5 tipos de programas de web rádio

5 tipos de programas de web rádio

5 tipos de programas de web rádio

A comunicação já passou por diversas transformações, tanto em jornais, rádios e televisões quanto no meio digital. Com o surgimento da internet, algumas questões sobre quais meios sobreviveriam e quais se reinventariam vieram à tona, esse foi o caso dos programas de web rádio.

 

Com a chegada da internet, a existência do rádio foi questionada, isso porque agora esse meio de comunicação podia ser substituído pela televisão e agora pela internet. Isso quer dizer que as pessoas escolhem o que vão consumir no meio digital.

 

Porém, o formato radiofônico encontrou uma forma de sobreviver ainda em forma de áudio, e assim passaram a ser produzidos os programa de web rádio, onde as pessoas escutam o conteúdo por alguma página da internet.

Quais as vantagens do programa de rádio web?

Os programas de rádio web têm muitas variedades de formatos, mesmo que agora sejam reproduzidos online, não existem muitas diferenças quanto à maneira que eram feitos antes. 

 

Sendo assim, o programa de web traz algumas vantagens para quem escuta, como:

 

  • Instantaneidade;

  • Várias tarefas;

  • Linguagem acessível;

  • Maior alcance.

 

Esses tipos de programa são transmitidos de forma online por meio de streaming. Sendo assim, eles trazem algumas vantagens, a primeira é a instantaneidade, isso quer dizer que podem ser transmitidos ao vivo, com notícias em tempo real.

 

Além disso, a grande vantagem de programas que são feitos para serem escutados, é permitir que o ouvinte realize outras tarefas enquanto consome o produto. Sendo assim, a dona de casa pode lavar roupa enquanto escuta o programa de rádio web. 

 

Outra vantagem é que esse tipo de formato possui uma linguagem acessível que possibilita que qualquer usuário entenda a informação que está sendo transmitida. Assim, o programa tem um alcance de público muito maior. 

 

Por fim, a maior vantagem desse programa web em relação ao rádio tradicional é que o primeiro possibilita que mais pessoas tenham acesso. Isso porque com este novo formato não é mais necessário que as pessoas precisem sintonizar em uma estação de rádio. 

 

Assim, todas as pessoas que tenham acesso à internet podem conseguir ouvir um programa web pelos serviços de streaming. 

 

Porém, para que seja oferecido a melhor produção e o melhor conteúdo, é preciso que se tenha uma mesa de som profissional para garantir a qualidade do que é transmitido. 

Os gêneros de programa de rádio web

Os gêneros usados no rádio sofreram algumas transformações para se adaptarem para o meio digital, contudo, os gêneros do meio tradicional são usados no programa de rádio web. Conheça alguns:

  1. Musical

Muitas rádios eram conhecidas no passado por terem uma grande variedade de programas com a finalidade musical. Sendo assim, elas eram reconhecidas por tocarem músicas de determinado ritmo. 

 

Nesse sentido, era comum determinada sintonia de rádio ser conhecida pelo gênero que tocava como: rock, samba, música popular brasileira, forró, entre muitas outras. Assim, o ouvinte sintonizava naquela que mais o agradava. 

 

Com os programas sendo reproduzidos online, essa característica não foi perdida, sendo assim, ainda é comum ter rádios online que façam esse tipo de transmissão. 

 

Para esse tipo de produção é preciso ter uma interface de audio focusrite para que o som seja muito bem produzido e tenha uma qualidade sonora boa, para que os ouvintes escutem as músicas com qualidade. 

  1. Jornalístico

O mais conhecido pela população, esse programa é dedicado a transmissão de notícias e informações relevantes para os ouvintes. Mesmo no formato online, muitas pessoas procuram esse tipo de gênero de programa web. 

 

Dentro desse formato, é comum haver várias opções de conteúdos como jornais ao vivo, reportagens, debates, programas de entrevista, além de radiodocumentários. Tudo isso para manter o ouvinte com uma variedade de formatos para se informar. 

 

Aqui é importante que os conteúdos sejam produzidos com qualidade para agradar o público, sendo assim, uma opção é investir em um instrumento de ibanez 7 cordas para que as vinhetas e músicas de abertura sejam diferenciadas e atraiam o público. 

  1. Esportes

Desde antigamente é comum ter rádios dedicadas ao assunto do esporte, realizando transmissões de jogos de futebol e partidas que sejam interessantes para o público. 

