5 dicas de SEO para otimizar seu seu site

5 dicas de SEO para otimizar seu seu site

Você sabia que a otimização é a chave principal para o crescimento orgânico de um site? Por isso, conhecer algumas dicas de SEO podem ser fundamentais para alcançar um bom rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google.

 

De forma resumida, otimizar um site ou blog utilizando técnicas de SEO permite melhorar a posição da sua página na internet nas pesquisas, podendo alcançar os primeiros resultados nas buscas.

 

Dessa maneira, é fundamental que você entenda mais sobre esse conceito, para que ele seja melhor aplicado em seu site e você ganhe destaque na internet. Acompanhe a leitura!

O que é SEO e por que utilizar para a otimização de sites

SEO é uma sigla para “Search Engine Optimization” ou “otimização para motores de busca”, em português. Essa ferramenta é essencial para que seu site cresça de maneira orgânica, isto é, sem que haja o investimento em anúncios pagos.

 

Os motores de busca são mecanismos compostos por algoritmos, que rastreiam todos os endereços eletrônicos da web para indexar e rankear o conteúdo quando uma busca é realizada. Logo, essa informação é oferecida ao usuário de acordo com a sua relevância.

 

O que determina o modo e a ordem que os sites serão mostrados para as pessoas é o conteúdo que eles trazem, bem como as palavras-chave utilizadas.

 

Daí a importância de investir em técnicas de SEO. Ao otimizar seu site com essa estratégia, é possível que você apareça no topo dos resultados de uma busca, afinal, os usuários não têm o costume de passar da primeira página quando fazem uma pesquisa.

Importância e vantagens do SEO

O SEO é fundamental não apenas para permitir que a página da empresa seja localizada, mas também para garantir que ela seja mostrada ao usuário em uma boa posição na busca. Isso atrai a atenção do visitante e faz com que ele tenha interesse em acessá-la.

 

Vale lembrar que as visitas na página não significam vendas realizadas. É importante utilizar bem as técnicas SEO para transformar os acessos em resultados.

 

Ao trabalhar com projeto de sala comercial, por exemplo, é mais importante atrair pessoas realmente interessadas e investir na interação com esses usuários. A longo prazo, essa técnica traz um retorno maior para a empresa.

 

Além disso, quando um site está otimizado, isso significa benefícios para um negócio. É importante conhecer os conceitos e técnicas para desenvolver um planejamento e aplicá-lo de forma adequada para sua empresa. 

 

O SEO traz vantagens como:

 

  • Melhora o resultado nas buscas;

  • Ajuda os clientes a encontrarem sua página facilmente;

  • Auxilia no crescimento do número de acessos;

  • Aumenta as chances de vendas.

 

Essa estratégia pode ser aplicada tanto para um estabelecimento que realiza aluguel de mesa para festa de aniversário, como uma imobiliária.

Como usar SEO para otimizar seu site?

Mas afinal, como fazer a otimização do site de forma adequada? Saber o que é SEO e para que serve não é o suficiente para conseguir bons resultados, é necessário saber utilizar bem essa ferramenta. 

 

Para isso, vale a pena conferir algumas dicas e aplicá-las nas suas estratégias:

1 - Escolha boas palavras-chaves

Os mecanismos de busca vão rastrear o ambiente virtual a partir das palavras que o usuário pesquisou. Por isso, é importante selecionar palavras-chaves relacionadas ao site e utilizá-las ao longo da página.

 

Quando um usuário pesquisar “manutenção impressora a laser”, por exemplo, os motores de busca irão localizar os sites com essas palavras.

 

Então, se a empresa trabalhar com esse serviço, é importante utilizá-las em sua página, e isso deve ser feito com bom senso para não deixar o texto cansativo. 

 

Depois de identificar o tema principal e definir termos relacionados a esse assunto, é importante reiterar moderadamente ao longo do texto para tornar mais fácil para o buscador localizar o site.

2 - Elabore conteúdos de qualidade

Lembrando que o uso de palavras-chaves ajudam a localizar o site, mas podem afastar o cliente se não for acompanhado por conteúdo de qualidade. 

 

Se o texto não tiver informação relevante, corre-se o risco do visitante abandonar a leitura e procurar por outra empresa.

 

É importante trazer informações inovadoras e mostrar para o consumidor que aquele estabelecimento entende sobre o que está oferecendo para ganhar sua confiança.

 

Ao criar um site para empresas de demolição de paredes, por exemplo, é importante informar as pessoas sobre esse tipo de serviço. 

 

Um texto inovador, contendo até mesmo curiosidades sobre o assunto pode chamar atenção do usuário e fazê-lo se interessar pela empresa.

