4 dicas para sempre ter boas pautas no programa de Web Rádio

4 dicas para sempre ter boas pautas no programa de Web Rádio

Assim como todo meio de comunicação, uma web rádio demanda conteúdos que sejam atraentes. Eles são trabalhados por meio da elaboração de pautas, que precisam ser criativas e compatíveis com aquilo que o público se interessa.

 

A pauta também é algo constante em jornais, TVs e revistas, e seu papel é desenhar o que vai acontecer, de modo a orientar o repórter ou, neste caso, o locutor da web rádio, a executar seu trabalho.

Uma programação pode ser alterada, assim como no caso dos filmes, tendo como base a realidade na hora de fazer a reportagem ou qualquer mudança na hora de falar sobre um determinado assunto.

Sabe-se que a pauta está presente nos veículos tradicionais de comunicação, mas na verdade, é importante para qualquer empresa que trabalhe com conteúdo e produção de materiais criativos, como é o caso das web rádios.

Também conhecida como briefing por alguns profissionais, a pauta é fundamental para qualquer tipo de estratégia de conteúdo.

Sua estruturação define os rumos do conteúdo, e por essa razão, vamos explicar a importância de uma pauta bem elaborada, como garantir sua qualidade, além de algumas dicas para exercitar a criatividade.

Importância de uma pauta bem elaborada

Fazer uma boa pauta e saber planejá-la é importante por diversas razões, sendo uma delas considerando que é dessa forma que a rádio online consegue padronizar os temas trabalhados.

Ela também terá mais facilidade para produzir os conteúdos e otimizar aquilo que será feito futuramente. Além disso, tem mais facilidade para terceirizar a produção e a revisão dos materiais e garante mais qualidade para os ouvintes.

Assim como no caso do blog de uma empresa de serviço de copeira, ao trabalhar boas pautas, é possível aumentar o reconhecimento da rádio por parte do público.

Além disso, tudo o que é abordado durante as transmissões pode ser publicado posteriormente no site ou blog da rádio para que possa ser consumido pelos usuários em algum momento.

Materiais bem trabalhados são facilmente encontrados pelos buscadores, que fazem um tipo de leitura em tudo o que é postado na internet, de modo a analisar aquilo que é relevante e confiável.

É por isso que na hora de elaborar a pauta para a rádio, é necessário escolher um título adequado, as palavras-chave que farão parte dela, bem como a organização do texto de maneira coerente, dentre outras ações.

Como elaborar pautas de qualidade?

Sabendo qual é a importância das pautas para uma web rádio, nada melhor do que saber como elaborá-las. Quem possui esse tipo de plataforma, certamente quer fazer com que ela se transforme em um bom negócio e que seja capaz de agradar os ouvintes.

Para fazer isso, além de ter um bom alcance de sinal, é fundamental saber melhorar o conteúdo da rádio. Depois disso, vale dinamizar a programação e atrair a atenção das pessoas. 

Portanto, para elaborar boas pautas, algumas das melhores práticas são:

1.    Apostar em questões locais

As pessoas gostam de se manter informadas sobre notícias e acontecimentos de sua região, portanto, procure focar nessas questões, de modo a oferecer uma característica local à programação.

Comece a falar mais sobre a cidade e região, mencionando eventos que acontecem no município, sendo interessante até mesmo fazer a cobertura desses acontecimentos. 

Aliás, as vantagens de elaborar esse tipo de pauta são muitas, como:

  • Criar programação diferenciada;

  • Estreitar os laços com a comunidade;

  • Fidelizar os ouvintes;

  • Evitar grandes concorrências.

Se mais pessoas de uma localização ouvem a sua web rádio, então empresas locais, como uma de terceirização de portarias, vão se interessar em anunciar com você.

2.    Investir em outros canais

Os ouvintes não se comunicam com as rádios apenas por telefone, principalmente quando se trata de uma rádio online. Nesse caso, a comunicação pode acontecer pelas redes sociais, e-mail, comentários no blog, e assim por diante.

Assim sendo, disponibilize diferentes opções de canais para que as pessoas escolham de que maneira querem se comunicar com a rádio. Isso também ajuda a conhecer as preferências e horários que o público mais acompanha a programação.

Esses dados auxiliam a planejar as próximas pautas com mais facilidade, o que vai melhorar ainda mais os conteúdos abordados na estação.

3.    Ser criativo e eficiente

O rádio, mesmo as programações ouvidas por meio de internets de fibra, são veículos de comunicação que se baseiam em informação, música e entretenimento.

