4 truques que vão fazer você chegar ao sucesso na criação de site

4 truques que vão fazer você chegar ao sucesso na criação de site

O marketing digital é a mais nova febre do momento, nenhuma empresa que pretende sobreviver no atual cenário e almeja alcançar sucesso pode negligenciar o seu poder. Para isso, a criação de site se mostra como uma das opções principais para essa estratégia.

 

O site é o endereço virtual onde se encontram reunidos os principais elementos que constituem a primeira impressão que o cliente tem de uma loja ou instituição. 

Assim, dispor dessa ferramenta significa ter em mãos o conjunto de valores que ela agrega no negócio.

Se uma pessoa precisa realizar um trabalho de última hora para a faculdade e resolve buscar por serviço de gráfica rápida no Google, as empresas que dispõe de um site talvez não se diferenciem muito das demais, por se tratar de uma busca por um comércio local.

Mas, quando o que está em jogo é a expansão total de um negócio, para além das fronteiras de uma cidade, chegando à escala nacional e às vezes, até mesmo internacional, a criação de um site é a única forma possível de fazer uma empresa crescer.

Gerando autoridade e expressando profissionalismo, um site corporativo dá uma cara nova à empresa, possibilitando que ela seja acessada por pessoas que de outra forma, não chegariam sequer a conhecê-la.

Para apostar nisso, é necessário primeiro entender os mecanismos por trás do bom funcionamento desta ferramenta, bem como os métodos de engajamento mais eficazes, para que o site seja dinâmico como um totem informativo.

Por isso, este post tem como objetivo informar os principais benefícios de adquirir um site para uma empresa no atual momento do mercado, salientando a grande necessidade da definição da persona do negócio para que a ferramenta seja aproveitada ao máximo.

No fim, será possível observar também quatro dicas para inserir um site na estratégia de marketing da empresa, fazendo com que ela obtenha uma versão online de material de limpeza.

A importância de ter um site para a empresa

Adquirir um site corporativo é uma decisão tão importante que até mesmo as empresas que antes faziam uso dos meios tradicionais de marketing têm aprendido a fazer surfar na onda da internet como meio para aumentar o seu alcance.

A meta dessas corporações é, claramente, aumentar as vendas em consequência dessa otimização da comunicação.

Mas, a realidade por trás do marketing digital é muito mais profunda. Na verdade, existem profissionais que possuem um site ou blog como única ferramenta de divulgação dos seus serviços e, ainda assim, fazem sucesso e ganham muito dinheiro com essa estratégia.

Apostar na criação de um site é como montar um banner lona com suporte. Para que se obtenha sucesso na divulgação, é preciso que a ferramenta seja bem estruturada e esteja bem posicionada.

Fazendo desta forma, além de ultrapassar as barreiras físicas, possibilitando o alcance de pessoas em todo o planeta, com um site bem elaborado uma empresa é capaz de realçar a autoridade que exerce sobre o nicho do seu mercado.

Dessa forma, ela poderá ser encontrada facilmente pelas pessoas nos principais mecanismos de busca da internet.

Diversos profissionais e empresas preferem optar por manter apenas perfis nas principais redes sociais, o que não deixa de ser uma estratégia que também é válida. Porém, apesar de viável, esse procedimento possui os seus pontos negativos.

Entre redes sociais que diminuem o alcance das publicações que não adquirem anúncios pagos e outras limitações próprias das plataformas, a criação de um site depende, hoje em dia, basicamente do bom ranqueamento no Google a partir do cumprimento das regras.

Benefícios de adquirir um site

É muito comum ver aquele fenômeno em que alguém busca por uma empresa ou produto no buscador e não encontrando um site desse negócio, desiste e resolve procurar por outra marca. Isso é um sinal de que o primeiro atributo obtido do site é o profissionalismo.

Além disso, é possível listar mais esses quatro benefícios obtidos a partir da criação de um site, a saber:

  • Aparecer nos resultados dos buscadores;

  • Possibilitar a visualização dos detalhes;

  • Ganhar força e credibilidade no mercado;

  • Obter um canal aberto 24h por dia.

Mas, acima de tudo, a maior das vantagens de se obter um site é a possibilidade de armazenar os dados dos visitantes de maneira voluntária, isto é, captar leads.

Por meio da captação de leads é possível capturar pessoas interessadas nos produtos, serviços ou qualquer outra coisa que o profissional ou a empresa possa oferecer.

Apesar do lead ainda não ser um cliente, esse tipo de visitante está, por conta do contexto que o site proporciona, a meio caminho andado para se tornar um.

