7 dicas para produzir vinhetas mais dinâmicas

7 dicas para produzir vinhetas mais dinâmicas

A vinheta é uma apresentação curta, geralmente, utilizada em programas de rádio, TV e canais do YouTube. 

 

Assim como, também pode ser utilizada em outros meios de comunicação, sendo parte importante na produção de conteúdos em vídeo ou áudio.

Por meio dela, conseguimos transmitir uma imagem mais profissional e aumentamos o potencial dele para atrair a audiência, uma vez que causa impacto e destaca o seu material perante a concorrência.

Diariamente, vemos aumentar a quantidade de conteúdos em diferentes canais, tanto online quanto offline.

De forma que não temos como estimar a quantidade de produções disponíveis hoje nos diversos meios existentes.

Muitas pessoas e empresas estão investindo em conteúdos e ferramentas para impactar o público-alvo. No meio de tanta concorrência está cada vez mais difícil disputar a atenção da audiência.

Mas, ao criarmos inserimos vinhetas em diferentes formatos de mídia, conseguimos potencializar os resultados e melhorar a audiência do canal.

Não importa se você tem uma rádio online ou um canal no YouTube, utilizar esse recurso é uma maneira de valorizar aquilo que você está oferecendo para o seu público-alvo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de vinheta, como ela pode ser desenvolvida e a sua importância. 

Então, se você tem dúvidas sobre o assunto da sua, acompanhe a leitura do texto conosco para saber mais.

O que é vinheta?

A vinheta é uma apresentação curta que determina o início e o fim de uma produção de vídeo ou áudio, contando com informações relevantes. 

É possível inserir o logo da marca (quando dos vídeos), chamada para ação, dentre outras possibilidades.

É comum que ela seja padronizada para todos os conteúdos, contando com uma música especial que transmite uma mensagem para a audiência.

Nesse caso, um fabricante de placa PS 2mm pode inserir uma trilha alegre, mais animada, ou de qualquer outro estilo que seja compatível com as suas características.

É interessante inserir efeitos de áudio porque eles ajudam a dar um clima maior ao conteúdo. 

O que realmente importa é que a vinheta faça parte da identidade da marca e carregue consigo uma prévia do que o público pode esperar do material.

Ela pode ser feita de várias maneiras, por exemplo, alguns preferem vinhetas animadas, e outros utilizam elementos gráficos, imagens ou dinâmicas, quando ela se destina às produções em vídeo.

Independentemente do formato de conteúdo que você utiliza, é essencial trabalhar em uma boa vinheta para garantir engajamento do público e estimular a participação das pessoas, caso seja possível uma interação.

Portanto, agora que já compreende o conceito de vinheta, no próximo tópico, vamos mostrar como um fabricante de adesivo para logotipo pode produzi-la.

Como produzir uma boa vinheta?

Para produzir uma vinheta de qualidade e com característica dinâmica, é essencial investir em algumas estratégias, como:

  1. Definir um objetivo

O primeiro passo é decidir qual mensagem a sua vinheta vai transmitir para a audiência. 

Cada objetivo demanda um tipo de abordagem, que pode estar presente na fala, na trilha ou nos efeitos sonoros.

Por exemplo, se a intenção é divulgar uma feira de roupas para bebês e crianças, o ideal é usar uma locução descontraída e uma música animada ao fundo.

É extremamente importante saber qual é o perfil do seu público-alvo e o tipo de conteúdo que eles gostam de ver ou assistir na sua rádio ou no seu canal.

Para definir o seu público-alvo, faça pesquisas e buscas para saber quais são suas preferências. Elas vão ajudar a embasar o tipo de vinheta que você vai produzir.

Por outro lado, se o público é constituído por pessoas idosas, é interessante que a vinheta seja clara, com locução pausada e com trilhas mais leves. 

Os elementos contemporâneos e animados são mais indicados para um público mais jovem.

Por exemplo, um fabricante de gesso 3D parede pode investir em uma vinheta um pouco mais agitada do que um hospital.

Resumidamente, essa ferramenta deve ser adaptada ao restante do conteúdo e as características do público. É dessa forma que ela vai funcionar do jeito certo.

Uma maneira de fazer essa adaptação é utilizar um recurso que no marketing chamamos de CTA (Call To Action).

Trata-se de estimular o ouvinte ou espectador a realizar uma ação determinada pelo desenvolvedor do conteúdo. 

Com isso, eles vão se engajar com a marca, por meio de interações.

  1. Alinhar a vinheta à marca

A vinheta é responsável por transmitir uma mensagem, como deixamos claro anteriormente. 

O papel dela é destacar uma ideia e os objetivos do seu canal, mostrando para as pessoas o que elas podem esperar de seus conteúdos.

