5 dicas para desenvolver um site para sua rádio web

5 dicas para desenvolver um site para sua rádio web

Trabalhar com a internet não é tão simples quanto parece. Por isso, se você quer ter um site para rádio web, é preciso ficar de olho nas tendências do mercado e acompanhar as evoluções tecnológicas, para ter uma página otimizada e que ofereça uma boa experiência.

 

Para isso, você vai precisar de um planejamento, mesmo que isso dê trabalho, você não pode desistir. 

 

Afinal de contas, ter uma página tornou-se praticamente uma obrigatoriedade para todos os tipos de negócio, inclusive para as rádios que desejam ter sucesso com o público.

 

Além disso, é uma ótima oportunidade para você lucrar mais. Com um site, você pode divulgar uma aula de violão infantil, por exemplo, não só nos anúncios da rádio, mas na própria página online.

 

Fora que os ouvintes passam a interagir mais com você, sendo uma forma de tornar a sua rádio muito mais conhecida e ouvida.

 

Os benefícios são inúmeros. Por isso, se você quer desenvolver um site para a sua rádio web, acompanhe o artigo de hoje e conheça algumas dicas.

1 - Conte com uma equipe de suporte

Hoje em dia, é fácil encontrar inúmeras plataformas de hospedagem de sites, extremamente práticas e dinâmicas, mesmo para quem não tem nenhum conhecimento em programação. 

 

Ainda assim, vale a pena contar com uma equipe de suporte.O seu site não está imune de problemas. 

Por vezes, a simples aplicação de uma letra caixa iluminada no título da página pode desconfigurar todo o layout e você vai ter um trabalho enorme para conseguir recuperar.

 

Por esse motivo, tenha ao seu lado uma equipe de programadores e web designers que podem te auxiliar nessas questões. 

 

Além disso, você terá maior liberdade de criação do site, com a possibilidade de inserir novos recursos na página.

2 - Mantenha a identidade visual da rádio

Essa dica vale tanto para as rádios web quanto para as tradicionais que querem construir um site. 

 

É importante manter a mesma padronização de cores, tipografia e formas, isto é, a identidade visual da sua marca.

 

Isso faz com que o público tenha uma aproximação com a sua rádio e possa identificá-la rapidamente. Até mesmo na exibição de flyer digital, é interessante colocar a logomarca da rádio, para que as pessoas vejam que se trata de um evento promovido por você.

 

A manutenção da identidade visual também é uma forma do público enxergar o seu site com um aspecto mais profissional.

 

Dessa forma, você poderá conquistar a confiança dos ouvintes e também chamar a atenção de anunciantes, parceiros e artistas.

 

Alguns critérios que devem ser levados em conta na hora de construir a identidade visual do site para a sua rádio web são:

 

  • Tenha uma página limpa e organizada;

  • Evite usar cores fortes em demasia;

  • Não use imagens em excesso;

  • Utilize elementos que cativam o público.

 

Você também precisa mostrar que está presente em outras plataformas online, como as redes sociais. Sendo assim, exiba botões ou plugins de redirecionamento para essas mídias no seu site. Isso também ajuda a aumentar a interação dos visitantes com a página.

3 - Coloque as seções mais importantes no site

Um site é, geralmente, feito de uma ou mais seções. Por isso, se você quer ter sucesso com a divulgação da sua rádio web, vale a pena investir na construção de uma página dinâmica, que concentre informações relevantes para o público.

 

A seguir, conheça quais são as principais seções de um site:

Home page

Essa é a primeira página de acesso. Nela, é preciso colocar todas as informações principais da sua rádio web, além de fornecer uma ideia de quais conteúdos o público irá encontrar no seu site.

 

Caso a sua rádio esteja realizando um sorteio de uma ibanez 7 cordas, vale destacar isso logo na home page, para que os usuários se interessem pelo concurso e participem.

 

Aqui, também é importante colocar o nome em destaque da sua rádio e oferecer uma visualização limpa para o menu, onde o usuário pode encontrar as outras seções.

Fale conosco ou Contato

A seção “Fale Conosco” ou “Contato”, como o próprio nome já diz, é o espaço onde o usuário pode falar diretamente com a sua rádio web.

 

É importante ter essa página para receber propostas de parcerias, dúvidas dos ouvintes, obter feedbacks, entre outros.

