4 dicas para você se tornar um grande locutor

4 dicas para você se tornar um grande locutor

A tarefa de um locutor não é tão simples, como pode parecer para quem escuta os programas já prontos. Muitos elementos modificam a qualidade da locução, sendo fundamental buscar melhorias e permanecer em constante crescimento profissional.

 

É através da voz que esse profissional dá vida para as mensagens que transmite. Embora seja um canal de comunicação antigo e pouco usado hoje em dia, ainda é um recurso importante. 

 

Especialmente porque escutar alguém narrando algum um produto ou serviço, seja na televisão, no rádio, na internet, lojas e supermercados, entre outros segmentos, humaniza determinada campanha.

 

A sensação de que existe uma pessoa por trás das ideias passadas pelo anúncio do comercial, aproxima o cliente da empresa e cria um relacionamento de confiança e credibilidade.

 

Esse vínculo ajuda a destacar a marca em meio ao público ouvinte. É uma forma de construir a identidade de um negócio e criar aspectos de reconhecimento para quem ouve. 

 

Inclusive, alguns hábitos tem influência positiva para manter uma boa locução, tais como:

 

  • Beber água em temperatura ambiente;

  • Comer verduras e frutas, como maçã; 

  • Evitar comer chocolate;

  • Preservar a voz.

 

Uma medida que pode ajudar a preservar a voz e manter uma boa locução é desenvolver um plano alimentar individualizado. Além de fazer bem para a saúde e para o corpo, essa é uma ação que vai cuidar bem da voz do profissional.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o locutor, sua importância e benefícios, além de dicas de como se tornar um bom profissional, acompanhe a leitura deste artigo.

Como é a profissão do locutor?

O locutor é o responsável por dar voz à programas de rádio, televisivos, comerciais, entre outros, conforme mencionamos anteriormente. 

 

Mas não só isso, ele também é responsável pela gravação de áudio para propaganda e anúncios comerciais ao longo da programação de uma emissora. 

 

Esse profissional realiza entrevistas e interage com o público, sendo ele quem empresta sua voz para transmitir informações sobre um produto ou ideia. Logo, o cuidado com o corpo e a voz é muito importante para poder se comunicar bem.

 

Também é fundamental conhecer os diversos equipamentos usados para realizar as gravações dentro de uma emissora de rádio. Essa informação permite transmitir a mensagem de forma adequada aos consumidores daquela mídia.

 

Um estúdio de rádio, por exemplo, é composto por muitos aparelhos, sendo utilizados aparelhos como microfone sennheiser e906, podendo alguns serem melhores aproveitados quando usados em determinadas gravações e transmissões.

 

Também é válido considerar o formato e material elaborado para esses equipamentos, para receberem o som de um modo específico.

A importância de se aprimorar constantemente

Assim como ocorre em outras profissões, o locutor precisa se aprimorar com frequência, para alcançar resultados cada vez melhores. 

 

Por exemplo, como em um negócio, dos quais os rendimentos dependem do desempenho de seus funcionários para atingir boas métricas e obter retorno positivo.

 

Dentro do ramo da locução, desenvolver um bom trabalho significa enviar mensagens com as informações corretas e adequadas, de acordo com o público-alvo. Lembrando que esse profissional lida diariamente com a comunicação através da percepção auditiva do ouvinte.

 

Desse modo, é essencial conhecer o jeito correto de fazer isso e acompanhar as mudanças do mercado, do comportamento do público e suas preferências, para poder adequar o serviço oferecido em relação às necessidades das pessoas.

 

Uma auto escola para aprender dirigir trabalha com regulamento e critérios em vigor diferentes do que alguns anos atrás. Essa informação é muito relevante para quem deseja iniciar aulas de direção hoje em dia. 

 

Por isso, quando o locutor falar sobre esse tipo de serviço, precisa deixar claro como funciona para o ouvinte receber a informação correta e atualizada. 

 

A transparência e o compromisso com a verdade permite criar um vínculo de confiança entre quem locuciona, e quem é o ouvinte.

 

Por isso, é necessário manter-se bem informado sobre as transformações do mercado e dos hábitos dos consumidores. Dessa forma, é possível prestar um serviço de qualidade.

Como se aperfeiçoar na locução

Para realizar um bom trabalho, conquistar a atenção e interesse dos ouvintes e obter um retorno positivo para aquela produtora de áudio ou rádio, é preciso saber como aprimorar a locução. É interessante observar algumas dicas que vão ajudar nesse sentido.

1 - Conhecer o público

Na prática, o locutor atua como se estivesse conversando diretamente com quem recebe a mensagem, portanto, conhecer seu público e saber quem ouve sua voz é fundamental. 

