4 dicas para isolar o som dentro de uma web rádio

4 dicas para isolar o som dentro de uma web rádio

O isolamento acústico é um ponto essencial dentro de um estúdio de gravação, em especial, no caso de um programa de web rádio.

 

Visto que é onde vozes de apresentadores e convidados, assim como músicas e efeitos, devem ser bem entendidos pelos ouvintes.

Essa preocupação, no entanto, deve chegar muito antes de um programa ir ao ar, ainda no trabalho de construção de um estúdio, ou de um espaço para gravação.

E dentre as mudanças constituídas com o isolamento acústico, aquilo que pode parecer simples e pequeno, pode resultar em uma enorme diferença de áudio, ajudando na qualidade da entrega ao público da web rádio em instalação de piso elevado de ardosia.

Entretanto, antes de investir nessas mudanças dentro do seu estúdio, é preciso entender porque elas podem surtir efeito em um resultado final, e como colocar em prática essas mudanças.

No texto a seguir vamos entender mais sobre essa condição, sabendo mais sobre o significado de um isolamento acústico, pontuando sua importância para um programa de web rádio e quais as principais dicas para quem deseja colocar em prática.

O que é o isolamento acústico?

O isolamento acústico pode ser entendido como uma forma de abafar ou acabar de uma vez com sons e ruídos dentro de um recinto, como o caso de um estúdio de gravação, onde a produção de áudio dentro daquele espaço é necessária e deve ser preservada.

Em outras palavras, podemos dizer que essa prática e técnica nada mais é do que uma forma de evitar que sons alheios se misturem dentro de uma atmosfera de gravação.

Além disso, é possível prover um isolamento dentro de casas, para que os barulhos intensos das ruas e até mesmo de vizinhos não venham a incomodar.

Isso pode ser disposto por meio de estruturas, como paredes, e até mesmo por equipamentos específicos, muito utilizados por pessoas que trabalham em estúdios.

O ideal é reconhecer os pontos por onde surgem os sons, e fazer com que todos eles sejam bem trabalhados pelos materiais necessários em cada situação.

Por que ele é importante para uma web rádio?

O isolamento de som é necessário em espaços que prezam pela localização de sons naturais daquele espaço, como no caso de um programa de web rádio, com apresentadores e convidados que precisam se entender e se comunicar bem para os ouvintes.

Por meio do isolamento, além de estabelecer a inexistência de ruídos, é possível trabalhar para que outros pontos sejam melhorados dentro de um estúdio. Confira algumas dessas vantagens:

Neutraliza sons externos

Os sons externos do espaço onde uma web rádio está atuando podem ser frequentes, ainda mais em lugares com alto número de pessoas circulando.

Essa questão, além de trazer malefícios em questão da transmissão, introduzindo a uma conversa sons que não são bem-vindos, pode inclusive atrapalhar o trabalho das equipes, que precisam se concentrar na organização de conteúdos e das pautas do programa.

Assim, vale mais investir em bons materiais, como placa de vidro personalizada e até mesmo paredes de tijolos, que possam auxiliar a abafar sons que podem se tornar importunos para uma comunicação entre os apresentadores e o público.

Melhora os sons internos

Por meio do isolamento, fica fácil não apenas abafar sons que vêm de fora, mas melhorar a qualidade daqueles que vêm de dentro, principalmente dos apresentadores, cantores e outros participantes de uma web rádio, que conduzem a comunicação com vozes.

Dessa forma, a qualidade do som se torna muito melhor, tendo em vista que naturalmente o rádio, seja ele analógico ou online, tende a ter uma frequência mais difícil de ouvir.

Além disso, fica mais fácil conversar e entender o que outras pessoas estão falando, visto que é comum que os participantes que conduzem o programa fiquem com fones de ouvido, o que dificulta a compreensão dentro de um estúdio com martelete makita.

Ajuda a diminuir ruídos

Durante a gravação de uma voz, seja em uma música, ou até mesmo em um comercial que será veiculado dentro de um programa de webrádio, é comum que existam alguns mínimos ruídos, mas que acabam empobrecendo a qualidade do material.