 

Neste espaço, é importante criar formulários simples, para que os internautas possam preencher com facilidade e enviar automaticamente para a sua rádio. 

 

Além disso, deixe outras formas de contato, como e-mail, whatsapp, telefone e endereço (quando houver). Isso também torna a interação com os ouvintes muito mais próxima.

Sobre nós

Na seção “Sobre nós”, é importante trazer dados relevantes sobre a sua rádio web, incluindo: como surgiu, quem são os responsáveis, quais os valores, curiosidade, entre outros.

 

Adicione as informações que achar pertinente, pois é uma forma de transparecer credibilidade da sua empresa. Isso faz com que o usuário conheça mais sobre a sua rádio e o seu trabalho, o que ajuda na fidelização do público.

 

Se necessário, coloque algumas fotos de como é feita a gravação de áudio da sua rádio, apresentadores mais famosos e do dia a dia da empresa.

FAQ (dúvidas frequentes)

A seção conhecida como “FAQ” refere-se às dúvidas mais frequentes dos usuários. Quem tem experiência com a internet sabe que algumas questões aparecem com maior frequência, por isso é importante responder às dúvidas dos ouvintes.

 

Inclusive, você pode adicionar uma seção extra para informações sobre sorteios, parcerias ou demais serviços.

 

Por exemplo, se a sua rádio está fazendo um concurso de bandas, tendo como prêmio um conjunto de acessórios musicais, como um capa de violão acolchoada, vale a pena ter um FAQ para responder todas as dúvidas de como participar.

4 - Aplique técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os mecanismos de busca, é uma estratégia muito comum no marketing digital. 

 

Em resumo, ela consiste na aplicação de certas técnicas que melhoram a classificação do seu site nos buscadores, como o Google.

 

Dessa maneira, os ouvintes podem encontrar a página da sua rádio web com mais facilidade, fora que você tem a oportunidade de ampliar o número de visitantes e conquistar reconhecimento no mercado.

 

No entanto, para isso, é preciso seguir algumas regrinhas, incluindo a produção de conteúdo relevante, uso de palavras-chaves, programação de um site responsivo ou mobile friendly, atualização constante do seu site, entre outros.

 

O SEO é muito amplo, porém, o forte da estratégia está na produção de conteúdo. Sendo assim, se você vai falar de interface de audio focusrite, por exemplo, vale a pena construir um material informativo e que seja interessante para a sua audiência. 

 

No entanto, busque acompanhar as tendências do Google, incluindo as atualizações do algoritmo. Dessa forma, você pode atualizar o site da sua rádio web sempre que necessário e melhorar a classificação no mecanismo de busca.

5 - Divulgue o site em outros canais

Não dá para criar o seu site e esperar que as pessoas conheçam a página aleatoriamente. Você precisa divulgá-lo em diferentes canais.

 

Uma dica é começar pela própria programação da sua rádio. Durante a transmissão dos programas, fale para os apresentadores reforçarem o endereço do site. Assim, as pessoas vão acabar procurando pela página quando estiverem online.

 

Além disso, vale a pena investir em outras plataformas, como as redes sociais. Você pode até criar um blog como seção do site, colocando conteúdos informativos, como dicas para usar um microfone auricular, por exemplo, e compartilhar nas mídias.

 

O importante é integrar os canais de divulgação, reforçando o endereço do seu site para que os ouvintes possam acessá-lo.

 

Isso não quer dizer que você precisa estar em todas as redes sociais, mas vale a pena investir nas plataformas mais populares, como o Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. 

 

Lembre-se de criar conteúdos específicos para cada uma das redes sociais. Afinal de contas, elas possuem as suas singularidades e é importante saber como direcionar os materiais certos para agradar o público.

Conclusão

Ter um site é algo praticamente obrigatório para as rádios que desejam se destacar no mundo atual. Afinal de contas, é difícil imaginarmos nossa vida sem a internet.

 

Ainda assim, nem sempre é tão simples criar um site. Por mais que as tecnologias tenham facilitado vários trabalhos online, é preciso ter um planejamento direcionado e saber muito bem como desenvolver a sua página.

 

O artigo de hoje trouxe algumas dicas que podem ajudar as rádios web na criação de sites. Dessa forma, mais do que ter um espaço de divulgação, é possível se aproximar dos ouvintes, cativá-los e conquistar reconhecimento no mundo contemporâneo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.