5 dicas de SEO para uma web rádio

5 dicas de SEO para uma web rádio

As web rádios, ou seja, aquelas realizadas online e transmitidas por streaming é uma nova forma de rádio mais prática e que consegue chegar aos seus ouvintes de forma mais rápida e fácil. Contudo, elas também precisam investir em técnicas de SEO para crescerem.

 

Antes de tudo, é imprescindível compreender o que significa esse conceito. Ele está relacionado a diversas estratégias de marketing digital com o objetivo de melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca. 

O Search Engine Optimization ou Otimização dos Motores de Busca, surge nesse contexto ele serve como um controlador dos algoritmos para a definição do ranking dos sites quando forem pesquisadas determinadas palavras-chave.

Basicamente, ele surge como uma forma de aumentar a visibilidade de uma página de forma orgânica nas plataformas de pesquisa, ou seja, sem ter que pagar por anúncios, tornando o conteúdo referência ao buscar por certa informação. 

Por exemplo, se uma pessoa pesquisar no buscador por “impressão digital camiseta”, ele irá organizar os resultados de acordo com a melhor qualidade do site. 

Existem alguns fatores que são levados em conta durante a definição do rankeamento durante a pesquisa de certos termos, entre eles estão:

  • Autoridade da página;

  • Autoridade do domínio em que está inserida;

  • Relevância dos links de outros sites inseridos;

  • Conteúdos robustos, originais e de qualidade;

  • Conteúdos maiores e menos superficiais;

  • Presença da palavra-chave no título;

  • Uso da palavra-chave entre as 100 primeiras do conteúdo;

  • Comportamento do cliente ao acessar o site;

  • Leveza da página e fácil de ser carregada.

Dessa forma, é possível concluir que existem diversas pequenas informações e detalhes que facilitam o bom rankeamento de uma página. 

Como o serviço pode ajudar uma web rádio

Como foi levemente citado, o SEO é muito bom para as empresas que desejam crescer, então, serão analisadas as maneiras que ele pode ajudar uma web rádio a se desenvolver.

  1. Chance de se tornar referência

Pelo fato de uma página aparecer entre os primeiros resultados acaba carregando uma credibilidade maior para ela.

Uma vez que a própria plataforma a coloca em destaque, dando a entender que é um site bom e confiável. 

Ela cresce de acordo com o maior número de vezes que o site aparece em destaque com o uso de diferentes palavras-chave, pois o usuário entende que o destaque é real e em diversas áreas, aumentando a chance de visitar essa web rádio.

Na prática, uma web rádio que fala sobre tecnologia, qualidade de computador semi novo e equipamentos tecnológicos que têm relevância nos mecanismos de pesquisa, podem ser vistos como uma marca com propriedade nas informações que passam. 

  1. Maneira de crescer

Algumas empresas de web rádio são de menor tamanho ou médio. Assim, o SEO surge como uma forma de dar destaque a elas e as permitirem o crescimento. 

É uma forma de gastar pouco e ainda ter a chance de se tornar relevante no assunto. 

Por esse motivo, ele surge como uma forma de permitir o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa, independente do dinheiro disponível para tal.

  1. Investimentos em outras áreas

Graças à opção de crescer, ao mesmo tempo que para o desenvolvimento dessa estratégia não deve haver pagamento de taxas, a web rádio consegue economizar os recursos que usaria investindo neste tópico. 

Dessa forma, ela consegue armazenar esses investimentos que seriam utilizados para estratégias de crescimento e de SEO e investi-los em táticas e melhorias que podem garantir a qualidade de conteúdo.

Por exemplo, com essa reserva de recursos, a web rádio consegue investir em melhorar o seu computador ou microfone, ou na instalação de internet mais rápida, melhorando a forma de entregar o conteúdo, agradando mais seus ouvintes.

  1. Aumenta o tráfego para a página

Graças a boas estratégias de SEO, uma web rádio consegue aumentar o tráfego, a quantidade de pessoas acessando seu site, pois o melhor rankeamento atrai mais cliques, consequentemente, aumentando o público ouvinte. 

Por exemplo, uma web rádio que trata sobre gráficas e projeto de hotelaria que tem destaque no buscador, consegue chegar até mais pessoas, podendo aumentar o número de acessos e acompanhantes das postagens. 

  1. Atração de público qualificado

Como essa estratégia funciona garantindo um melhor posicionamento durante a pesquisa de determinadas palavras, as pessoas que clicarem no site, chegarão nele por meio da busca do tópico relacionado. 