Em seu notebook semi novo, desenvolva o branding do seu negócio e alinhe a ele a sua vinheta. É assim que você vai evitar ruídos na comunicação.

  1. Fazer uma boa locução

O estilo da locução deve ser adaptado aos objetivos da vinheta, portanto, se ela envolve o nome de uma rádio, você precisa ser inovador em experimentar novos jargões para que o público possa memorizá-la.

A fala precisa ter um tom mais alegre, apesar da alegria cativa o ouvinte com mais facilidade. 

No caso de propagandas e patrocínios, é importante escrever um roteiro para não se esquecer de nenhum detalhe quando for o momento de gravar.

Dirija-se ao ouvinte sempre em primeira pessoa, tentando ser sempre o mais sucinto possível. 

Por isso, se for o locutor da vinheta, preste atenção na maneira como pronuncia as palavras.

É importante que você faça treinamentos e exercícios antes de começar a gravar. Isso evita nervosismos o que você se engasgue durante a locução.

Se durante a gravação de uma vinheta de uma empresa fabricante de cabeamento estruturado de redes, você precisar utilizar alguma palavra difícil, veja se é possível encaixar um sinônimo.

  1. Estipular um tempo

As vinhetas não podem ser muito longas, o ideal é que elas tenham, no máximo, 5 segundos de duração. 

Se forem maiores do que isso, podem afastar a audiência, principalmente se o conteúdo for em formato de vídeo.

O público consome determinado conteúdo para obter mais informações sobre um assunto, não para ouvir uma vinheta muito longa.

Lembre-se de que elas são importantes para inserir informações relevantes referentes ao canal ou a empresa, servindo apenas como um adendo e não como a informação principal.

  1. Escolher bons efeitos e trilhas

Os efeitos sonoros e as trilhas são muito importantes para criar uma vinheta dinâmica, uma vez que eles são elementos que vão complementar e ajudar a alcançar o objetivo.

Uma gráfica de Fachada de loja acm deve escolher sons e músicas que estejam relacionados com a pauta abordada. 

Você deve usá-los com sabedoria para não causar uma poluição sonora e acabar irritando a audiência.

Uma dica é abaixar o som e colocar outra música mais instrumental no momento em que o locutor estiver falando. 

Ademais, é fundamental ser criativo e experimentar novos sons e músicas, encaixando-os em seu projeto.

É assim que você terá uma única e os ouvintes vão se lembrar da sua vinheta com mais facilidade e naturalidade. 

Sendo assim, já que falamos de originalidade e criatividade, fuja dos padrões e estereótipos de produção.

  1. Investir em qualidade

A qualidade da vinheta é um fator importante, uma vez que o papel dela também é agregar valor ao seu vídeo. 

Por esse motivo, se quer que ela seja mais profissional e que transmita autoridade, a qualidade é fundamental. 

Atente-se a pontos como:

  • Elementos gráficos;

  • Fontes;

  • Dinâmica;

  • Resolução das imagens;

  • Tamanhos das imagens;

  • Trilha sonora;

  • Tom de voz.

É dessa forma que você garante que o material seja bom o suficiente para os seus ouvintes, além de valorizar o seu conteúdo.

  1. Usar programas adequados

Por fim, uma gráfica de impressão de banner deve escolher os programas que permitem a adição e edição de novas faixas de áudio. 

Isso vai permitir que você trabalhe com mais liberdade e faça todos os ajustes necessários para que sua vinheta seja profissional.

Você pode comprar programas ou optar pelas ferramentas gratuitas que funcionam muito bem. 

Lembre-se de que os efeitos sonoros e as músicas podem ser facilmente encontrados na internet, mas se optar por eles, não se esqueça dos direitos autorais.

Além dos programas, uma empresa de móbile PDV precisa de equipamentos de qualidade, como microfone e mesa de som, para garantir a qualidade do áudio e evitar ruídos.

Na web também estão disponíveis modelos prontos de vinhetas ou você pode contratar profissionais especializados em sua produção.

Importância da vinheta

As vinhetas são muito importantes para enriquecer os conteúdos que você publica na internet e em outros canais offline.

Elas são responsáveis por promover o profissionalismo de seus materiais, e geralmente, são o primeiro contato que os usuários terão com seus canais. 

Portanto, elas agregam um diferencial ao seu projeto, e é a maneira mais fácil de transmitir autoridade e corresponder às expectativas dos usuários. 

Elas podem ser utilizadas como ferramentas de divulgação nas redes sociais e facilitam a busca pelos conteúdos em plataformas como YouTube.

Conclusão

Portanto, as vinhetas são ferramentas profissionais que conferem mais credibilidade a tudo o que você produz, tanto para os canais online quanto offline.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre elas e quais são as melhores estratégias para produzi-las.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.