ou excesso de informações, além de que é possível preparar uma sequência de quadros compatíveis com o tema.

O locutor precisa saber o momento de tocar uma música ou de falar sobre os próximos voos do painel aeroporto. Isso é necessário porque o apresentador é uma peça muito importante para o sucesso da emissora.

Ele precisa saber o que vai acontecer com antecedência, como as músicas que devem ser tocadas, chamadas, tempo de duração de cada transmissão, as matérias do dia, os convidados, entre outras informações.

Todo esse cenário deixa o locutor mais seguro e evita que ele se sinta desorientado ou pego de surpresa durante a programação.

Outro fato que destaca a importância do script é que ele traz mais objetividade para a rádio. Todas as informações são organizadas e o tempo de abordagem torna o texto ainda mais objetivo.

Assim, tudo passa a ser organizado com frases curtas, como na hora de anunciar crachá pvc personalizado, com todas as informações devidas, de modo que o ouvinte consiga compreender o que está sendo dito.

Por fim, o script é a melhor garantia para evitar erros durante os programas ao vivo. Uma programação gravada é muito mais fácil de editar e cortar, caso ocorra algum erro de locução.

Também fica muito mais fácil trabalhar a entrada ou saída de músicas e matérias, entretanto, isso não acontece durante as transmissões ao vivo.

Uma programação ao vivo precisa ser organizada pelo script, afinal, ele garante que o programa seja conduzido da maneira correta e no tempo certo de anunciar portão de ferro basculante, tocar uma música ou encerrar uma entrevista.

É claro que as transmissões ao vivo estão sujeitas a imprevistos, mas, sem dúvidas, o roteiro traz muito mais segurança para o locutor e garante a qualidade da programação para os ouvintes.

Considerações finais

A rádio web é um canal de comunicação popular e que está acessível a pessoas do mundo todo, mas para que sua rádio seja um sucesso, precisa ser bem organizada e ter uma programação bem estruturada.

O script se encarrega de organizar cada programa da grade, respeitando o tempo necessário, o tipo de linguagem que deve ser usada, dentre outros fatores cruciais para agradar a audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.