Por meio de uma adequação dos espaços onde se trabalha, e com a utilização de materiais corretor para isso, é possível aumentar a qualidade dessa tal gravação.

Isso se faz ainda mais necessário em meio a convidados musicais, que aproveitam a oportunidade para gravar para outras mídias e canais, como uma emissora de televisão, ou até mesmo um canal no Youtube, o que é comum em meio a transmissões ao vivo.

Gera maior tranquilidade

A tranquilidade de trabalhar em um espaço sem sons, ou com o mínimo de ruídos é única, e pode promover uma melhoria tanto da produtividade das equipes, quanto da qualidade de produção do material que é feito dentro de um programa de web rádio.

Afinal, em meio a um volume de som fora do normal, fica difícil se concentrar, ainda mais em meio à produção de conteúdos em áudio, onde é preciso ter plena preocupação.

Neste sentido, uma sala com armário escritório com chave bem isolada acusticamente pode ser vista como o espaço ideal para trabalhar na edição de áudios.

De que forma fazer um bom isolamento

Veja abaixo algumas das principais formas de viabilizar um isolamento acústico, seja dentro de um estúdio de web rádio, como em meio a um espaço de casa, onde o silêncio e a tranquilidade de ruídos devem prevalecer.

  1. Fazer investimento nos materiais certos

Alguns tipos de materiais podem ser os mais ideias para a criação de um isolamento acústico para web rádio, e isso pode começar pela escolha dos revestimentos da parede que envolve a sala, como o caso de:

Na hora de começar a pensar no espaço, é essencial cogitar a compra dos materiais certos, que podem trazer uma sensação muito mais confortável dentro do estúdio, sem ruídos.

Muitas pessoas também escolhem envolver os espaços de gravação com materiais de PVC ou até mesmo as chamadas cascas de ovo, que reduzem ainda mais os potenciais barulhos naquele recinto, possibilitando uma gravação adequada de programas de rádio.

  1. Prestar atenção na hora de optar pelo local

O local escolhido para o funcionamento do seu estúdio de gravação para um programa de web rádio também deve ser um ponto a ser atentado. 

Isso porque, estar em meio a um espaço movimentado, perto da rua e da circulação de pessoas pode ser uma má escolha.

Para isso, é interessante considerar lugares mais distantes de uma casa, e no caso de um prédio, evitar ficar perto de janela vidro temperado e portas com alto volume de entrada.

Também é importante saber que dentro dos espaços de gravação, quanto menor for o recinto, melhor se tornará a questão do isolamento.

Tendo em vista que o espaço contribui significantemente para a projeção de ruídos que podem vir a atrapalhar.

  1. Optar por espaços verdes

Uma boa dica pode estar relacionada aos espaços verdes, principalmente em meio a escolha de um lugar próprio para funcionar como estúdio ou sede de uma web rádio.

Afinal, o verde ajuda naturalmente a abafar sons e potenciais barulhos que venham a causar distúrbios em um programa, e em conjunto com equipamentos e estruturas certas, podem acabar saindo mais barato, oferecendo a solução necessária.

O ideal é escolher lugares que possam estar próximos de flores, bosques ou jardins, prezando, inclusive, por um contato que sirva como vista, o que pode trazer um conteúdo visual, em uma transmissão ao vivo da programação de uma web rádio.

  1. Escolher decorações apropriadas

Pode não parecer, mas até as decorações de um espaço podem contribuir para a diminuição de ruído e no isolamento acústico, próprio para um estúdio de web rádio.

O primeiro ponto a se considerar é o investimento em molduras em perfuração de concreto, seja de fotos ou de obras de artes. 

Isso porque esse material, em contato com a parede, também serve como isolador de barulhos que possam vir de fora.

Outra boa ideia é contar com estofados, sejam pufes ou até mesmo sofás dentro do espaço de gravação, que podem trabalhar igualmente como isoladores naturais de sons indevidos no momento de uma comunicação no local de piso polido.

Considerações finais

Em resumo, o isolamento acústico é uma forma de diminuir os sons externos, dentro de um espaço próprio para produção, seja de áudios, músicas ou conversas. 

Isso evita a introdução de potenciais ruídos, e pode melhorar, inclusive, o trabalho das  equipes do lugar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.