7 elementos essenciais para um site

7 elementos essenciais para um site

Atualmente, está cada vez mais simples desenvolver uma página na internet. Afinal, os recursos encontrados facilitam esse trabalho. No entanto, existem elementos essenciais para um site que devem ser utilizados para que ele tenha sucesso na internet.

 

A empresa que deseja crescer no mundo virtual e no mercado de modo geral, precisa ter uma plataforma ativa na rede, sendo essa uma das formas mais eficazes de ser encontrada pelo público e fortalecer a marca.

 

De qualquer modo, ela deverá saber como construir o site, para que ele possa ser atrativo e interessante o suficiente para não apenas atrair, como também garantir que os visitantes queiram navegar na página e tomar determinadas ações ali. 

 

Para tanto, é necessário realizar uma série de escolhas, que passam pela identidade visual da marca e vão até a usabilidade da plataforma, e que podem influenciar ainda na otimização da página para um bom ranqueamento dela na internet. 

 

Nesse caso, é necessário ter conhecimentos técnicos sobre o assunto, para que se possa garantir o desenvolvimento de um site bem avaliado. 

 

Uma empresa de reboque de moto, por exemplo, deve construir a página do seu negócio levando em conta as preferências do seu perfil de cliente, para que qualquer ação realizada ali possa servir aos usuários e oferecer o que eles buscam. 

 

É verdade que ter um site não é mais uma alternativa. Um estabelecimento, para ser encontrado e conquistar novos clientes, depende da sua presença na internet, uma vez que os padrões de consumo são cada vez mais voltados para o digital. 

 

Assim, quando a empresa já é conhecida e constrói também a sua reputação virtual, ela consegue atingir bons patamares, que vão influenciar diretamente no seu negócio. 

 

Justamente por isso, ter um site se torna fundamental e, mais do que isso, saber quais elementos são essenciais para ele é o caminho mais certo para o crescimento da companhia. 

 

Se você reconhece a importância de ter uma página na web, mas ainda tem dúvidas sobre o que é preciso ser implementado na estrutura da plataforma, este artigo pode te ajudar a entender e a definir melhor como estruturá-lo. 

 

Então, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o tema, garantindo que o seu site na internet seja desenvolvido da melhor maneira possível para o crescimento da sua marca.  

1. O site e a identidade visual

Ao acessar um site que venda mesa de som profissional, você já consegue imaginar o que ele oferece só de olhar para a apresentação geral da estrutura e, muitas vezes, entende de imediato o que encontrará ali sem nem mesmo precisar ler sobre isso. 

 

Nesse sentido, a identidade visual de um site é um elemento de suma importância, pois permite que o visitante da página consiga se situar de modo mais simples e entender o que pode achar ali. 

 

Os itens que compõem a identidade de uma marca são:

 

  • Nome;

  • Slogan;

  • Tipografia;

  • Cores;

  • Layout.

 

A presença desses elementos faz com que eles construam a imagem da empresa, o que quer dizer que o público consegue reconhecê-la com maior facilidade, gerando maior afinidade e identificação com a marca. 

 

Por isso, é um dos recursos indispensáveis para qualquer site na internet, e deve ser construído com cuidado para trazer os resultados desejados. 

2. O site e a responsividade

Já não é segredo para ninguém que quem precisa encontrar o chaveiro mais próximo da residência não vai sair perguntando pela região. Na verdade, para isso, basta puxar o celular do bolso e fazer uma pesquisa. 

 

A grande maioria das pessoas hoje usa o smartphone para buscar por aquilo que precisa, o que torna a procura muito mais rápida e eficiente. 

 

Sendo assim, garantir que o site possa ser visto de maneira apropriada em qualquer tamanho de tela é fundamental para que os usuários consigam encontrá-lo e acessá-lo no dispositivo móvel.

 

Essa característica também é levada em conta pelos principais buscadores da internet, que ranqueiam a página nos seus resultados de busca, levando em conta a experiência positiva que o usuário pode ter ao navegar no site. 

 

Portanto, outro elemento essencial de uma plataforma na internet é a responsividade, que vai fazer toda a diferença no posicionamento e na usabilidade oferecida pelo site. 