 

Esse é um dos formatos que mais agrada, porque não é preciso estar na frente da televisão para acompanhar o jogo. 

 

Desse modo, isso é uma alternativa para que o ouvinte acompanhe o jogo enquanto está dirigindo no trânsito, por exemplo. Além dessas transmissões, esse tipo permite que haja a produção de programas de debate e análises sobre as partidas. 

 

Para que isso aconteça, o ideal é que o programa de rádio tenha uma equipe especializada para cuidar desse segmento e garanta que as análises sejam feitas de forma profunda e com a dedicação que devem ser feitas. 

 

Nesses programas, é comum ter espaço para publicidades como as de dieta fácil para emagrecer, esse tipo de programa possibilita que se fale da área da saúde, trazendo uma fonte de renda para a rádio.

  1. Entretenimento

O gênero mais conhecido e que tem mais formas de ser abordado é o entretenimento, isso porque existe uma infinidade de possibilidades de formatos para esse jeito de programa. Nesse sentido, é possível misturar o tipo de programa musical com o de entretenimento. 

 

Aqui também podem ser desenvolvidos programas de entrevistas e, até mesmo, de humor. Esses programas costumam agradar o público mais jovem. 

 

Assim, é um jeito de trazê-los para ouvir, mesmo que eles não sejam o perfil mais conectado a rádio e não ouçam tanto programas de web rádio. 

 

Como esses programas conversam com um público mais jovem, as propagandas também podem corresponder a esse segmento. Sendo assim, aqui podem ter temáticas que abordem questões sobre hidratação para cabelos cacheados

  1. Educativo

Também é comum ter programas de web rádio que desenvolvem uma programação educativa. Assim, diversos formatos de programas como radiodocumentários podem ser produzidos para informar sobre determinados assuntos. 

 

Focado na educação e em conteúdos que disseminem informações relevantes para a população, aqui os conteúdos são produzidos com riqueza de detalhes e com a máxima qualidade de sonorização. 

 

Isso quer dizer que as músicas usadas para ambientar, bem como a sonorização, são feitas de acordo com a temática, para que a produção tenha uma boa ambientação. 

 

Sendo assim, se o tema abordado for algum assunto relacionado a um tema infantil, é recomendado que seja feito um curso de musicalização infantil para que a produção seja o mais fiel possível e agrade os ouvintes. 

Saiba como produzir programas de web rádio

Para produzir um tipo desse programa é importante que a qualidade do som seja boa, o ouvinte não gosta de ouvir sons ruins ou mal produzidos, por isso a atenção com esse detalhe deve ser bastante alta. 

 

Assim, para iniciar esse tipo de produção é preciso de equipamentos de gravação, microfone, computador para edição, internet, mesa de som e fones de ouvido. 

 

Assim, para quem está iniciando e não tem condições de investir em tudo, uma opção pode ser fazer aluguel som para festa. Desse modo, a qualidade vai ser melhor do que produzir com aparelhos caseiros. 

 

Nesse sentido, tendo os equipamentos necessários, é preciso agora decidir a programação, quais vão ser os programas, o que será abordado, quem vai apresentar, que tipo de músicas vão tocar, dentre outros. 

 

Após isso, é necessário produzir as vinhetas de abertura e fechamento, chamada de quadros e todos os recursos sonoros que serão usados nos programas. 

 

Se houver espaço para anúncios, como os de emplacamento de carro, isso também deve ser pensado no momento do planejamento. 

Programas de rádio podem trazer aproximação com o público

Trabalhando com esse tipo de produção você vai ficar mais próximo do seu público-alvo, além de estar acompanhando a evolução dos meios de comunicação. O futuro é a comunicação feita pela internet, por isso, é importante se fazer presente nesse meio. 

 

Além disso, você pode inserir seu serviço de streaming dentro do seu próprio site, garantindo que o usuário consuma o seu conteúdo de diversas formas. Assim, o internauta fica satisfeito com diversas formatos que possibilitam ele de se informar. 

 

Por fim, é uma projeto inovador que custa muito barato para colocar em prática. Isso quer dizer que após a compra de equipamentos, você não vai ter muitos outros gastos. Ou seja, é um produto barato. 

 

Além de tudo, a sua web rádio pode ter a cara do seu público, a sua produção será de conteúdos do interesse dele, sendo assim, isso vai atrair cada vez mais essas pessoas que se interessam por isso, bem como aumentar a sua audiência e o seu sucesso. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.