4 dicas para deixar seu site mais rápido

4 dicas para deixar seu site mais rápido

Ter um site mais rápido, com um carregamento ágil, é fundamental para as experiências do usuário e a eficiência das estratégias de SEO. São esses resultados que, combinados, garantem o alcance das metas da empresa.

 

Segundo a pesquisa anual realizada pela TIC Domicílios referente ao ano de 2018, os dados coletados indicam que o brasileiro usa a internet cada vez mais. Todos os dias, as pessoas fazem buscas na web para diferentes atividades, como:

 

  • Solicitar serviços de transportes por aplicativo;

  • Lazer e entretenimento;

  • Pedir comida;

  • Adquirir serviços financeiros;

  • Comprar produtos;

  • Pesquisar informações.

 

Esses dados relativos aos serviços online apontam que os usuários que contrataram serviços de transporte por aplicativo, como táxi ou outro tipo de corrida, correspondem a 32% do total de pessoas que acessaram a internet naquele ano. 

 

Ou seja, 40,8 milhões de brasileiros usaram a internet para esse fim. Já aqueles que utilizaram a web para usufruir dos recursos de lazer e consumir conteúdo de vídeos, contratando serviços de streaming, foram 28%. O consumo de música foi de 8%.

 

Uma comodidade relevante da internet é ajudar na rotina doméstica em relação a alimentação, uma vez que o acesso a sites e aplicativos para pedir comida foi de 12% dos usuários. 

 

Esse aspecto é significativo atualmente, em meio às tarefas de um cotidiano corrido.

 

Embora os serviços financeiros, como seguros ou empréstimos, tenham registrado uma procura de apenas 3% dos usuários, esse valor representa muito, considerando que 126,9 milhões de pessoas usaram a rede no ano em questão, de acordo com a pesquisa.

 

Assim, as informações mostram como a internet faz cada vez mais parte da vida das pessoas hoje em dia. 

 

Esse tipo de ferramenta facilita muito a rotina, afinal, é possível procurar por produtos muito específicos como um adesivo redondo personalizado, por exemplo. 

 

Para ser funcional, essa busca deve ser ágil e dinâmica, com uma velocidade adequada. Quando a empresa criar um site para estabelecer sua presença online, deve considerar esse fator para conseguir uma ferramenta eficiente e ter um resultado positivo.

 

Por isso, se você deseja entender mais sobre a relevância e como deixar seu site mais rápido, acompanhe a leitura deste artigo!

A importância de um carregamento rápido

O carregamento de um site precisa ser rápido para atender a necessidade de agilidade do cotidiano. É comum buscar diversas informações específicas online, inclusive aula de jazz dance iniciante. No entanto, tais pesquisas são feitas entre as tarefas diárias.

 

Então, é muito importante apresentar uma plataforma rápida, dinâmica, ágil e prática, que atenda as demandas do consumidor moderno. 

 

Os dados colhidos pela pesquisa de mercado, permitem uma análise completa do uso da internet, quem são os usuários e como eles interagem com os recursos online, além de seus hábitos e preferências.

 

O que esses resultados apresentam ilustram um cenário no qual a presença das empresas online é fundamental para levar seu conteúdo até os consumidores, uma vez que é lá que eles se encontram.

 

Estar no mesmo local que o público não é o bastante para se comunicar com ele, é preciso estabelecer um diálogo eficaz. Se não utilizar uma linguagem, ferramentas, material ou dinâmica adequados, a comunicação não será eficiente.

 

Além da questão da relação explícita entre o consumidor e a empresa, é preciso considerar outros usos da internet, como as buscas para estudo, por exemplo. Um ambiente de estudo para concurso precisa ter acesso a sites de rápidos para o alunos.

1 - Influências positivas do rápido carregamento

O carregamento rápido de um site possui influências consideravelmente positivas em relação a experiência do usuário e aos resultados obtidos com as estratégias utilizadas.

 

A rapidez de uma página online satisfaz a necessidade atual de quem busca informações dinâmicas.

 

Ao pesquisar por aulas práticas para habilitados, o usuário sabe o que precisa e está em busca de uma solução específica. Encontrar um site responsivo e que possui a resposta para seu problema, conquista o visitante e pode transformá-lo em um cliente.

 

Um site funcional mostra ao usuário que a empresa se preocupa com a receptividade do público e com a importância para atendê-los. Isso ajuda a criar uma relação de confiança e credibilidade entre o consumidor e a marca.

 

É preciso lembrar que a velocidade também interfere na eficiência das estratégias utilizadas na campanha. 

 

A otimização SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) auxilia na localização do site por meio dos buscadores, por exemplo. Um carregamento ágil permite que esse processo seja mais rápido.

