4 estratégias de branding para o seu site

4 estratégias de branding para o seu site

O branding é uma estratégia fundamental nos dias de hoje, uma vez que é esse recurso que vai fazer com que as pessoas se lembrem imediatamente da sua marca, quando pensarem em um produto ou serviço que seu negócio vende.

 

Se parar para refletir, vai perceber que quando pensa em um certas mercadorias ou serviços, algumas marcas aparecem primeiro na sua mente. Isso acontece com aquelas que fizeram um bom trabalho de branding.

Ao longo do tempo, elas se tornaram muito mais fortes e mostraram sua relevância no mercado em que atua, tornando-se líderes de um segmento.

O branding precisa ser trabalhado em todos os canais usados pela empresa, principalmente na internet, onde o fluxo de pessoas é muito maior e pelo fato de se tratar de um espaço para se comunicar com as organizações.

Dificilmente a sua marca vai ficar conhecida fazendo apenas propagandas na TV quando, na verdade, ela precisa construir sua presença na internet, principalmente no site institucional, que é seu canal oficial nesse meio.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo vamos explicar o conceito de branding, falar um pouco sobre sua importância e listar as estratégias mais eficientes para trabalhá-lo dentro do site.

O que é branding?

O branding é a maneira como uma empresa administra suas estratégias de marketing. Em outras palavras, trata-se da gestão de marca, o que inclui planejamento de longo prazo, criação de elementos para a identidade visual, dentre outros.

Tudo isso é feito com o objetivo de potencializar o modo como a companhia é percebida e como é vista dentro da mente dos consumidores.

Ao trabalhá-lo, uma empresa de terceirização de cosméticos precisa cuidar do modo como é planejada, estruturada, gerida e promovida. Assim sendo, os stakeholders conseguem compreender melhor seu posicionamento, ou seja:

  • Clientes;

  • Fornecedores;

  • Parceiros;

  • Colaboradores.

Consequentemente, a empresa passa a ter uma boa reputação com o público e ainda consegue crescer de maneira sustentável.

O propósito do branding é fazer o negócio crescer de maneira inteligente, respeitando o que a marca é e de que maneira deseja ser vista no mercado.

Importância do branding dentro do site

Antes de entender a importância do branding para o site, primeiro é necessário compreender que os produtos possuem um ciclo de vida, mas as marcas precisam durar mais.

Depois de definir quem é a empresa, fica muito mais fácil começar a comercializá-la. Nesse contexto, o branding traz muitas vantagens, como melhorar o reconhecimento da empresa.

Essa estratégia é fundamental para aumentar o reconhecimento da empresa e mostrar para o cliente que é a opção certa de negócio, o que acontece por meio da escolha de um bom logotipo, que vai tornar a empresa memorável e poderosa.

Para uma empresa de manutenção camara fria, significa trazer uma aparência profissional e aumentar a credibilidade do negócio. Por essa razão, é bem mais provável que as pessoas desenvolvam confiança no seu empreendimento.

O site é um dos canais mais importantes para o marketing digital, tendo em vista que os usuários são direcionados para ele quando clicam em um anúncio ou quando desejam se comunicar com a organização.

A marca vai apoiar as estratégias publicitárias e os canais de marketing utilizados, mas, para isso, é necessário definir o público e ter certeza de que está alcançando as pessoas que realmente se interessam por seus produtos e serviços.

O branding fortalece a marca, o que é essencial para o sucesso dos negócios e a continuidade dele no futuro, tendo em vista que uma marca eficaz fará com que a empresa seja mais valorizada.

Consequentemente, também será lembrada por mais pessoas, que vão falar sobre ela dentro de seu círculo social. Toda essa referência é crucial para o sucesso do negócio e faz com que ele se torne conhecido e memorável.

Contudo, para aproveitar todas essas vantagens, desde o projeto de ponto comercial até as ações dentro da internet precisam seguir as características do branding. Assim, é necessário conhecer as estratégias dessa prática.

Como melhorar o site com o branding?

Existem várias estratégias de marketing digital que fortalecem o branding do seu negócio e podem ser aplicadas no site. Dentre elas estão:

1.    Divulgar o site nas redes sociais

As redes sociais são excelentes canais de relacionamento e podem ser usadas por qualquer tipo de companhia, mas é importante lembrar que elas não são usadas pelas pessoas que têm a intenção de comprar algo.