Dessa forma, ele permite que as pessoas que chegam ao site por meio das plataformas de busca seja um público qualificado e com potencial de consumir a rádio com frequência, pois ele se interessa pelo assunto e pode continuar a acompanhar o conteúdo.

Por exemplo, se uma empresa vende adesivo para carro personalizado que utiliza essa estratégia, consegue atrair público que pesquisou pelo tópico e já estará interessado em consumir esse tema. O mesmo acontece com as rádios web. 

Dicas para melhorar o SEO nas web rádios

Existem algumas dicas que podem ser aplicadas à rotina de uma web rádio e são capazes de garantir uma melhora na sua eficiência, como as listadas a seguir:

  1. Definição da persona;

  2. Criação de logomarca e bordão;

  3. Seja original;

  4. Acompanhe o progresso;

  5. Use títulos personalizados para as páginas.

Portanto, para haver melhor compreensão de como cada uma delas pode ser efetiva para uma web rádio, elas serão analisadas separadamente.

  1. Definição da persona

O primeiro passo essencial é definir quem vai ser a persona do seu conteúdo. 

Isso é, definir o seu usuário ideal, as características, dúvidas, necessidades e interesses dele. Ela é a pessoa com quem os narradores irão se comunicar. 

Dessa forma, a rádio consegue focar o seu conteúdo em quem deseja atingir para consumir o conteúdo. 

Além disso, ela direciona as suas estratégias para solucionar os problemas que seus consumidores buscam na própria plataforma.

Isso deve ser feito de acordo com as informações reais sobre o público já consumidor do conteúdo, para poder criar estratégias que as afetem de fato.

Por exemplo, uma empresa de móbile PDV consegue saber que sua persona é um gestor de mercado que deseja facilitar o seu processo de venda. 

Com as web rádios, essa pessoa muda de acordo com o objetivo e conteúdo de cada uma delas. 

  1. Criação de logomarca e bordão

Com a produção de um conteúdo sonoro, é essencial a criação de um bordão para que a marca consiga ficar na mente de seus ouvintes, tendo um conteúdo original, aumentando a possibilidade de ficar em uma melhor posição nos rankings.

Além disso, ter uma logomarca exclusiva permite dar um tom mais profissional para a rádio, o que é uma estratégia muito avaliada durante a análise dos algoritmos do SEO. 

  1. Seja original

Um ponto fundamental para as avaliações dos mecanismos de busca para identificação dos melhores sites é a qualidade do conteúdo postado. 

Mas, também, ele encontra os conteúdos originais, valorizando-os, e as cópias, penalizando-os. 

Além disso, é por meio dessas informações que a grande parte do público conseguirá ser atraída. 

Portanto, mesmo que seja uma web rádio, é aconselhável a adição de alguns textos informativos sobre ela, permitindo que os buscadores identifiquem o assunto e o ajudem. 

  1. Acompanhe o progresso

Utilizar o SEO é uma forma muito eficiente para desenvolver uma empresa, mas não adianta apenas aplicá-la e esperar que dê tudo certo sem agir posteriormente. 

Isso quer dizer que é imprescindível realizar um acompanhamento do progresso, permitindo que a rádio entenda quais estratégias que foram aplicadas funcionaram e merecem um upgrade e as que não foram efetivas e precisam ser adaptadas.

Por exemplo, se uma empresa que aluga sala privativa coworking precisa entender se a sua publicidade não está sendo efetiva para conseguir adaptá-la e melhorar. 

Dessa maneira, a rádio consegue se adaptar com frequência e melhor continuamente suas estratégias, adaptando-se aos novos algoritmos e se adequando ao ambiente. 

  1. Use títulos personalizados para as páginas

Por fim, a última dica está relacionada com o fato de que é muito favorável utilizar diferentes títulos para cada página disponível no seu site, destacando sua função e adicionando palavras-chave. 

Dessa forma, o público consegue achar cada parte que procura facilmente. 

Por exemplo, uma rádio que fala sobre estratégias de design pode deixar exemplos de como fazê-los com criatividade. 

Para isso, é interessante criar títulos para cada um deles, como “flyer de festa”, “banner informativo” e “convite de casamento”. 

Conclusão

Aplicar estratégias de SEO é uma tática muito benéfica para uma web rádio, uma vez que consegue aumentar o seu número de visitantes e ouvintes. 

Para isso, é importante seguir algumas dicas para aumentar sua eficiência e qualidade do que for aplicado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.