4 vantagens de  ter seu próprio aplicativo de rádio web

4 vantagens de ter seu próprio aplicativo de rádio web

O aplicativo de rádio web está entre os preferidos dos usuários de dispositivos móveis, ou seja, praticamente de todas as pessoas que usam um celular ou smartphone na maior parte do seu dia.

É muito difícil encontrar alguém que saia de casa sem celular, afinal, eles estão presentes na vida das pessoas constantemente. 

Essa realidade continua aumentando por conta da evolução tecnológica e das facilidades que esse pequeno dispositivo traz.

No Brasil, existe pelo menos um aparelho para cada habitante, o que significa que a sua rádio web pode ser ouvida por milhões de pessoas. Só que, para isso, é necessário trabalhar com os aplicativos.

Quem sempre sonhou em ter uma rádio para compartilhar música e informação, pode encontrar a realização nesses aplicativos. O investimento é muito baixo, ou seja, não é preciso ter um capital na mesma infraestrutura de uma rádio física.

Com o passar do tempo e fazendo um bom trabalho, é possível transformar esse pequeno investimento em um ganho expressivo. Trata-se de algo rentável, assim como outros projetos que envolvam a internet.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é uma rádio web, como fazê-la, as vantagens do aplicativo de rádio para as pessoas, além do que levar em conta para criá-lo e sua importância. Acompanhe!

No que consiste uma rádio web?

Uma rádio web também é conhecida como rádio online, e sua programação é transmitida por meio de streaming na internet. As transmissões funcionam gratuitamente e de maneira muito simples.

Tudo é feito por meio de um servidor que emite os programas ao vivo ou gravados, e isto se transformou em uma estratégia para as rádios tradicionais sobreviverem aos avanços tecnológicos.

Tanto a rádio AM (Amplitude Modulada) quanto FM (Frequência Modulada) se lançaram no meio digital, pois sabem que dessa maneira podem atingir um número muito maior de pessoas, o que melhora a sua audiência.

A internet facilitou muitas áreas, principalmente relacionadas à comunicação, como uma gravação de áudio para propaganda. Foi nessa onda de recursos digitais que surgiu a rádio web e revolucionou as transmissões.

Não importa onde a pessoa esteja, dentro ou fora do país, ela poderá acessar os programas ao vivo, bastando, para isso, ter uma conexão com a internet.

Como fazer uma rádio web?

Para começar, é necessário um computador com pelo menos 2 GB de memória, além de um processador de, no mínimo, 1 GHz.

Para fazer sua rádio web, também é preciso ter um servidor, sendo que existem muitas opções disponíveis. 

O serviço de streaming é o som da rádio, que permite que uma quantidade de pessoas se conecte a ela ao mesmo tempo.

Por fim, é necessária uma conexão banda larga, que tenha possibilidade de 300 k para upload. Esses itens serão praticamente o estúdio musical profissional para sua rádio.

Tendo todos esses elementos, é possível criar uma rádio web de maneira simples e profissional. Além de ser fácil de fazer, também é de sintonização acessível, afinal, basta entrar no site para que ela funcione.

Benefícios de ter seu próprio aplicativo para rádio

Além da comodidade em ter uma plataforma especializada para a rádio, possuir esse aplicativo traz uma série de vantagens. Dentre elas podemos citar:

1. Maior alcance e conhecimento do público

O aplicativo permite que os ouvintes tenham acesso à programação, independentemente de onde eles estejam. Dessa forma, uma rádio web brasileira pode ser ouvida por alguém que esteja no Japão, por exemplo.

Isso é o oposto do que acontece com uma rádio tradicional, pois o ouvinte precisa estar dentro da área de cobertura. Então, uma rádio que funcione em Campinas não vai funcionar se o ouvinte estiver em São Paulo.

Eles terão acesso ao conteúdo pelo celular, bastando, para isso, que façam o download do aplicativo. Também não há interferências e problemas de transmissão.

Além do mais, conhecendo as preferências dos ouvintes, é possível disponibilizar um conteúdo que seja interessante para eles.

Um aplicativo otimizado, juntamente com um microfone sennheiser e904, indica quais temas são mais relevantes, tornando toda a tarefa muito mais simples. Algumas informações que podem ser obtidas são:

  • Horários que os ouvintes costumam ouvir a rádio;

  • Onde ela é mais ouvida;

  • Atrações que fidelizam o público;

  • Perfil dos ouvintes.

Com base nessas informações, é possível melhorar a rádio e conquistar um número maior de pessoas.

2. Estar mais presente e interagir com os ouvintes

É possível estar sempre presente na vida do ouvinte, mesmo quando ele não estiver conectado. Exemplo disso é enviar notificações, sempre que alguma programação que ele gosta estiver para começar.

