8 motivos para contratar uma empresa especializada em criação de sites

8 motivos para contratar uma empresa especializada em criação de sites

O SEO para imagens é uma importante ferramenta para conseguir melhores resultados em uma das principais fontes de pesquisa do mundo. Inclusive, hoje em dia, a busca por imagens tem sido uma grande auxiliadora para as pessoas.

Por exemplo, uma empresa que produz banner informativo pode acabar tendo uma excelente visualização se o conteúdo produzido estiver com imagens de qualidade, que possam ser encontradas por pessoas interessadas no serviço.

Voltando ao SEO, este é um conjunto de atividades que tem como objetivo melhorar o ranqueamento de uma página em motores de busca.

Através da utilização correta do SEO, você consegue aparecer entre os primeiros resultados quando uma pessoa busca conteúdos relacionados a sua área de atuação, obtendo desta forma um retorno muito maior.

O SEO para imagens

Apesar de muitas empresas já estarem se adaptando com as regras de SEO no universo escrito, poucas pessoas sabem que as imagens podem ter um impacto tão positivo ou ainda maior.

Atualmente, quando alguém faz uma pesquisa por imagens, as plataformas direcionam para a página onde a foto apareceu, gerando uma nova visita e permitindo que esta pessoa conheça mais do site em questão.

Esse tipo de oportunidade pode aumentar muito o engajamento de uma página, por isso é importante conseguir melhorar o SEO de suas imagens, permitindo que o tráfego orgânico de seu site cresça com essas novas interações.

Por exemplo, um flyer digital é uma excelente forma de divulgar o trabalho de uma empresa utilizando imagens, então colocá-lo em ranqueamento nas ferramentas de busca é fundamental.

Quanto mais bem enquadradas estiverem as imagens de seu site, mais benefícios poderão surgir, assim como resultados positivos nos mecanismos de busca.

Isso porque as imagens otimizadas acabam melhorando o SEO de todo o site, além de diminuir o tempo de carregamento e acrescentar um poderoso fator de viralização. 

Este último ponto é crucial para pessoas que trabalham com imagens, como fotógrafos e ilustradores. Isso porque quanto melhor as imagens ficarem no ranqueamento dos mecanismos de busca, maiores serão as chances de as pessoas encontrarem seu material.

Dicas importantes no rankeamento das imagens

Para conseguir resultados positivos, é preciso planejar cada detalhe de suas publicações. As imagens devem propiciar uma boa experiência ao usuário, afinal não adianta utilizar técnicas de SEO se o público não se interessar em consumir seu conteúdo.

Por isso, é importante evitar exageros e práticas negativas quando estiver registrando suas imagens, bem como o conteúdo escrito de seu site. É importante que haja consciência na hora de utilizar palavras-chave e outros elementos na publicação.

Por exemplo, uma pessoa que tem interesse em impressão de catálogo certamente irá buscar imagens de referência antes de tomar de fato a decisão de contratar os serviços de uma empresa especializada.

Outro ponto importante, é lembrar que as ferramentas não são capazes de “ver” a imagem. Embora alguns motores de busca já tenham ferramentas avançadas o suficiente para identificar alguns pontos comuns.

Por isso, é necessário que o máximo de detalhes seja adicionado quando você estiver colocando a imagem no site.

São as descrições, palavras-chave e até mesmo o nome do arquivo que permitirão que as ferramentas encontrem seu conteúdo e o apresentem como solução a uma busca realizada.

Para isso acontecer com mais frequência, existem algumas soluções que você pode buscar quando pensar em otimizar o SEO de seu site.

  1. Qualidade de imagens

Imagens com baixa resolução, pixeladas ou desfocadas podem acabar prejudicando mais do que ajudando seu site. Isso porque, hoje em dia, não há espaço para um conteúdo de qualidade abaixo do padrão exigido na internet.

Por exemplo, um banner de loja em alta resolução pode ser fundamental para conquistar novos clientes.

Ademais, é importante que seu conteúdo mantenha sempre uma boa qualidade de resolução, mas é preciso ter cuidado uma vez que a qualidade da imagem muitas vezes aumenta bastante o tamanho do arquivo.

É preciso pensar na qualidade, mas sem perder a funcionalidade e rapidez de carregamento da imagem.

  1. Dimensões

Tomar cuidado com a proporção da imagem também é uma excelente forma de mantê-la em alta nos mecanismos de pesquisa.

A maioria das imagens na internet possuem um padrão retangular ou quadrado, normalmente entre as proporções 16:9 ou 4:3, sendo estes os tamanhos que os usuários estão mais acostumados.

Então imagine que para utilizar corretamente as imagens das placas informativas para restaurantes, é preciso saber exatamente as dimensões que devem ser escolhidas para um bom resultado.

