4 dicas para escolher o template certo para o seu site

4 dicas para escolher o template certo para o seu site

Desenvolver um site não é um processo simples, afinal, são necessários a realização de alguns passos específicos, sendo que um deles envolve definir o template que será usado. 

 

Essa etapa é fundamental, uma vez que interfere diretamente na forma como os visitantes vão encontrar as informações da página. 

 

Hoje em dia, a maioria das pessoas procuram informações e realizam diversas outras atividades por meio da internet diariamente. Com tantas pessoas online, a web se tornou uma grande oportunidade de negócios para as empresas.

 

É preciso saber como os internautas se comportam para oferecer um conteúdo e serviço adequados. 

 

Comumente, essas pessoas acessam a internet entre seus afazeres cotidianos para resolver questões, como:

 

  • Adquirir produtos;

  • Contratar serviços;

  • Pesquisar informações;

  • Interagir com colegas e amigos;

  • Fazer pagamentos.

 

Uma pessoa pode procurar por diversas mercadorias no ambiente virtual, inclusive onde comprar uma lona de poliéster, entre outros produtos.

 

Ações que são realizadas online durante a rotina cheia de compromissos, possuem a intenção de otimizar o tempo gasto em cada uma delas. 

 

Desse modo, é fundamental oferecer recursos práticos, dinâmicos e fáceis de usar ao desenvolver o site do seu negócio. 

 

O template escolhido para seu site pode ser decisivo para alcançar esse resultado e oferecer uma ótima experiência aos visitantes.

 

É sempre bom lembrar que empresas de diversos setores podem usufruir da boa escolha de um template para melhorar seu desempenho, até mesmo uma gráfica que esteja desenvolvendo seu site com o intuito de anunciar banner para vitrine.

 

Para entender mais sobre o que é e qual a funcionalidade de um template, bem como isso pode ter influência na experiência do usuário, continue a leitura!

O que é um template?

Quando a empresa entende a necessidade de atuar online, assim como de marcar uma presença significativa no ambiente digital  para alcançar o público desse meio e levar sua mensagem para mais pessoas, ainda podem restar algumas dúvidas.

 

Afinal, o que é um template? Embora seja parte decisiva do processo de desenvolvimento do site fazer a escolha adequada desta etapa, pode ser difícil definir o que é e para que serve essa característica do site.

 

O template também é chamado de “tema” e é responsável por caracterizar o aspecto visual do site e definir as funções que vão otimizar seu desempenho. É assim que a identidade de uma empresa consegue ser definida. 

 

Se a instituição escolher o template correto durante o processo de construção do site, ila vai conseguir alcançar um destaque significativo em meio às demais, apresentando sua característica própria.

 

A “cara” do site faz com que os usuários identifiquem mais facilmente uma marca e criem um vínculo com esse estabelecimento. 

 

É válido destacar que que o consumidor vai relacionar a presença online da empresa com seu comportamento presencial. 

 

Por isso, a identidade visual em todos os canais e plataformas usados devem ser compatíveis. Ou seja, os mesmos rótulos em inglês usados para classificar produtos em uma loja física, precisam estar presentes no template do site, por exemplo.

 

Logo, o template é muito importante para caracterizar o site da empresa e permitir que o usuários se relacionem com a marca.

Escolhendo o template ideal para seu site

Para escolher o template ideal para o site, que atenda às necessidades da empresa, é preciso considerar algumas questões relevantes. Vale a pena conferir dicas que vão ajudar a definir os parâmetros para essa decisão.

1 - Tenha um planejamento

A primeira dica fundamental é criar um plano de ação, a partir de estudos e pesquisas envolvendo aspectos do mercado consumidor, o perfil do público-alvo e as necessidades dessas pessoas. 

 

Essa informação permite elaborar um planejamento que deve ser seguido rigorosamente, para, assim, desenvolver um site capaz de levar a mensagem da empresa até as pessoas certas e alcançar os resultados desejados.

 

Depois de saber para quem a empresa está produzindo, conhecer seus hábitos e saber quais são suas preferências, é possível montar o site, escolhendo os elementos adequados. 

 

Afinal, as ferramentas aplicadas da forma correta garantem a funcionalidade da página e o sucesso da campanha. 

 

Quando a estratégia de marketing é criada, existem objetivos a serem alcançados, metas e uma metodologia para chegar nesse resultado.

 

É fundamental manter esse direcionamento, uma vez que ele é baseado em estudos e análises. Quando o site é voltado para consumidores de insumos para máquina de café, deve-se assumir que essas pessoas já tem uma máquina de café, por exemplo.

