7 dicas de como ser uma Web Rádio relevante

7 dicas de como ser uma Web Rádio relevante

Com o avanço da internet, meios de comunicação tradicionais como a televisão e o rádio passaram por transformações e migraram para os canais digitais. Hoje, é comum encontrar conteúdos audiovisuais a até web rádio no ambiente cibernético.

 

Diferentemente das antigas rádios, essa alternativa digital traz uma revolução à infraestrutura e ao modelo de trabalho dos responsáveis pela plataforma. 

Nesse novo cenário, é possível que qualquer pessoa crie a sua própria rádio, desde que possua os seguintes recursos:

  • Computador ou notebook com bom funcionamento;

  • Internet veloz;

  • Plataforma de streaming;

  • Softwares de transmissão;

  • Microfones e fones de ouvido.

Além da utilização desses itens, a presença de uma infraestrutura de redes é primordial para garantir uma conexão segura na internet, livre de ameaças e invasões de terceiros ao sistema de transmissão.

Um ambiente agradável para realizar as gravações também deve fazer parte da rotina de uma web rádio. Para isso, a equipe pode contar com o auxílio de uma sala equipada, silenciosa e climatizada.

Outro ponto importante a ser considerado em uma web rádio é a produção de conteúdos relevantes. Em meio a era da informação em que vivemos, criar conteúdos interessantes e confiáveis é a chave para chamar atenção dos ouvintes.

Nos dias de hoje, é possível contar até mesmo com o auxílio de cursos online que ensinam e orientam os produtores na criação de informações atrativas e que, acima de tudo, gerem engajamento no público.

Como criar conteúdos de qualidade?

Assim como funciona a criação de um produto, a elaboração de conteúdos deverá funcionar. O primeiro passo é conhecer a fundo o público-alvo com quem a web rádio irá se comunicar, e a partir disso, um padrão de linguagem pode ser estabelecido.

Um narrador deve sempre conhecer o seu leitor, assim como um locutor deve conhecer a fundo o seu ouvinte, para isso, além da técnica de traçar dados sobre o público, a criação de uma persona ajudará a seguir uma direção.

Nesta etapa, o locutor dará um nome ao ouvinte que servirá de modelo e dará vida a ele, criando um perfil semifictício composto por detalhes, como nome, onde ele mora, idade e estado civil, quais suas metas, seu estilo de vida e quais seus sonhos.

O objetivo é que, com esse modelo, seja possível atender à necessidade e atingir a satisfação de um público que possua características semelhantes a deste personagem idealizado. 

O segundo passo é estabelecer uma forma de linguagem. Se a web rádio for direcionada a adolescentes e jovens, por exemplo, o linguajar ideal será o coloquial, mas se for direcionada a um público mais velho e seleto, talvez um vocabulário mais formal.

Em seguida, durante as produções, a qualidade deve ser mais valorizada do que a quantidade. Somente assim será possível conquistar credibilidade e veicular informações e propagandas, como a pre instalação ar condicionado, que sejam úteis e relevantes.

Após conhecer o público e estabelecer um padrão comunicacional, o passo seguinte é ser claro nos objetivos e criar uma segmentação. A web rádio será voltada ao entretenimento, política ou lifestyle? Essa definição é essencial para um ajuste certeiro.

Por último, deve ser realizada uma análise da concorrência para obter conhecimento sobre quais estratégias estão fazendo sucesso e quais não estão trazendo resultados ao mesmo tipo de público. Com isso, a criação de um plano editorial de qualidade torna-se simples.

Além dos pontos mencionados a respeito da criação de conteúdos, é importante conhecer outras técnicas que podem ser usadas para que uma web rádio se torne relevante. Para isso, deve-se considerar as dicas abordadas a seguir.

1. Criar uma programação de destaque

Com um plano editorial bem desenvolvido e uma programação de destaque, o alcance dos ouvintes será cada vez maior. Uma forma de fazer isso é criar programas que se aproximem da realidade do público.

Se a web rádio é focada em lifestyle, investir em dicas de moda é uma boa alternativa. Elas podem ser voltadas tanto à rotina pessoal, quanto à profissional, com informações sobre novas tendências e acessórios, como uma mochila corporativa personalizada.

Para o caso da web rádio ser focada somente em música, investir em programações voltadas aos estilos é uma boa opção. No caso de uma rádio rock, por exemplo, seria interessante dividir os horários de acordo com os tipos de rock, do internacional ao nacional.