Por isso, utilizar essas medidas para suas imagens acaba permitindo que seu conteúdo seja encontrado mais facilmente.

  1. Sem textos na imagem

Quanto mais você quiser que sua imagem alcance resultados na internet, mais acessível ela deve ser.

A utilização de imagens com texto não só prejudica pessoas com qualquer tipo de impedimento de visualização, como também torna a barreira de linguagem um problema para seu conteúdo.

Uma empresa de adesivação de veículos, por exemplo, pode colocar imagens de trabalhos realizados, deixando os textos para o conteúdo principal.

Por isso, sempre que possível aposte em imagens que não possuem texto. Claro que, eventualmente, você pode utilizar esse tipo de recurso, mas o ideal é manter o texto dentro do conteúdo escrito, e não nas imagens.

  1. Formatos de arquivo

Existem diversos aplicativos e programas que editam imagens, e é importante que você torne os seus arquivos o mais acessível possível.

Por isso, é interessante manter os arquivos visuais em formatos que são bem aceitos pela internet, como JPEG, GIF ou até mesmo PNG para imagens de fácil manipulação.

Alguns motores de busca têm limitações quanto ao tipo de arquivo que conseguem pesquisar, por isso é importante manter os padrões sempre que possível.

  1. Nomeie corretamente o arquivo

Uma das principais fontes que as ferramentas de busca utilizam para encontrar um resultado por imagem é o nome do arquivo. Por isso, é importante nomear corretamente os itens quando for enviá-los para o servidor.

Uma série de números e letras aleatórias torna quase impossível encontrar a imagem, enquanto uma pequena descrição, como “praia-ensolarada”, pode acabar auxiliando o SEO e levando muito mais pessoas para seu conteúdo.

Por exemplo, para vender peças de bicicleta bmx, é ideal que as imagens de referência possuam os nomes corretos para um melhor engajamento com ferramentas de busca.

Uma boa dica na hora de escolher um nome para a imagem é utilizar o hífen como barra de espaço. Isso porque quando o arquivo é adicionado na página, é criada uma URL personalizada, que não permite espaços.

Colocar um nome inteiro junto ou com caracteres especiais também pode prejudicar as buscas, então opte por evitar acentuação e letras não comuns durante a nomeação do arquivo.

  1. Utilize a title tag

A title tag é uma ferramenta direta para os mecanismos de pesquisa. Ela é um campo de informação, onde você pode descrever um pouco sobre a imagem, dando contexto para que os algoritmos consigam encontrá-la.

Aqui é o momento de descrever os procedimentos de seu banho e tosa delivery nas imagens de divulgação, por exemplo.

É possível deixar a Title Tag oculta aos usuários de seu site, permitindo que apenas as IAs dos motores de busca encontrem a informação. Ela também pode aparecer como uma pequena caixa cinza quando um usuário passa o mouse em cima da imagem.

  1. Legendas

As legendas são um recurso muito importante ao colocar uma imagem em um site. Isso porque, além de passarem o contexto necessário para quem está observando, permitem que palavras-chave sejam inseridas para melhorar o SEO do site.

Além disso, caso a imagem esteja demorando para carregar ou a pessoa esteja impossibilitada de enxergar a imagem, a legenda pode ser um excelente meio de compreender o que está sendo passado naquele espaço.

  1. Contexto da imagem

É preciso pensar com carinho no contexto que você está tentando passar ao inserir uma imagem no texto. Todos os elementos ao redor da imagem devem refletir o mesmo significado, principalmente, para conseguir manter a coerência no texto.

Isto é um ponto importante também para o algoritmo, que irá identificar a relevância que a imagem tem para o texto antes de inseri-lo em sua grade de pesquisa. 

  1. Posicionamento

O posicionamento da imagem também é importante na hora de definir a relevância dela. Isso porque existem diversos locais onde a imagem pode ser inserida, como:

  • Capa;

  • Topo;

  • Meio do texto;

  • Encerramento.

A localização normalmente denota a importância que uma imagem possui em uma determinada publicação, sendo que as mais importantes estão sempre no início do conteúdo. Por isso, definir o posicionamento da imagem é fundamental para um bom SEO.

Considerações finais

Não realizar o SEO para imagens pode ser um grande problema a longo prazo para qualquer pessoa que utiliza a internet para produção de conteúdo. 

Os resultados alcançados pelas buscas por imagem são bastante impactantes e podem ser um grande diferencial para você aparecer em uma rede tão disputada pela concorrência.

Com todas as dicas oferecidas neste conteúdo, ficou fácil entender a importância, bem como de que forma utilizar essa estratégia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.