Você mesmo, como usuário, nunca acessou o Facebook ou o Instagram para comprar um produto ou serviço, o que significa que essas plataformas servem para divulgar conteúdos, estreitar o relacionamento com o público e iniciar uma conversa com as pessoas.

Logo, uma clínica de exame de raspagem de pele cachorro não precisa estar em todas as redes sociais. Na verdade, deve avaliar aquelas que são mais usadas pelo seu público e descobrir a quantas consegue se dedicar.

Lembre-se também que, para construir uma boa presença nesses canais, é necessário usar boas imagens, se dedicar, saber editar conteúdos e investir na criação de materiais escritos.

2.    Trabalhar com mídia paga

Assim como no caso das estratégias de marketing offline, a internet também possui ações pagas, que são anúncios exibidos nos buscadores, redes sociais e sites comuns.

Investir em mídia paga é uma excelente opção de marketing digital para qualquer negócio que queira obter resultados mais rapidamente.

Ela também torna as estratégias de branding mais fáceis de mensurar, para então verificar se estão de acordo com os objetivos comerciais do negócio.

Ademais, é uma forma de colocar o site da organização entre os primeiros resultados de pesquisa dos buscadores, como o Google.

3.    Criar conteúdo de valor

Quando uma pessoa pesquisa algo no Google, como auto elétrica para caminhão, não quer apenas saber o preço dos serviços oferecidos, mas também conhecer um pouco mais sobre seu mercado e obter diferentes tipos de informações.

Isso acontece porque estamos na era da informação, e a internet mudou muito o comportamento do consumidor moderno, que está muito mais exigente e atento.

Para atender a essas mudanças e necessidades surgiu o marketing de conteúdo, uma estratégia que consiste na produção de materiais ricos e relevantes, que abordam assuntos do interesse do público e estão relacionados ao mercado do negócio.

Por meio dele, é possível criar um relacionamento de confiança com as pessoas, aumentar a credibilidade da marca e se tornar uma referência naquilo que faz.

Inclusive, os conteúdos são usados dentro do funil de vendas, recurso do qual a marca forma a sua base de e-mails e começa o trabalho de nutrição para converter visitantes em leads e leads em potenciais clientes.

Uma pessoa que consumiu os conteúdos de uma empresa de lavagem de tapetes grandes está muito mais propensa a comprar sua solução do que aquela que ainda não conhece esses materiais.

Embora o objetivo não seja vender, o marketing de conteúdo ajuda nesse sentido porque atrai as pessoas para o site, mostra a eficiência da marca, aumenta a sua credibilidade, conquista a confiança do público e desperta o interesse pelos produtos e serviços.

Outra vantagem dessa ação é que ela pode ser trabalhada em diferentes formatos, algo muito valioso porque nem todas as pessoas gostam de ler um texto ou assistir um vídeo. Alguns preferem imagens, áudios ou infográficos.

Para fortalecer ainda mais o branding do site, um fabricante de ferro de passar semi industrial pode criar um blog para publicar os artigos e usar as redes sociais para divulgá-lo e incentivar as pessoas a visitarem o site.

4.    Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, e trata-se de um conjunto de estratégias que posiciona as páginas de um site nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Tendo em vista essa definição, não é necessário pensar muito para descobrir porque ele ajuda a fortalecer o branding do site.

Estar bem posicionado é fundamental para impactar mais pessoas, pois a empresa será facilmente encontrada na internet, receberá mais visitantes em seu site e, com isso, consegue aumentar o número de conversões.

O SEO envolve a produção de bons conteúdos como mencionamos anteriormente, uso de tecnologia para melhorar a experiência do usuário, escolha de palavras chaves e design responsivo para que as páginas possam ser acessadas de qualquer dispositivo.

Considerações finais

Mesmo uma fábrica de brocas deve trabalhar o branding de sua marca em todos os canais que utiliza, o que inclui o site institucional, afinal, é o endereço oficial do negócio na internet e a base para todas as estratégias de marketing digital.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e como pode trabalhar o branding nessa plataforma para aproveitar todas as suas vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.