4 dicas para melhorar um stream

4 dicas para melhorar um stream

O stream e seus serviços estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, nos últimos anos, a quantidade de espectadores que começaram a acompanhar essas transmissões cresceu de maneira impressionante.

O que começou com um boom de streaming de jogos e e-sports, acabou se espalhando e hoje é possível encontrar transmissões ao vivo das mais variadas atividades, desde culinária até conteúdos educativos.

Mesmo uma cirurgia dentaria estetica pode ser transmitida no canal certo, muitas vezes para estudantes de odontologia.

Com isso, algumas plataformas começaram a surgir, apresentando um conteúdo bem mais interessante e muita facilidade para que amadores pudessem iniciar seus próprios canais de transmissão.

Esse tipo de facilidade possibilitou que mais pessoas busquem se profissionalizar, e produzir conteúdo de qualidade por meio da plataforma, seja como um hobby divertido ou até mesmo como uma carreira, monetizando as ações do canal.

Embora em sua essência isso pareça um trabalho fácil, é bem complicado criar todo o conteúdo necessário para uma stream de qualidade, embora você possa conseguir grandes resultados, principalmente por trabalhar em algo que você gosta de fazer.

Existem, entretanto, algumas condições básicas que precisam ser preenchidas para você começar a fazer streams, sobretudo em questões técnicas.

Um equipamento de qualidade é fundamental para você conseguir transmitir o conteúdo, sobretudo se for utilizar jogos modernos que são muito mais pesados. Nestes casos, ter um computador novo pode ser uma boa idéia.

Além disso, alguns periféricos são essenciais para uma boa transmissão.

O áudio e o vídeo devem ter bastante qualidade, por isso, procure identificar uma camera de monitoramento alta resolucao e um microfone que sejam bons e consigam apresentar toda a qualidade necessária para um bom streaming.

Portanto, com alguns conceitos básicos, você consegue explorar bastante esse tipo de mercado novo para muitas pessoas.

Melhorando suas diversas transmissões

Para conseguir de fato engajar-se com um público bom e utilizar o streaming como uma fonte de renda, seja ela principal no formato de carreira ou como uma renda extra, é preciso ter uma transmissão de qualidade.

Isso acaba atraindo mais público, que fica por perto para acompanhar seu trabalho e identificar o que você pode fazer na stream. A comunidade é uma ferramenta muito importante do trabalho de um streamer.

1. Ajustando as configurações da transmissão

A primeira etapa para você iniciar um streaming de sucesso é saber como configurar esse tipo de produção. 

Existem alguns programas gratuitos que permitem uma utilização muito mais interessante e fácil de executar.

A iluminacao a LED industrial é uma excelente maneira de aumentar a luz no ambiente para facilitar a captura pela câmera.

Além disso, você precisa ter atenção com alguns elementos importantes, como o delay do chat, que muitas vezes recebe a transmissão um pouco mais tarde e pode atrapalhar a comunicação.

O ideal nestes casos é criar atalhos e ferramentas que permitam uma mudança rápida de telas, como a utilização de dispositivos específicos para ajudar em transmissões.

Dessa forma, você consegue configurar previamente todos os atalhos necessários para sua transmissão. Você pode até anotar estes atalhos em um caderno personalizado A4.

Lembre-se sempre de checar as atualizações de todos os softwares que você utiliza em seu computador. Assim, garante que terá programas com muito menos bugs e falhas, conseguindo transmitir de forma muito mais natural e adequada.

2. Upgrade de equipamento

Vivemos em uma época onde as atualizações no campo da informática são constantes. 

Embora você não precise atualizar o tempo todo seu hardware, é importante ficar atento às suas peças e ao funcionamento de seu computador.

Ele acaba sendo uma importante fonte de recursos, que deve ser planejada para conseguir uma utilização melhor em streaming. Identifique peças de reposição e upgrades disponíveis para, sempre que possível, atualizar sua máquina.

Normalmente, os computadores usados para fazer transmissões são os chamados PC Gamer, um tipo de máquina com uma configuração muito superior à de um computador comum.

Mesmo assim, é preciso que todas as peças estejam funcionando em perfeita harmonia para você conseguir melhorar seu potencial de transmissão. 

Assim, garante que sua máquina estará muito mais qualificada para esse tipo de transmissão.

Ter uma máquina potente é importante, mas não é tudo. Você precisa ter em mente alguns elementos importantes para o streaming. 

O primeiro deles é a tela. É muito comum você encontrar em um set up de transmissão pelo menos duas telas, às vezes até mais do que isso.

Dessa maneira, muitos streamers conseguem colocar a transmissão em uma tela, o chat e redes sociais em outra e não tem prejuízo na tela principal, onde o jogo está acontecendo. 

