3 vantagens de uma rádio web ter um podcast

3 vantagens de uma rádio web ter um podcast

O podcast é um formato de programa de áudio muito acessado nos dias de hoje. Em seu conceito, trata-se de um material muito semelhante a um programa comum de rádio, com o diferencial de que o conteúdo não é transmitido ao vivo e fica à disposição do ouvinte.

Com isso, ele pode ouvir o programa quando quiser, não ficando preso a horários ou a estar online ao mesmo tempo que os criadores de conteúdo, mesmo porque o objetivo do podcast é aproximar a marca de seu público ao estar presente nos momentos do dia a dia.

Nesse aspecto, o podcast tem muito mais ligação com o conceito de marketing de áudio, sendo uma excelente maneira de se comunicar com um público muito mais amplo. 

Assim, sua rádio pode estruturar diversos formatos de conteúdo em um computador novo para apresentar o seu conteúdo.

Isso inclui uma grande diversidade de assuntos, tendo podcasts para a maioria dos nichos de interesse. Não é à toa que o conceito do podcast é entregar um conteúdo informativo, educativo e feito com muita criatividade.

Por suas similaridades, muitas web rádios acabam não vendo muito sentido em criar programas de podcast, mas esse formato pode acabar trazendo resultados muito positivos. Afinal, o consumo do podcast funciona de maneira diferente do que o da rádio.

Quanto mais uma pessoa se interessar pelo conteúdo apresentado, mais ela irá consumi-lo.

Se uma estação decide utilizar esta ferramenta para apresentar conteúdos diferenciados, a chance de que o público queira conhecer mais dos radialistas é grande.

Assim, uma pessoa que deseja anunciar em sua rádio para promover entregas rápidas pode acabar gostando do conteúdo em podcast, desejando ampliar suas opções.

Por isso, é fundamental pensar em maneiras de utilizar ambas as plataformas se complementando, criando um conteúdo que converse entre as mídias e alcance muito mais pessoas nesse formato.

Qual a função do podcast para uma rádio web?

Primordialmente, o podcast é um formato de mídia, que pode ser consumido de forma controlada e no tempo do ouvinte. Mas existem diversas funcionalidades para um podcast, que devem ser definidas para que você consiga entender sua relevância.

Novas experiências

O formato de conteúdo em áudio cria uma nova experiência para o usuário, que começa a compreender outras formas de consumir um bom material, seja através de interação ou ao ouvir o que os radialistas têm a dizer.

Quanto melhor for seu conteúdo, maior será sua reputação. Isso significa que o usuário terá uma experiência agradável e interessante ao consumir seu podcast e acaba relacionando sua rádio como um sinônimo de qualidade.

Nestes casos, é possível atrair muito mais pessoas para conteúdos ao vivo ou em rádios depois que o público de seu podcast estiver fidelizado.

Como consequência, esse formato faz com que todos procurem mais informações, e elencar isso a um programa ao vivo é a certeza de aumentar sua audiência conquistando muito mais pessoas para seu lado.

Compartilhamento de conteúdo

Uma das bases da criação de um podcast é compartilhar informação e conteúdo. Por isso, muitos destes modelos acabam sendo muito importantes para diversos segmentos.

Trata-se da oportunidade de diálogo sobre um determinado tema, que é interessante discutir, seja a importância do relógio ponto digital nas empresas ou alguma discussão acadêmica. O importante é criar um bom material para cativar as pessoas.

Muitas vezes, um tema pode acabar ficando fora de um programa ao vivo, e o podcast é uma excelente maneira de explorar melhor este conteúdo. Ali, os comentaristas estão mais à vontade para conversar, sem medo de errar em algum momento nas falas.

Isso porque, uma vez que o programa é gravado, sua rádio web pode editar para organizar o tempo de fala de cada um e garantir uma qualidade maior e melhor no conteúdo.

O podcast é uma excelente maneira de criar um bom marketing de conteúdo, e muitas empresas procuram diversificar seu conteúdo através da utilização de mídias alternativas.

Por isso, é fundamental pensar em possibilidades para compartilhar seu conteúdo com outras pessoas.Você pode ficar em uma sala de reunião pequena para as gravações, mas o conteúdo deve chegar no máximo de locais possíveis com o compartilhamento.

Por que iniciar um podcast?

Agora que você compreende melhor os elementos básicos desse formato de mídia, é importante se atentar a alguns motivos para que sua web rádio comece a produzir conteúdos nesse formato.

1. Poucos concorrentes

Uma das principais vantagens do podcast é que ele é um formato mais nichado, com muito menos concorrentes do que outros modelos de mídia, como textos ou vídeos. Por conta disso, as chances de seu conteúdo ser encontrado por pessoas interessadas é muito maior.