 

Não tem motivo para um usuário pesquisar materiais específicos para um aparelho sem possuir essa máquina. 

 

Entender como os clientes se comportam e consomem as mercadorias para poder apresentá-las, deve fazer parte do planejamento. 

 

Ainda no exemplo da máquina de café, obter esse tipo de informação é uma forma de conhecer o público-alvo, pois nesse caso, o site vai usar uma linguagem e dialogar com pessoas que já conhecem o produto e estão procurando por um item que é usado nela.

2 - Pensar no visual do site 

O template é o que vai definir a identidade visual do site, então, é preciso pensar sobre qual a aparência que a empresa deseja que essa página tenha, de acordo com o plano de ação definido pela equipe responsável previamente. 

 

Lembrando que é através desses aspectos que a marca será reconhecida no ambiente online. As cores, logotipo, imagens e disposição das informações são essenciais para compor sua identidade e elaborar a comunicação visual da empresa.

 

É importante saber que, após escolher um tema, é possível personalizar o site de acordo com a conveniência e as características da empresa. 

 

Afinal, não faz sentido criar uma estrutura igual a outras, sem destaque para os visitantes.

 

Nesse momento, após definir qual tema usar, a empresa pode trocar as cores, editar os diversos campos e inserir informações específicas relativas ao seu próprio conteúdo.

 

Se a empresa oferece serviços como a aplicação de sinalização horizontal preta nas vias públicas, é interessante mostrar isso através de imagens, cores e logotipo na configuração do template para o usuário identificar essa instituição.

3 - Definir as funções necessárias

Dependendo do tipo de estabelecimento, o que esse local produz, quais serviços oferece e como o seu público interage, as funções necessárias para o template atender corretamente a demanda é diferente em cada caso.

 

Se uma gráfica deseja criar um site para anunciar produtos como adesivo redondo personalizado, é interessante pensar na possibilidade do usuário fazer uma pesquisa refinada usando um filtro de busca, por exemplo.

 

Essa é uma função relevante e que faz toda a diferença na hora de colocar o site no ar e colher os resultados do engajamento entre o público e o site, afinal, dá liberdade para o visitante localizar com precisão os produtos que procura.

 

Para trabalhar com um conteúdo voltado para manutenção de empilhadeira manual é importante descrever o produto, informar sobre seu funcionamento, detalhes de peças e contato para assistência.

 

Nesse caso, o template deve oferecer funções práticas e fáceis para a navegação do usuário, já que ele vai precisar encontrar todos os dados referentes ao produto. Um campo exclusivo para o valor do serviço e opções de parcelamento pode ser uma opção. 

4 - Otimização SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) do site, permite que ele seja localizado pelos buscadores da internet e apareça em uma boa posição na lista de resultados que será apresentada ao usuário. 

 

Esse processo acontece com o uso de palavras-chave. Desse modo, a empresa deve definir termos referentes ao assunto abordado e usá-los na configuração do template ao elaborar o site. 

 

Isso permite que os buscadores online consigam localizar mais facilmente o seu site, de acordo com a pesquisa do usuário.

 

Ao procurar por cobertura metálica simples, o mecanismo de pesquisa vai varrer todo o ambiente online em busca desses termos e listar para o usuário os sites que tem correspondências dessas palavras, por exemplo.

 

Dessa maneira, usar um template que já possua ferramentas para auxiliar a otimização SEO vai facilitar o trabalho da produção de conteúdo e melhorar os resultados da empresa. Essa ferramenta poupa o tempo de rever o que foi feito e conferir se o site está adequado para buscas.

 

Recursos voltados para a contagem de palavras-chave e sua distribuição ao longo do material apresentado podem ser excelentes. No entanto, é fundamental trabalhar as informações de forma relevante, além de otimizar o texto com termos principais.

Como o template atua na experiência do usuário?

A escolha do template no momento de elaborar seu site é decisiva para a experiência que o usuário terá naquela página. É preciso saber que cada modelo possui estrutura e funções diferentes e que essas características modificam a interatividade do site.

 

Em conformidade de como o visitante consegue se relacionar com as funcionalidade e recursos daquela página, sua experiência poderá ser positiva ou não. 

 

É importante que o consumidor consiga fazer pesquisas rápidas, localizar informações específicas e visualizar dados de contato, por exemplo. 

 

Uma interação eficiente entre o cliente e a marca melhora cada vez mais o relacionamento entre ambas as partes.

 

Esse vínculo com desenvolvimento positivo traz grandes resultados para os negócios: destaca a empresa, melhora sua visibilidade, ajuda a conquistar novos clientes e melhorar os resultados, aumentando suas vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.