Uma programação de destaque é um dos elementos-chave para conquistar a audiência do público e se mostrar como prioridade no dia a dia de cada pessoa que resolve escolher sua rádio digital para ouvir.

2. Manter uma conexão 24 horas

Uma das possibilidades da web rádio é a possibilidade de efetuar transmissões em tempo real a qualquer lugar do mundo, mas, principalmente, oferecer a gravação de todas as suas programações em uma plataforma.

Para que esse acesso seja possível, deve ser utilizada uma plataforma de streaming que possa fazer esse armazenamento de conteúdos e disponibilizá-los a qualquer hora do dia para os ouvintes.

Com o auxílio de programas de edição, é possível tornar as gravações feitas pela equipe da rádio ainda mais interessantes. Um bom exemplo disso são os programas de podcasts disponíveis em plataformas desse tipo.

3. Realizar premiações

Nada melhor do que atrair o público pela distribuição de brindes. Esses podem ser desde um par de ingressos de cinema para um filme novo em cartaz, até carimbos personalizados. O importante é criar um bom relacionamento com os ouvintes.

Além de incentivar o engajamento desses consumidores, as premiações podem atrair parceiros e patrocinadores. Por exemplo, se a web rádio é voltada à culinária e premia alguém com um vale-refeição, consequentemente, poderá atrair o apoio de restaurantes.

Os brindes e premiações podem ser entregues na casa do público, com o auxílio de empresas de motoboy que realizam o frete de qualquer tipo de mercadoria ou produto.

4. Buscar monetização

Para que seja possível manter a web rádio em funcionamento, é necessário conseguir um retorno financeiro que arque com os custos necessários. Uma dica para que isso ocorra é buscar patrocinadores.

Se a web rádio é voltada ao lifestyle e possui um quadro sobre limpeza, por exemplo, buscar apoiadores locais, como uma especialista em limpeza de carpete empresarial, pode ser atrativo.

 

Além da rádio, isso ajudará o apoiador, pois serão feitas propagandas com o seu nome, o que, consequentemente, aumentará o seu número de clientes e o seu posicionamento no mercado.

5. Utilizar as mídias sociais

Além da plataforma de transmissão, é essencial que rádio digital tenha uma forte presença nas mídias sociais. Dessa forma, será possível aumentar o engajamento do público, a audiência e coletar feedbacks instantâneos sobre os conteúdos.

Essas plataformas possibilitam uma interação e uma relação de proximidade entre a equipe da rádio e os seus ouvintes. Para que isso ocorra, é essencial fazer a publicação de conteúdos atrativos e que estimulem a participação dos internautas.

Além das mídias sociais, é recomendável que a rádio possua um site bem estruturado, que funcione como um canal de notícias e informações relevantes, como datas de promoções, resultados de premiações, entre outras.

6. Ativar gatilhos mentais

A ativação de gatilhos é um dos impulsionadores do comportamento humano. Com o gatilho da escassez, por exemplo, o ouvinte se sentirá instigado a permanecer online até o fim da programação.

Isso pode acontecer principalmente no caso de premiações. Assim, dizer que um adesivo transparente personalizado vai ser o único item sorteado durante uma semana pode voltar o interesse de uma grande parte da audiência.

7. Cativar o público

É essencial que, assim como outros veículos de comunicação e mídias sociais fazem parte da rotina das pessoas, a web rádio faça parte do dia a dia do seu público, seja por meio de informações ou pela construção de um vínculo afetivo.

Assim como o aparelho de rádio reunia famílias anos atrás para ouvir suas programações, a equipe da web rádio deve produzir conteúdos que atraiam a presença e simpatia dos ouvintes.

Para que isso seja possível, é essencial que o apresentador seja imparcial durante a sua apresentação, trazendo informações sem causar polêmicas por conta do seu posicionamento contrário a alguma pessoa que esteja ouvindo.

Considerações finais

O advento da internet trouxe mudanças aos canais de notícias. Hoje, meios tradicionais como o jornal impresso, a televisão ou um aparelho de rádio para manter-se informado ficaram em segundo plano.

Afinal, possuir um dispositivo móvel que tenha conexão com a internet é um meio de se atualizar.

Seguindo essa linha, surgiram as web rádios, e em meio a vasta variedade, tornou-se primordial que o dono de uma rádio a torne diferenciada e relevante perante a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.