6 dicas para produzir conteúdos para a sua rádio web

6 dicas para produzir conteúdos para a sua rádio web

Os conteúdos para rádio web que você oferece são tão importantes quanto as músicas que ela toca. Hoje em dia, os provedores oferecem vários benefícios para os usuários de internet, inclusive para quem adora ouvir rádio.

É possível ter acesso a todas essas plataformas e criar uma sem dificuldade, e o melhor, totalmente grátis. Por causa disso, milhares de pessoas investem nesse segmento, mas acabam se deparando com uma enorme concorrência para suas rádios.

É aqui que entra a importância de trabalhar bem os conteúdos que são transmitidos, para que você consiga conquistar uma audiência maior.

Para ter uma boa rádio on-line, precisamos ter atenção com alguns detalhes, como um bom planejamento de programação e o segmento musical que você vai oferecer ao público.

Mais do que música, eles querem programas de qualidade, e é exatamente isso que vai atrair uma audiência maior, fiel e que prefira a sua rádio ao invés de outra.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre as dificuldades comuns ao criar conteúdos para rádio web, dicas para facilitar esse trabalho e quais as vantagens de produzir conteúdos constantemente. Confira.

Dificuldades ao produzir conteúdos para rádio web

O foco de uma rádio é sempre o mesmo: transmitir música de qualidade para sua audiência. Mas nem só de música vive a audiência de uma rádio, visto que ela precisa produzir um conteúdo agradável dentro de sua programação.

No entanto, mesmo que você tenha os melhores equipamentos para sua rádio, como caixas ativa yamaha, o seu público não vai se interessar por ela se não contar com conteúdos agradáveis.

Só que existem algumas dificuldades que podem atingir os donos de rádios virtuais, como a falta de tempo. O tempo é um recurso cada vez mais escasso na sociedade atual, e isso acontece com a maioria das pessoas.

O dono de uma rádio nem sempre tem só ela como atividade, pois se esta não é sua fonte de renda, precisa trabalhar, estudar, dentre outros afazeres.

Produzir conteúdo exige tempo e dedicação, além de criatividade, visto que ele não se baseia apenas na veiculação pela rádio, mas também depende de outros fatores, como:

  • Refletir;

  • Organizar;

  • Checar fontes;

  • Gravar.

Todas essas práticas demandam tempo - e encontrá-lo nem sempre é fácil. No entanto, ele também é uma questão de prioridade. Em outras palavras, se você quer criar conteúdo de qualidade para sua rádio, precisa separar um tempo para isso.

A qualidade da gravação de áudio tem um peso, mas ela se torna muito melhor se você realmente vir o valor que um bom conteúdo tem.

Esta também é uma dificuldade comum na hora de pensar na programação da rádio, mas deve ser questionada, uma vez que, atualmente, as pessoas cobram por algo de qualidade.

Vamos pensar, por exemplo, em uma loja. Ela precisa ter produtos de qualidade, mas só isso não conta, pois precisa disseminar informação de valor para o seu público-alvo.

A mesma coisa acontece com a sua rádio, já que mesmo transmitindo as músicas que seus ouvintes mais gostam, eles também precisam de informação e conhecimento.

Por exemplo, se alguém vai comprar caixa de som para igreja, essa pessoa quer saber o preço, mas também outras informações sobre o produto.

Se a loja esclarece sobre o melhor tipo de caixa para esses ambientes, como ela deve ser usada e quais são seus diferenciais, com certeza o cliente vai se sentir mais confiante em comprar com ela.

Ter um bom conteúdo sendo transmitido pela sua rádio causa o mesmo efeito, ou seja, uma audiência maior e fiel.

Dicas para facilitar a produção de conteúdo

Para te ajudar nesse processo, bem como libertar a sua criatividade, separamos uma série de dicas de produção de conteúdo para a sua rádio. 

Entre as principais estão:

1.    Definir a programação

Sua programação precisa ser diversificada e atender às necessidades de seus ouvintes. Somente dessa maneira, ela trará retornos positivos.

A melhor maneira de fazer isso é criar programas que façam com que a audiência se identifique com eles. Por exemplo, se eles gostam de músicas no estilo feito por DJ para festa, separe um momento para tocá-las.

Se os seus ouvintes gostam de ouvir notícias, separe o momento mais adequado para fazer isso, pois, dessa forma, o acesso será facilitado.