3 - Escolha uma URL acessível

Uma URL amigável chama a atenção e atrai acessos para a página, afinal, isso torna a relação com o cliente mais fácil. É interessante que o endereço da URL tenha uma das palavras-chave para facilitar as pesquisas.

 

Quando uma empresa de inspeção elétrica predial desenvolve um site para apresentar seus serviços, é recomendável que essas palavras estejam presentes na URL para facilita a indexação da página quando um usuários busca por esse assunto.

 

Dessa forma, as chances dessa pessoa acessar o link são maiores do que um link confuso, que contém muitos caracteres especiais, por exemplo.

4 - Adequação dos títulos e headlines

A forma como o assunto é organizado ao longo do texto conduz o leitor e direciona sua atenção. Por isso, uma dica que pode ajudar a transmitir a informação de forma adequada é utilizar headlines para hierarquizar o conteúdo.

 

Isso significa iniciar pelas informações mais importantes e depois falar sobre os temas secundários dentro daquele assunto.

 

Para isso, são utilizados subtítulos conhecidos como headline. É interessante que, tanto no título, quanto nos headlines, alguma das palavras-chave seja utilizada.

 

Se um estabelecimento estiver vendendo crachás e for especificar informações sobre crachás para alunos ao longo do conteúdo, é interessante fazer isso usando essas palavras-chaves nos subtítulos, por exemplo. 

 

Dessa forma, a empresa garante uma boa otimização do site nos mecanismos de busca e o usuário consegue encontrar a página mais facilmente.

5 - Links de qualidade 

Se a empresa está preocupada em transmitir informação útil ao cliente e estabelecer uma relação de confiança, é importante apresentar links confiáveis a ele. 

 

Ao sugerir que o usuário acesse outras páginas para complementar o conteúdo, esses links secundários precisam ser seguros e relevantes. Tal estratégia também é chamada de link building.

 

Se uma empresa deseja oferecer serviços de reforma comercial, pode inserir hiperlinks que encaminham para páginas sobre decoração, para enriquecer ainda mais esse conteúdo. Essa é uma forma de agregar informação trazendo links úteis.

 

Uma pessoa que está buscando uma reforma para sua loja vai ficar muito satisfeita se encontrar tudo o que precisa relacionado em um único site: decoração, pintura, consertos e restauração de móveis, por exemplo. 

 

Mesmo que o estabelecimento em questão trabalhe apenas com um desses serviços, vai ganhar a atenção do cliente, pois está oferecendo a ele opções para conseguir tudo o que ele precisa em uma única pesquisa.

 

Isso mostra a preocupação com o consumidor e faz ele se sentir valorizado. Assim, nasce uma relação de confiança e credibilidade.

A importância do SEO no marketing digital

Atualmente, é comum que as pessoas utilizem a internet para executar muitas atividades, principalmente para fazer pesquisas de produtos e serviços, além de obter informações sobre determinado assunto.

 

Isso acontece por causa da praticidade, agilidade e facilidade existente no mundo virtual.

 

Esse recurso digital economiza tempo e melhora a interação das pessoas diariamente. Por isso, é importante que as equipes de marketing de uma empresa se atualizem e adotem estratégias para atuar no meio digital.

 

Uma delas é o SEO. Com ele, é possível aumentar o número de acessos de um site ou blog e, consequentemente, o número de vendas. 

 

Mas é fundamental ressaltar que aumentar as visitas de um site não significa necessariamente uma venda garantida. Para ter resultados, é muito importante trabalhar em o conteúdos valiosos e a relação com o cliente.

Por que usar estratégias digitais?

Hoje em dia, é muito difícil diferenciar um conteúdo online de um conteúdo offline. As pessoas realizam suas tarefas no meio virtual, seja uma atividade de lazer, do trabalho ou pesquisar um produto para comprar.

 

É natural - e até automático - pensar que essa pesquisa é feita pela web. A internet faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, porque torna tudo mais ágil, prático e fácil.

 

Diferentemente do marketing tradicional, que consiste em um método em que a empresa busca seus clientes e os convencia a comprar os produtos, o Inbound Marketing é uma estratégia digital de atração.

 

Nele,são usados artifícios para guiar o usuário fazendo com que ele próprio chegue até o site, por exemplo.

 

Itens simples, como um porta lápis de acrílico, são procurados na internet para se saber onde vende e quais são as opções disponíveis no mercado.

 

Por isso, as estratégias de marketing digital - e dentro delas, encontra-se o SEO - se tornaram tão importantes. Essas técnicas são essenciais hoje em dia para se alcançar maior número de pessoas e obter vantagens que resultam em vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.