O ouvinte será direcionado para o conteúdo que se deseja chamar a atenção, e quando usado com moderação, é um verdadeiro aliado na fidelização, assim como oferecer garrafa de vinho para lembrança.

Ademais, as rádios web podem interagir muito mais com os ouvintes. Elas abrem espaço para que eles enviem mensagens com textos, fotos e vídeos, que poderão ser comentados durante a programação.

Esses artifícios prendem a atenção do público, principalmente se envolverem sorteios e promoções.

O que é importante para criar a sua rádio web?

Depois de entender as vantagens do aplicativo de rádio, é fundamental saber como desenvolvê-lo. Para isso, é necessário:

1. Desenvolver código fonte

Antes de disponibilizar o app, é preciso verificar o código fonte, para encontrar possíveis erros. Se isso não for feito, o aplicativo pode chegar até o usuário com erros, atrapalhando sua experiência.

Isso é tão importante quanto um software restaurante por quilo, que auxilia o restaurante nos pedidos, evitando que aconteçam erros.

Essa situação pode rebaixar a rádio por parte dos ouvintes, que vão classificar o aplicativo como ruim ou de baixa qualidade, o que afetaria o número de downloads.

2. Ter um design e funcionalidades inteligentes 

A configuração do aplicativo tem grande influência, pois antes de ouvir as músicas, a primeira experiência do usuário é com a interface. Se ela não é atrativa e um tanto confusa, o futuro ouvinte pode desistir do download.

Portanto, é necessário dedicar um tempo para trabalhar o design, fazendo com que ele seja desenvolvido de acordo com o público-alvo.

Tudo o que envolve a interface, como cores, fontes, imagens e funcionalidades devem ser desenvolvidos com foco na experiência do usuário.

Mais do que um layout bonito, como uma ibanez k7, as funcionalidades do aplicativo também devem ser simples e acessíveis para que os usuários consigam usá-las com facilidade, sem se sentirem confusos.

Dentre as funcionalidades, a mais importante é o consumo de músicas. É importante mostrar o nome da música que está tocando de maneira útil, para manter o usuário bem informado.

Também é interessante que ele possa interagir e pedir as músicas que deseja ouvir. Essa sensação de “ligação” faz com que o ouvinte passe mais tempo conectado.

3. Alertar sobre erros

Por mais que o aplicativo da rádio seja simples e intuitivo, alguns usuários podem cometer erros enquanto utilizam. Um exemplo disso é excluir uma playlist, enviar para a rádio mensagens que seriam para outras pessoas, entre outros deslizes.

Esses equívocos podem causar embaraço e deixar o ouvinte insatisfeito. 

Para evitar esses problemas, pode ser usado um grande painel de publicidade virtual que avise a ação que está prestes a ser realizada.

O aplicativo pode abrir uma notificação que indique o resultado de determinada ação, perguntando ao usuário se ele quer confirmá-la. Para ficar ilustrar, pode aparecer uma mensagem como: “você tem certeza que deseja excluir a playlist?”.

Importância de ter um aplicativo

Os aplicativos desenvolvidos para a criação de rádios web, como os da LW Hosting, são responsivos e funcionam bem nas telas mobiles.

Ao contrário do que acontece com algumas plataformas streaming, este não impede que o ouvinte feche a tela e continue ouvindo suas músicas. Portanto, o usuário poderá usar outras funções do celular, sem que a rádio seja interrompida.

Além disso, o aplicativo para rádio web é próprio para diferentes sistemas, como Android e iOS. Isso permite que a pessoa ouça a programação da rádio, envie mensagens, pedidos de músicas, etc, tudo ao mesmo tempo.

É possível personalizar o app com o logotipo da rádio, tanto no topo da tela principal quanto no ícone do aplicativo. Isso permite uma maior identificação, além de melhorar a experiência do usuário.

Conclusão

A tecnologia trouxe muitas mudanças e inovações, como no caso do painel em ps, mas, sem dúvida, mudou ainda mais o modo como as pessoas realizam diversas atividades, como ouvir música online.

Por meio de seus celulares, o ouvinte pode baixar os aplicativos de suas rádios preferidas e também daquelas que foram criadas nesse ambiente. Com isso, podem ouvir a programação quando e onde quiserem.

Para os donos dessas estações, essa facilidade é ainda melhor, pois ela permite um alcance maior de pessoas, sem que para isso seja necessário um grande investimento.

Portanto, se você sempre sonhou em ter a sua própria rádio, este é o momento de aproveitar os recursos que a tecnologia tem a oferecer e planejar a sua programação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos