9 benefícios de ter um blog para o seu e-commerce

9 benefícios de ter um blog para o seu e-commerce

O avanço da internet exigiu várias adaptações do mercado, principalmente em relação às estratégias de marketing, que estão cada vez mais voltadas ao ambiente digital. Nesse sentido, ter um Blog para e-commerce pode ser uma ação muito vantajosa.

 

Ainda mais para as empresas que desejam se destacar da concorrência.

 

Aliado do marketing de conteúdo, o blog consiste em uma plataforma que geralmente aparece em uma sessão do site institucional, com o intuito de compartilhar artigos relevantes e materiais valiosos ao público-alvo.


De acordo com dados da Content Trends, as empresas que publicam em blogs têm um crescimento 3,7 vezes maior na média mensal de visitas aos sites, em comparação com os negócios que não adotam a estratégia.

 

Ao contrário do que muitos pensam, esse canais não necessariamente são informais, no velho estilo do “diário virtual”, mas também são usados para educar e informar o público sobre um nicho de mercado, produto ou serviço.

 

Diante de tudo isso, os blogs já são o centro de grande parte dos planejamentos de Inbound Marketing no mundo digital.

 

No artigo de hoje, conheça alguns dos principais benefícios de ter um blog para o seu e-commerce. Acompanhe a leitura!

1 - Maior atração de visitantes para o seu site

As empresas que conseguem produzir conteúdos valiosos ao público-alvo têm mais chances de atrair visitantes para o site institucional, uma vez que os usuários estão em busca de informações a respeito de algo, não somente de uma propaganda.

 

Por exemplo, uma lanchonete pode ter um blog especial voltado à receitas culinárias, dando dicas de como preparar um hambúrguer artesanal defumado.

 

Nesse sentido, os usuários que procuram algo semelhante se deparam com esse conteúdo e, consequentemente, podem visitar o site do estabelecimento.

 

Segundo um levantamento da E-commerce Trends, as lojas virtuais que usam o marketing de conteúdo nos blogs têm até 2 vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes.

2 - Aumenta a autoridade da empresa

Transmitindo um conteúdo educativo e aprofundado, o público passa a confiar mais na sua empresa e, desse modo, a marca passa a ser mais notada e admirada no mercado.

 

Quando um empreendimento publica um artigo detalhando as características de um shampoo manipulado para oleosidade, por exemplo, que é o produto comercializado no local, a sensação que se dá é que a empresa tem conhecimento no assunto. 

 

Portanto, é uma autoridade.

3 - Educa os possíveis clientes

O conteúdo informativo dos blogs também serve para educar os possíveis clientes a respeito do nicho de atuação, bem como do produto ou serviço.

 

Muitas pessoas desistem de comprar algo justamente porque não têm informações a respeito da mercadoria e, por isso, não sabem se o artigo é realmente útil para a demanda.

 

Por exemplo, quando os usuários procuram por dieta semanal para emagrecer, eles querem informações a respeito daquilo, como seguir uma alimentação regrada para atingir seus objetivos. 

 

Neste caso específico, uma nutricionista pode compartilhar um conteúdo semelhante, fazendo com que as pessoas se interessem pela sua abordagem.

 

Quanto mais conhecimento o público tiver a respeito do seu negócio, maiores são as chances de venda.

4 - Aumento das conversões orgânicas

Graças à produção de conteúdo relevante, é possível aumentar consideravelmente as conversões orgânicas dos leads (potenciais clientes).

 

Isso ocorre porque as pessoas que acessam um e-commerce, em geral, buscam por algo específicos e já esperam alguma ação que as leve à compra. 

 

Por esse motivo, oferecer materiais informativos pode ser o que faltava para atrair e converter os clientes.

 

Imagine, por exemplo, que ao buscar por uma escova de cabelo infantil personalizada, um usuário se deparou com dois e-commerces: o primeiro, com conteúdos relevantes a respeito do produto; o segundo, somente com o preço da mercadoria.

 

É bem provável que o internauta seja convencido a comprar no primeiro site, já que o material informativo releva maior autoridade e gera confiança. Com isso, há uma conversão orgânica muito mais efetiva.

 

Importante ressaltar que nas conversões orgânicas, o ROI (Retorno sobre Investimento) é maior, já que não é necessário fazer um grande investimento, como campanhas publicitárias, para aquisição de novos leads e clientes.

5 - Melhor classificação nos mecanismos de busca

Os blogs são ótimas ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, uma série de técnicas que visa melhorar a classificação da sua página nos principais buscadores da internet, como o Google.