Uma loja que vende peças industriais, ao receber a visita de alguém que procura por um selo mecânico cartucho duplo, mas não possui mais essa peça no estoque, pode garantir por meio das ferramentas do site, que o cliente entre na lista de espera do produto.

Dessa forma, um site de sucesso é um forte aliado na captação de leads e fidelização de clientes, uma vez que, por meio dele, o público pode consumir o seu conteúdo, receber os seus e-mails e se inscrever para receber essas entregas constantemente.

Isso tende a fortalecer e estreitar o relacionamento com as pessoas, sempre possuindo como meta convertê-las em clientes.

Após isso, a missão estará quase cumprida, mas não realizada em plenitude. Depois da conversão, é necessário continuar nutrindo este relacionamento, fazendo com que esse cliente continue comprando na empresa e, de maneira conveniente, indicando amigos.

Definindo a persona do negócio

Para obter sucesso com o novo site criado, a empresa precisará compreender uma grande necessidade existente nas campanhas de marketing da atualidade. Todo negócio precisa definir a sua persona.

A persona é uma representação do cliente ideal da empresa, que é descoberta a partir dos dados quantitativos e qualitativos advindos das pesquisas de mercado e concorrentes, e perfis de clientes existentes na realidade.

Por exemplo, o cliente ideal ou a persona de uma empresa de lavagem de colchão a seco certamente são mães e pais de família assalariados que desejam depositar os seus pertences em uma lavanderia, para que esta cuide de toda a limpeza.

Essa estratégia consiste na exemplificação do comprador ideal, e é justamente por isso que faz uso do termo inglês, buyer persona.

A importância de definir a persona

Logo após realizar uma avaliação de mercado, a determinação das personas é a etapa que vem em seguida na lógica da definição, tanto da estratégia de marketing quanto da ideia por trás do produto e do negócio no geral.

Afinal de contas, a constituição dos produtos e negócios, bem como as atividades de marketing, advém dos conhecimentos a respeito do público-alvo. É justamente a persona da empresa que auxilia em todas essas decisões.

Por isso, é correto afirmar que estão entre os passos básicos que a definição da persona do produto ou serviço ajuda a tomar algumas ações como:

  • O direcionamento do desenvolvimento;

  • A criação de conteúdo;

  • O uso dos dados coletados;

  • Estratégias de retenção de clientes.

O resultado que é obtido através de toda a definição da persona de um negócio é que ele alcance uma grande parcela da atenção dos seus visitantes de alto valor, que significa atrair leads dispostos a comprar, facilitando o processo de conversão e retenção.

As estatísticas apontam por meio disso, um aumento no número de visitas e da duração dessas visitas nos sites.

Isso significa que investir na criação da persona ideal que, por exemplo, faz o contrato de uma limpeza de piso laminado durafloor terá o potencial de qualificar a comunicação e potencializar os resultados.

4 truques para causar impacto com um site

Por fim, após constatar a importância de construir uma buyer persona para alcançar todos os benefícios proporcionados pela criação de um site e vislumbrar o efeito positivo que essa ferramenta possui sobre o marketing da empresa, é necessário listar algumas prioridades.

Dessa forma, para que um site logre sucesso na estratégia de comunicação de uma organização será necessário:

  1. Definir um objetivo;

  2. Fazer uso de SEO;

  3. Construir um visual esteticamente harmônico;

  4. Utilizar gatilhos mentais.

Um site de sucesso sempre nasce com um propósito, para que viva até o fim em busca do seu pleno cumprimento.

Por esta razão, mesmo que haja dúvidas iniciais a respeito do objetivo, defini-lo sempre será extremamente necessário.

Depois disso, entram as técnicas de SEO, cuja sigla em português significa Otimização dos Mecanismos de Busca. Trata-se, basicamente, de utilizar no texto as palavras-chave mais procuradas pelos internautas dentro daquele determinado assunto.

Junto a isso, um design bem elaborado e o uso dos termos eficazes da redação persuasiva, a estratégia de marketing por trás do site funcionará como um andaime tubular galvanizado, e estará bem armado para sustentar o negócio, com cada peça em seu lugar.

Considerações finais

Sendo assim, o marketing digital está em grande evidência no mercado atual, não existem limites para o uso das plataformas virtuais dentro de uma linha estratégica.

Dessa forma, o uso de sites para alavancar uma empresa consiste não só em uma alternativa viável, mas a mais importante ferramenta para as empresas formais do momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.