Quando você citar uma empresa de entrega de documentos durante a programação, acabará conquistando um espaço maior para esta empresa no mercado.

Além disso, é muito comum que criadores de podcast tenham uma comunidade ao seu redor. Isso significa que muitas pessoas entrarão em contato com você, incluindo outros criadores de conteúdo.

Por isso, é fundamental que você tenha a estrutura para aproveitar melhor cada uma das oportunidades que se apresenta na sua frente. Nestes casos, o ideal é tornar-se uma referência no modelo para conseguir estabelecer sua rádio como pioneira no formato.

2. Envolve os ouvintes

Muitas pessoas associam o podcast ao ato de conversar com amigos em uma roda. Isso acaba fazendo com que os ouvintes de podcast se envolvam muito mais com o conteúdo abordado do que em outras mídias.

Esse público começa a se tornar cativo, compreendendo os detalhes que acontecem, criando gírias e outras formas de identificação. Uma empresa de pintura residencial pode até mesmo aproximar essa relação com promoções e brindes.

Logo, você terá uma base de seguidores à mão. Neste caso, diversas pessoas acabam optando por explorar esse mercado por completo.

Quanto mais você envolver os ouvintes em seu podcast e estimular a participação deles, mais pessoas aparecerão interessadas em mais conteúdo que você produz. Neste momento, é ideal pensar em utilizar a oportunidade para apresentar a web rádio.

3. Conteúdo otimizado

Uma das grandes e principais vantagens do podcast é que se trata de um conteúdo muito otimizado. É possível consumi-lo de diversas formas possíveis, desde as mais tradicionais, ouvindo o podcast sentado no computador ou enquanto realiza alguma tarefa.

Essa situação acontece porque as pessoas gostam de ouvir algo quando estão fazendo atividades que não são essenciais. 

Por isso, você pode colocar um podcast para escutar enquanto lava a louça, fazendo comida e em outras atividades do dia a dia.

Logo, quanto mais otimizado for seu conteúdo, mais acessível ele será para toda uma nova geração de consumidores de podcasts e outros interessados em seus conteúdos.

Vantagens do formato em podcast

Existem algumas vantagens interessantes na utilização desse tipo de mídia para divulgar sua rádio web. O primeiro e mais importante de todos é o custo, afinal, montar uma estrutura de podcast não custa caro.

Embora fazer tudo sozinho possa exigir um pouco de esforço, realizar esse trabalho será ainda menos custoso que o de outras operações. Por conta disso, tenha em mente que a solução do podcast acaba ficando muito mais econômica.

Se você tiver uma mesa de som profissional, já está em um bom caminho para estruturar o podcast, além de ser necessário o investimento em itens como:

  • Microfone;

  • Estrutura de gravação;

  • Computador;

  • Softwares de edição.

A maioria das pessoas têm grandes chances de possuir uma parte destes equipamentos, então é possível optar por uma ferramenta mais separada a partir de agora.

Isso porque a estrutura de um podcast é muito similar a estrutura de uma web rádio, e você pode oferecer os equipamentos para gravação que você já possuir.

Este formato de mídia aproxima o público de sua nova marca com novas experiências a cada momento. Dessa forma, ele está muito mais propenso a acatar sugestões e se interessar pelo contexto geral.

O podcast então reforça a necessidade de uma rádio web se reestruturar em um ambiente novo, principalmente na questão de que é um nicho pouco explorado.

Por isso, aproveite também para criar uma conexão mais profunda com seus ouvintes.

Por exemplo, em um treinamento designado cipa, receber conteúdo de qualidade para agregar conhecimento em relação às medidas de prevenção de acidentes no trabalho, por exemplo, em forma de podcast pode acabar sendo uma solução.

Portanto, sempre que possível, utilize novas referências e uma boa oportunidade de crescimento pessoal através de experimentar novas possibilidades.

Considerações finais

Em um mundo cada vez mais competitivo, estar a frente de um projeto pode ser muito difícil. Principalmente aquele que conta com o apoio audiovisual. Normalmente, há uma série de empecilhos para conseguir concluir um bom trabalho, mas isso não é impossível.

Os podcasts seguem sendo uma grande forma de aproveitar para explorar melhor seu conteúdo, além de permitir um contato muito mais direto com seu público, uma vez que tem atraído cada vez mais adeptos.

Quanto mais sua rádio web criar conteúdos considerando esse formato de produção, maiores serão as chances de ganhar clientes cativos, que certamente estarão por perto para que vocês consigam concluir todo o trajeto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.