 

Isso quer dizer que, quanto mais se investe em marketing de conteúdo, em conjunto com o SEO, na produção de materiais para os blogs, melhor é o rankeamento do seu site no Google e, consequentemente, há um significativo aumento de autoridade e de visitantes.

 

Uma das principais técnicas de otimização é o uso de palavras-chave correspondentes, isto é, os termos mais pesquisados pelos usuários. Assim, é possível nortear os conteúdos com base nessas terminologias.

 

Por exemplo, a palavra-chave “tornozeleira feminina dourada” pode ser usada em um artigo de beleza, ao mesmo tempo que também é um termo que define o produto comercializado no em um determinado e-commerce.

 

É importante escolher palavras-chave que façam sentido para a sua empresa, ou seja, possam definir produtos ou serviços prestados, ou tenham relação com o nicho de atuação.

 

Claro que o SEO vai muito além do emprego de palavras-chave. Para uma estratégia bem elaborada no seu blog, vale a pena investir em outras ações, como:

 

  • Produção de conteúdo rico e original;

  • Construção de um site responsivo;

  • Diversificação dos materiais;

  • Menções de outros sites não concorrentes;

  • Garantia da melhor experiência para o usuário.

 

A otimização é uma estratégia bem complexa, mas os seus resultados são extremamente positivos. 

 

Os leads obtidos com SEO têm uma taxa de fechamento de quase 15%, enquanto os clientes atraídos com marketing tradicional têm somente 1,7%.

6 - Fortalecimento da marca

A partir do momento em que o seu e-commerce passa a ganhar melhor classificação no Google e a aumentar o número de visitantes, o resultado é um significativo aumento da visibilidade da empresa.

 

Isso ajuda no fortalecimento da marca, fazendo com que o público se lembre da sua loja, mesmo sem ter feito nenhuma compra.

 

Por exemplo, ao tratar de uma oficina funilaria e pintura de reconhecimento, logo já vem uma determinada marca à mente, e esse reconhecimento é fundamental para geração de receitas, aumento do lucro e destaque no mercado.

7 - Diminui a insegurança dos clientes

Embora a internet tenha se desenvolvido a tal ponto que as transações comerciais já são extremamente seguras, tanto para os usuários quanto para as empresas, ainda há o velho medo de cair em golpes.

 

Com os blogs, o seu e-commerce transmite mais confiança ao público, além de ser uma maneira de demonstrar o know-how sobre aquilo com que se trabalha. 

 

Isso cria uma percepção de idoneidade e, por isso, os usuários têm mais confiança em comprar com você.

 

Além do mais, quando se constrói uma autoridade no mercado, por exemplo, um e-commerce reconhecido na venda de ferramentas elétricas profissionais, esse “medo” de comprar no seu site vai desaparecendo aos poucos.

8 - Melhor relacionamento com o público

Fora toda a percepção de confiança e segurança, os conteúdos compartilhados em blogs são ótimas estratégias de pós-venda.

 

Ou seja, eles ajudam a manter um relacionamento saudável com o público, colaborando com ações de upselling.

 

Para isso, é necessário ter uma frequência de publicações no blog e uma diversificação de materiais, para que os clientes vejam que estão consumindo conteúdos novos.

 

Por exemplo, se o seu e-commerce registrou uma boa venda de fantasia infantil de carnaval masculina, uma ideia de conteúdo é um artigo com dicas de conservação, limpeza e armazenamento do vestuário.

 

Quer dizer que, mesmo após a compra, os blogs podem continuar oferecendo materiais interessantes e valiosos ao público.

9 - Aumento das vendas

Todas essas vantagens convertem para um objetivo único: garantir a conversão e aumento das vendas. Afinal, quanto maior é o tráfego orgânico, a autoridade no mercado e o melhor o relacionamento com os clientes, as chances de vendas são muito grandes.

 

Vale dizer, ainda, que é fundamental ressaltar a importância de criar um conteúdo original e informativo. Quando se foca apenas em vendas, os resultados podem não ser os melhores.

 

Sendo assim, tenha empatia, conheça o seu público e publique materiais realmente interessantes para a audiência.

Conclusão

Diante de tantos pontos positivos, fica fácil perceber o porquê os blogs ganham cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital.

 

Para aperfeiçoar ainda mais a criação de conteúdo, vale a pena ficar por dentro das principais discussões no mercado e atualizar com frequência o seu canal. Assim, os usuários sempre podem consumir algo novo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.