Esse tipo de ação acaba sendo muito importante para você conseguir melhorar seu material.

Além disso, outros periféricos acabam sendo importantes para melhorar o seu desempenho no jogo e na transmissão. É o caso de um fone com microfone de qualidade, que permite uma interação muito melhor na stream.

Você pode até mesmo comprar uma mesa de som 8 canais para melhorar a qualidade de áudio em suas transmissões.

Além disso, o teclado mecânico tem sido muito utilizado por streamers de jogos, por sua rápida resposta. Um mouse também precisa ter uma alta configuração de sensibilidade, para ter uma resposta mais rápida aos comandos colocados.

Isso parece exagerado de fora, mas faz muita diferença para quem está tentando se profissionalizar nesse tipo de área.

3. Qualidade e consistência

Depois de deixar toda a parte técnica e de equipamento em ordem, você precisa começar a se preparar para produzir conteúdo. O primeiro passo é definir a frequência com a qual você irá aparecer ao vivo.

A frequência é um elemento fundamental para conseguir conquistar seu público. É preciso ter consistência em suas ações, para garantir que você vai conseguir colocar na mente de seu público seus horários.

Se você pretende realizar lives duas vezes por semana, é importante que você mantenha esses dois dias tendo lives frequentes. 

Isso faz com que as pessoas comecem a se acostumar e esperar que você apresente suas lives nesses dias.

Quando você utiliza sua iluminacao de LED para industria, pode criar um ambiente que se tornará comum para seus espectadores identificarem sempre que fizer lives.

Além disso, você precisa se atentar a qualidade da produção de conteúdo que está fazendo, que pode ser indicada por uma série de fatores como:

  • Tipo de jogos;

  • Tempo de transmissão;

  • Comunicação com o chat;

  • Ações interativas.

Este último é um elemento de grande relevância, visto que você pode fazer testes e brincadeiras com seu público, fazendo com que eles participem mais ativamente da transmissão.

Esse potencial de engajamento é a grande diferença de um stream para um programa de TV.

Esses elementos acabam sendo de grande impacto para você conseguir explorar seus recursos em um canal de streaming.

4. Atente-se a sua conexão com a internet

Para conseguir fazer a transmissão, o elemento mais importante para efetivamente levar seu conteúdo a internet é uma boa conexão. 

Além da alta velocidade para a transmissão de dados, você precisa ter uma conexão estável.

A instabilidade pode ser uma grande vilã de streamings, uma vez que diminui a qualidade da entrega e apresenta um trabalho abaixo de sua qualidade, o que pode acabar afastando espectadores de seu canal.

É importante lembrar que as conexões para transmissão utilizam a taxa de upload, e não de download

No Brasil, algumas operadoras oferecem pacotes com excelentes taxas de download, mas não avisam que o upload é fraquíssimo.

Em seu projeto de instalacoes eletricas, é importante pensar na proximidade do computador com o modem, para garantir uma melhor conexão.

Dessa maneira, evite gastar dinheiro desnecessariamente e procure encontrar uma operadora que atenda suas necessidades.

Alguns prestadores de serviço tem inclusive parcerias com plataformas de streaming, e podem ter preços promocionais para você.

Por que usar uma plataforma de streaming?

Independente de você optar por conteúdo em live streaming ou em streaming de vídeos, ter uma plataforma de confiança é um ponto fundamental.

Essas plataformas possuem todos os recursos necessários para que você consiga explorar seus vídeos na internet.

Além disso, a maioria das plataformas tem uma série de recursos adicionais, que permitem que você integre muito mais sua comunidade ao canal.

Isso é muito importante para gerar um maior engajamento e atrair mais pessoas para assistir seus jogos.

As empresas de streaming também costumam possuir diversas opções de ferramentas de marketing, tanto gratuitas quanto pagas.

Assim, você pode alavancar seu canal apresentando-o na tela inicial da plataforma, conquistando assim muito mais visibilidade.

Por fim, é importante pensar que as plataformas oferecem diversos recursos de análise e insight, para que você possa acompanhar seu trabalho e identificar como você pode melhorar.

Considerações finais

Um modelo mais recente de trabalho, as streamings tem cada vez mais ganhado espaço e provado que este tipo de recurso tem muita visibilidade.

O público jovem, sobretudo, já tem trocado as emissoras tradicionais de televisão por esse tipo de serviço. 

Desde análises de jogos até a comemoração com um bolo de aniversario decorado, as pessoas estão constantemente assistindo esse conteúdo.

Por isso, saber como montar uma estrutura para iniciar um canal de streaming pode ser o caminho do sucesso para uma empreitada que pode começar como um hobby, mas acaba se tornando uma carreira de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.