 

Só assim o locutor é capaz de conseguir aplicar o tom de voz correto e interagir de forma efetiva com as pessoas.

 

Além disso, esse conhecimento conta o que aquele ouvinte gosta, qual é seu tipo de consumo e hábitos. Dessa forma, essa o responsável vai saber o que deve inserir na programação da rádio quando fizer uma produção musical gospel, por exemplo.

 

Conhecendo o seu público, é possível fornecer dados essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio porque permite saber quais produtos e serviços oferecer para atender a demanda do mercado de forma adequada.

 

Quando se trata de um canal de comunicação, o comportamento das pessoas que recebem a mensagem é ainda mais relevante. Seus hábitos cotidianos interferem diretamente na eficiência desse tipo de trabalho.

 

É preciso saber quais horários as pessoas escutam a rádio, qual faixa etária costuma ouvir em cada período do dia para transmitir a mensagem ideal e o que essas pessoas fazem enquanto estão escutando. 

 

Ter noção da rotina do público-alvo ajuda a elaborar uma programação dinâmica, com um conteúdo que o ouvinte seja capaz de assimilar a informação, ao mesmo tempo em que realiza outros afazeres.

2 - Escolher as palavras

O perfil do consumidor de cada segmento também mostra para o profissional da locução como a linguagem deve ser trabalhada para atrair esses consumidores. Isso permite escolher as palavras certas, dentro do vocabulário usado naquele ramo.

 

Quando for comentar sobre questões referentes a saúde, clínicas médicas, recomendações de exames e cuidados nessa área, por exemplo, o locutor pode mencionar a relevância de um check up básico, sabendo que será compreendido.

 

Cada área do mercado utiliza um conjunto de palavras específico para tratar de seus serviços, equipamentos e produto, além de mencionar as diversas situações que eles se aplicam. 

 

É esperado que uma pessoa interessada em algo de determinado setor, ou um cliente recorrente, tenha conhecimento desses termos. Por essa razão, o uso de palavras específicas ajuda a direcionar a mensagem e até mesmo funcionar como um gatilho mental.

3 - Estudar o nicho

É preciso que o locutor conheça o setor que atende para prestar um serviço de qualidade e eficiência aos ouvintes. Ou seja, é necessário justamente estudar as diversas áreas para entender a relação entre os consumidores e as empresas.

 

O locutor também deve ter um conhecimento amplo das regras de cada ramo comercial e do léxico utilizado por eles (seu vocabulário específico). Esse estudo dá liberdade para abordar vários assuntos diferentes, com a garantia de alcançar as pessoas certas.

 

Ao fazer um anúncio para uma papelaria, o profissional precisa lembrar de mencionar os produtos que aquele estabelecimento oferece para a população que está escutando o comercial, incluindo itens como agenda personalizada com logo.

 

A pesquisa constante sobre termos, lugares, contexto econômico e dinâmica do mercado ampliam o repertório do locutor, para que ele seja capaz de abordar diversos assuntos. 

 

É essencial estudar frequentemente, mesmo depois de ter a atuação profissional consolidada.

 

Essa questão aplica-se a muitas situações que se modificam facilmente hoje em dia, e o profissional precisa manter-se atento em relação às tendências para transmiti-las ao público corretamente. 

 

As salas para treinamento são muito utilizadas, apesar de tornaram-se populares há pouco tempo, então é fundamental saber como abordar esse assunto, por exemplo. 

4 - Cuidados pessoais

Como já dissemos, para o locutor, sua voz é sua ferramenta de trabalho, portanto, os cuidados com a sua saúde vocal são essenciais. Além de garantir boas condições de saúde, essas precauções permitem um bom desempenho com resultados positivos.

 

É importante ficar atento com horários de alimentação e descanso, respeitar as horas de sono, manter alimentação saudável e não forçar a fala, dentre outros cuidados. 

 

Essas recomendações evitam problemas como: garganta inflamada, voz rouca, desgaste das cordas vocais e até danos mais graves, que podem impedir o locutor de exercer seu trabalho temporariamente.

Benefícios de buscar o crescimento na área

Todos aqueles que buscam o crescimento profissional alcançam melhores resultados para a empresa, da mesma forma que também desenvolvem suas habilidades e são capazes de realizar trabalhos cada vez melhores.

 

Para o locutor, aprimorar sua capacidade de atuar significa criar vínculos cada vez mais humanos com seu ouvinte. Ou seja, estabelecer uma relação na qual existe um diálogo com a pessoa escutando-o do outro lado.

 

Nesse contexto, é muito produtivo para a emissora de rádio ou produtora de áudio que conquiste audiência e cative as pessoas, bem como traz benefícios para as empresas que anunciam através desse canal, uma vez que leva informações relevantes da sua marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.