3. O site a produção de conteúdo

Em geral, quem precisa obter um laudo nr12 e não sabe bem do que ele se trata, vai fazer uma pesquisa na internet para entender sobre o assunto. Por meio de um texto ou vídeo bem construído, é possível conseguir as informações necessárias. 

 

A empresa que investe na produção de conteúdo consegue se destacar das suas concorrentes, justamente por oferecer um suporte que, em muitos casos, vai determinar se o cliente realizará um pedido ou não.

 

Sendo assim, nada mais apropriado e infalível do que produzir bons conteúdos para o seu site, já que eles também são considerados pelos mecanismos de busca no ranqueamento do site entre os melhores resultados. 

 

Por isso, seja para falar sobre quais equipamentos precisam ser utilizados para uma boa gravação áudio ou para explicar como uma peça de roupa infantil é confeccionada, a produção de conteúdos é um elemento indispensável de qualquer site hoje em dia. 

4. O site e as imagens

Qualquer visitante gosta de ver imagens de qualidade ao navegar em um site. Além disso, são elas que ilustram de maneira interessante um determinado assunto que está sendo abordado ali, deixando a apresentação da página muito mais completa. 

 

Escolher e postar imagens bem definidas e com um tamanho adequado é de suma importância para qualquer plataforma na internet. A dimensão dessas fotos também conta no caso do ranqueamento do site, pois fotos muito pesadas podem deixá-lo mais lento. 

 

Além disso, vale frisar a importância e a necessidade de ter os direitos autorais de cada foto postada ali, evitando problemas nesse sentido. 

 

Para tanto, você mesmo pode tirar fotos da ficha caixa que é vendida no site ou buscá-las em um banco de imagens, de modo que todas elas estejam dentro das expectativas em relação à qualidade, proporção e foco. 

5. O site e o menu de navegação

Garantir que o site esteja bem organizado internamente é um investimento que merece atenção. Isso porque esse cuidado vai ser responsável pela boa navegabilidade e pela facilidade de acesso a diferentes seções. 

 

Uma transportadora de encomendas que oferece um portfólio completo de serviços, certamente vai desejar que os seus clientes entendam rapidamente o que ela faz, gerando, assim, a contratação dos seus serviços. 

 

Nesse caso, com um menu de navegação eficaz, o visitante pode acessar abas como as que apresentam a história da empresa, o serviço motoboy, o serviço de entrega por carro, o despacho internacional de encomendas, os depoimentos de clientes e vários outros itens. 

 

Com isso, ele pode acessar a seção que faça sentido para a sua necessidade, de forma que ele consiga encontrar com agilidade aquilo o que procura e possa contratar os serviços da empresa. 

6. O site e o campo de busca

Para clientes que buscam ainda mais rapidez ao navegar no site de uma empresa, um elemento essencial, e que pode contribuir para a satisfação dele com o uso da plataforma, é a presença de um campo de busca com filtros. 

 

Um exemplo disso pode ser o de uma cliente que acessa um site de roupas femininas e quer encontrar uma saia preta longa com tamanho médio. Ao utilizar os filtros de pesquisa, ela consegue visualizar todas as alternativas em poucos segundos. 

 

O mesmo pode ocorrer com um cliente que entra no site de uma gráfica online e quer conhecer os modelos de flyer digital oferecidos ali. Para isso, ele utiliza o campo de busca e insere as características que deseja encontrar. 

 

Dessa forma, o cliente não apenas se depara com maior assertividade o produto que ele precisa, como também consegue ver o catálogo do site com maior facilidade, sendo um aspecto positivo do uso do site sempre que ele precisar. 

7. O site e os canais de contato

Por fim, não há como não mencionar a necessidade de expor os meios de contato da empresa dentro da página dela. Assim, o endereço, o telefone, o e-mail e os perfis de redes sociais devem estar presentes ali. 

 

Isso permite que o público consiga se comunicar com o estabelecimento mais facilmente, o que gera maior confiança e satisfação em qualquer pessoa que queira obter informações com rapidez. 

 

Construir um site depende de uma série de elementos que, quando aplicados de forma correta, podem ser diretamente responsáveis pelo crescimento da plataforma na internet. 

 

Sendo assim, não deixe de utilizar os itens mencionados neste artigo e tenha a certeza de desenvolver um site completo e eficaz para os seus clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.