Qualquer rádio, online ou offline, que abandonar esses três elementos, com certeza vai perder ouvintes, anunciantes, audiência e, claro, dinheiro.

Desse modo, apostar na proatividade e criatividade, mantendo a grade de músicas sempre atualizada, investindo em uma programação bem-humorada, além de procurar checar as fontes de informação, antes de dar qualquer informação para o público.

4.    Aposte na programação temática

Os programas temáticos fidelizam o público, o que atrai mais anunciantes, como uma confecção de camiseta uniforme feminino. Eles não precisam acontecer apenas em datas comemorativas, como o Natal e o Dia das Mães.

É possível discutir assuntos em pauta, como o combate ao preconceito, ajudar a promover uma sociedade igualitária, dentre outros.

Procure trabalhar pautas sobre assuntos que marcaram época, como por exemplo, criando uma programação apenas para tocar trilhas sonoras de filmes, novelas e séries.

Outra possibilidade é elaborar uma programação apenas para falar sobre os problemas que estão impactando a sociedade no momento, ou então abordar sobre a sustentabilidade e outros assuntos importantes que interessam às pessoas.

Como se manter a criatividade na web rádio?

Manter a criatividade em alta é fundamental para desenvolver boas pautas para a rádio online. Quem se responsabiliza por esse trabalho é importante não apenas para as rádios, mas também para vários profissionais, como no caso dos jornalistas.

Em suas mesas para escritório, eles também elaboram os assuntos abordados pelos assessores de imprensa, produtores de conteúdo digital e uma série de outros.

Contudo, é muito importante ser criativo para gerar pautas novas todos os dias e manter o público sempre interessado na programação da rádio. 

Essa pode não ser uma tarefa fácil, tanto é que as pessoas que trabalham com isso precisam ser até artistas e ter muita criatividade.

A boa notícia é que existem várias maneiras de trabalhar o lado criativo e sempre oferecer pautas de qualidade para o público ouvinte da rádio. Algumas maneiras de fazer isso são:

Conversar com a equipe

Reúna sua equipe e estabeleça qual tipo de pauta essas pessoas sentem falta, e o que precisa ser inserido na elaboração dos conteúdos para que eles sejam completos, como no caso de dados, personagens e fontes.

Por exemplo, a equipe de marketing de um fabricante de carimbos personalizados deve se envolver totalmente na criação da campanha, o que depende de estudo de mercado e por vezes parcerias com especialistas.

Desdobrar as ideias

Por vezes, a quantidade de informações pode gerar uma pauta que traga grandes oportunidades de divulgação para a web rádio. Só que o ideal é distribuir todos esses dados para que o locutor sempre tenha um assunto para falar.

Mesmo que o assunto seja extremamente interessante, pode ser que ele fique melhor se for trabalhado aos poucos.

Inclusive, uma possibilidade interessante é usar aquela informação que não teria destaque na grande mídia e que seria uma pauta de sucesso para a sua rádio.

Conhecer a própria audiência

Uma empresa de higienização de ar condicionado só consegue vender seus serviços se souber quem é seu público. É com base nas características dessas pessoas que a marca vai argumentar com elas.

Isso envolve usar um tom de voz adequado e uma linguagem compatível com os aspectos desse público. A mesma situação se aplica à rádio online, e para produzir pautas criativas frequentemente, nada melhor do que conhecer a audiência.

É dessa forma que você saberá por quais assuntos as pessoas se interessam, quais são as notícias do momento, entre outras informações que ajudam a construir uma pauta inteligente e criativa.

Lembre-se de ouvir o que as pessoas têm a dizer, pois elas expõem suas necessidades me ajuda a entender o que precisam e o tipo de pauta que desejam ouvir em sua rádio.

Considerações finais

É claro que uma rádio demanda muita música, mas também precisa elaborar uma programação completa e que fale sobre assuntos interessantes para o público.

É dessa forma que se conquista audiência e desperta o interesse das empresas, como um fabricante em adesivo para vidro personalizado, em anunciar na sua web rádio.

Isso representa um aumento nos lucros e demonstra credibilidade para as pessoas que ouvem a programação. Mas, se não houver um bom trabalho na elaboração das pautas, dificilmente a programação vai conseguir se destacar.

Seguindo as nossas dicas, vai ficar muito mais fácil obter criatividade e elaborar pautas bem interessantes, que vão garantir o sucesso da sua web rádio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.