2 - Influências negativas do carregamento lento

Assim como a velocidade rápida influencia os resultados da campanha usada pela empresa, o mesmo acontece com a velocidade lenta. Porém, nesse caso, o impacto é negativo. Um site que demora para carregar, não atende às necessidades do usuário.

 

Quem pausa seus afazeres ao longo do dia para realizar uma pesquisa, precisa da informação naquele exato momento. 

 

Desse modo, a lentidão causa frustração e desistência. Nesse caso, o estabelecimento tem grande chance de perder o cliente.

 

É mais fácil o usuário retornar para a busca e acessar outro site do que aguardar o carregamento completo. Raramente uma pessoa possui paciência e tempo para esperar o suficiente para acessar o conteúdo de um site lento.

Como otimizar o carregamento do site

Não é difícil entender a relação entre a velocidade de processamento de um site, a experiência do usuário e, consequentemente, os resultados da campanha utilizada. Mas, afinal, como é possível melhorar o desempenho de uma página?

 

É interessante conferir algumas dicas para ajudar a otimizar o carregamento do conteúdo online. Confira a seguir.

1 - Compactar imagens

Um dos fatores que torna um site lento é o download de imagens. Quanto maior o tamanho do arquivo, maior será o tempo necessário para concluir a abertura da página. O ideal é que cada fotografia ou ilustração tenha um limite de até 100 KB.

 

Mas é preciso manter a qualidade, e nem sempre é possível obter uma boa definição com tamanho reduzido. 

 

No entanto, existe uma alternativa para esse problema: algumas ferramentas permitem fazer upload para compactar a imagem para que seja usada.

 

Esse procedimento deixa o arquivo com o tamanho ideal, mas sem perder a qualidade. Por exemplo, o visual mostra-se muito importante para quando alguém pesquisa por deck de madeira para piscina redonda. Daí a necessidade de uma imagem com boa definição.

2 - Aproveitar o cachê dos navegadores

Aproveitar o cachê significa informar os navegadores e mecanismos de busca que devem usar as cópias de arquivos das pastas disponíveis na hospedagem. Isso otimiza o tempo necessário para carregar o site.

 

Vale ressaltar que o rastreamento de dados na web é naturalmente lento, afinal, exige que a informação percorra o percurso entre o navegador e o servidor várias vezes. Essa característica é capaz de atrasar o carregamento. 

 

Logo, toda medida que ajude a encontrar respostas localizadas previamente em outros momentos é muito bem-vinda. Quando uma pessoa pesquisar por materiais escolares personalizados, provavelmente já tentou utilizar outras palavras semelhantes.

 

Nesse caso, o cachê ajuda a localizar os resultados mais rápido e a carregar sites que já foram abertos pelo usuário.

3 - Compactar arquivos Java, CSS e HTML

No momento de desenvolver o site, sua estrutura e programação, alguns aspectos precisam de atenção especial. Os arquivos JavaScript, CSS e HTML precisam ser compactados para otimizar o carregamento e o desempenho.

 

Embora não pareça um problema, linhas em branco ou comentários dentro desses arquivos podem aumentar seu tamanho, tornando a página muito mais lenta para concluir o download de seu conteúdo. 

 

Inclusive, o cuidado para excluir tudo o que for desnecessário é fundamental.

4 - Escolher o tipo de hospedagem

A hospedagem compartilhada trabalha com uma grande quantidade de sites em um servidor idêntico. 

 

Ao mesmo tempo em que isso reduz o custo para quem utiliza essa modalidade, por diluir o valor entre todos, a sobrecarga de dados afeta o desempenho dessas páginas.

 

O alto fluxo de informações afeta a RAM (ou a Memória de Acesso Aleatório) utilizada, deixando esses sites lentos. 

 

Quem pesquisar por talão para sorteio e acessar um endereço hospedado de forma compartilhada, pode encontrar lentidão e dificuldades para obter uma resposta ágil.

 

Outras consequências dessa categoria são a vulnerabilidade de informações, caso um dos sites hospedados sofra um ataque de hackers e a instabilidade devido à grande quantidade de acessos que esses links recebem.

 

Já a hospedagem dedicada oferece um servidor exclusivo para o site em questão, e a sua performance é bem melhor. Pesquisar por talão personalizado em um site que usa esse modelo de hospedagem, oferece um tempo de resposta muito mais rápido.

O valor de um site rápido

Grande parte dos consumidores buscam por produtos e serviços na internet.

 

Desse modo, as empresas precisam não apenas estar presente no ambiente digital, mas oferecer recursos ágeis e dinâmicos para atender a essa necessidade do público. Fazer isso significa dar valor ao que os usuários precisam em seu cotidiano.

 

Vale ressaltar que atender a tais demandas do público destaca a empresa, uma vez que ajuda a aproximar o cliente e a marca, criando uma relação de credibilidade e confiança. Assim, é possível conquistar cada vez mais pessoas e obter resultados ainda melhores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.