Também veja como é feita a programação de seus concorrentes, pois assim você evita fazer igual.

2.    Publicar conteúdos relevantes nas redes sociais

As redes sociais podem ser suas aliadas para divulgar os conteúdos da sua rádio. Algumas dicas são curiosidades, notícias sobre o mundo da música, informações sobre shows, etc.

Essas estratégias se encaixam em Inbound Marketing, que consegue atrair as pessoas por meio de conteúdos do interesse delas.

3.    Ter um blog

Muitas empresas, como uma de cenografia para eventos, possuem blogs para levar materiais ricos ao seu público-alvo.

Por meio dele, a sua rádio estará investindo numa das ações em marketing de conteúdo mais importantes. Isso porque, é possível divulgar a rádio, bem como oferecer informações que interessam a sua audiência.

Além disso, ele faz com que a rádio seja facilmente encontrada pelas pessoas no Google. Só que você não pode se esquecer de investir em qualidade, para atrair seu público de maneira orgânica.

4.    Manter a rádio conectada

Mesmo que você não possa ficar on-line 24 horas por dia, precisa recorrer a recursos como os serviços de streaming. É dessa forma que a transmissão da rádio vai continuar, mesmo quando você se ausentar.

Por meio deles, é possível executar playlists, propagandas sobre ibanez axion label e outros produtos, vinhetas e programetes que estejam na sua lista de transmissão.

5.    Ter um site responsivo

O site da sua rádio precisa ser responsivo, ou seja, um tipo de plataforma que pode ser acessada por diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

É dessa forma que você garante a melhor experiência aos seus ouvintes e permite que eles acessem o seu conteúdo a qualquer momento e de qualquer lugar.

Isso é ainda mais importante quando percebemos a quantidade de pessoas que usam o celular para acessar a web, que hoje já é muito maior do que por meio dos computadores.

6.    Fazer promoções

Os ouvintes adoram promoções, por isso, é fundamental que você encontre parceiros e patrocinadores, como um consultório que faça dieta reeducação alimentar, para criar esses conteúdos.

Se você sorteia prêmios, isso estimula os ouvintes a permanecerem conectados com a sua rádio, além de fazer com que compartilhem e interajam com suas publicações.

Vantagens da produção de conteúdos

Agora você já sabe como pode criar uma programação com conteúdo agradável para o seu público. Mas você entende a importância de fazer isso?

Quando investimos em uma programação recheada de conteúdo de valor para os ouvintes, temos acesso a algumas vantagens. E dentre elas podemos citar:

Conquistar audiência

Estamos inseridos na era da informação, e hoje em dia, somos cobrados pela sociedade no que diz respeito à veiculação de informação.

Seja em formato de notícia ou apenas um material sobre como é uma aula de violão para crianças, as pessoas querem saber mais a respeito dos assuntos que lhe interessam.

Se uma rádio não faz isso, perde audiência, pois por mais que o ser humano goste de música, ele se cansa e busca outro tipo de áudio.

As rádios são vistas como meio de comunicação, portanto, transmitir uma programação variada é uma maneira de conquistar uma audiência maior.

Conquistar parceiros

Sua rádio on-line pode se transformar em sua fonte de renda se você conquistar parceiros que vão apoiá-la e até anunciar seus produtos e serviços por meio dela.

Só que, para isso, ela precisa oferecer conteúdos relevantes para a audiência e que mostre o seu valor. Afinal, ninguém quer trabalhar com uma empresa que não tenha credibilidade.

Aumenta a credibilidade

Por falar nisso, conteúdos de valor são vistos pelas empresas dos mais variados setores como o melhor caminho para conquistar credibilidade no mercado. E com as rádios isso não é diferente.

Se você quer ser respeitado e ser visto por seus ouvintes como uma estação na web que vale a pena ser ouvida, precisa focar em uma programação que te ajude a construir uma boa imagem.

Conclusão

Muitas pessoas enxergam na rádio web uma oportunidade para trabalharem com o que gostam, mas acaba desistindo no meio do caminho, em vista das dificuldades.

Só que é preciso apostar em conteúdos dentro de uma programação agradável e compatível com o público que ouve a sua rádio. 

Então, com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você vai atrair mais ouvintes e crescer na internet. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.