3 tipos de propagandas para uma emissora de rádio

3 tipos de propagandas para uma emissora de rádio

A rádio é o local de amplo desenvolvimento social, possibilitando a integração dos mais diferentes tipos de perfis profissionais que desejam contemplar os programas com sua publicidade e propaganda.

 

A explosão dos podcasts, web rádios e programas fáceis de serem consumidos pelo público geral fez com que a rádio ganhasse um potencial de vitrine fortíssimo.

Isso significa que mesmo se tratando de um dos veículos de comunicação mais antigos, existe uma forte audiência com alto potencial de compra pronto para ser explorado por diversas empresas que querem ser vistas.

Existem diversos tipos de rádio, sejam nacionais, municipais ou estaduais. Além da opção de algumas pessoas que escutam diariamente frequências estrangeiras ou ouvem tudo pela internet. 

A democratização da informação com a explosão das redes sociais é outro grande fato que fez com que a rádio se tornasse novamente um forte canal de veiculação das propagandas. 

São muitos os programas com públicos diferenciados em horários que atingem as mais diferentes pessoas. 

Existe espaço para falar de:

  • Comida; 

  • Lazer;

  • Esporte; 

  • Política.

Tudo de acordo com o horário da programação, editorial da rádio, tudo isso, influencia diretamente na propaganda a ser divulgada naquele canal, seja uma empresa de comida ou de isolamento acústico laje.

Tendo isso em foco, muitas dúvidas circulam nas agências de comunicação quando o assunto é tipos de propaganda para a rádio. 

Visto que a audiência é tão diferente dos demais veículos, surge o questionamento de como conquistá-los.

Pensando nisso, elaboramos três tipos de propagandas para divulgar a sua empresa em uma emissora de rádio.

Tipos de patrocínio 

Para isso, o primeiro passo é compreender os tipos de anúncios existentes. 

Indiferentes se iremos transmiti-los para uma rádio tradicional ou web é importante deixar bem destacado o estilo escolhido para ser seguido pelas produtoras.

Cada tipo de patrocínio tem como objetivo conquistar algum tipo de meta e ela precisa ser atingida para que a propaganda seja considerada um sucesso. 

Pense agora em um programa de rádio que está elaborando um medicamento manipulado para emagrecer.

O assunto é comida, logo existem diferentes tipos de  propagandas que podem ser colocadas e que mantêm o sentido da exposição, sem que haja a quebra entre transmissão da informação e o objetivo da propaganda que normalmente é convencer.

Existem três tipos de patrocínios que após feito o estudo do caso são possíveis de serem introduzidos em uma rádio tradicional ou na rádio web. 

Por esse motivo, é preciso se ater a essas particularidades para que seja possível a realização de suas propagandas.

Notoriedade 

O primeiro tipo é de notoriedade, ou seja, o objetivo é alcançar o maior público possível utilizando da grande atuação dos agentes de relações públicas e publicidade. 

Portanto, você tem uma marca que tem como objetivo ser conhecida devido a venda de cursos, por exemplo.

Essa mesma marca faz diversos banner para eventos enquanto busca uma forma de divulgar os seus produtos dentro de uma rádio. 

Logo, buscará diversos depoimentos ou mensagens rápidas de apelo para que consiga atingir o maior público possível. 

São mensagens que visam atingir essas pessoas no emocional e fazê-las tomarem uma atitude referente a algum tipo de ocorrência. Deste modo que o objetivo conseguirá ser atingido. 

Imagem

O patrocínio de imagem é por natureza uma forma de reforçar uma ideia, ou seja, você vence o consumidor pela insistência. 

O objetivo dessas campanhas é buscar intimidade entre o consumidor e a propaganda fazendo o consumidor enxergar a empresa da forma que ela deseja.

Existem milhares de exemplos que poderiam ser ditos dentro desse contexto, mas faça o simples esforço de lembrar de alguma pessoa, político, empresa e até produtos como veículos e eletrônicos que foram vendidos com uma ideia, mas na verdade eram outras.

Assim, também existem exemplos de casos em que o que foi vendido realmente era algo verdadeiro.

No entanto, o fato é que no contexto dito aqui, o objetivo final desse tipo de patrocínio é fazer com que os consumidores pensem de acordo com o desejado. 

Sendo assim, se um determinado adesivo para logotipo precisa transmitir uma determinada imagem, todo o esforço será para que ele cumpra esse objetivo de modo que todos os consumidores saibam explicar na ponta da língua. 

Credibilidade

Por último, temos o terceiro tipo caracterizado por gerar simpatia entre as pessoas. 

Por exemplo, se você tem um professor que deu aula para mais de 80% da população velha da cidade é comum que ele tenha credibilidade dentro daquele local. 

Entendendo esse contexto, esse tipo de propaganda ou patrocínio busca pela credibilidade de artistas para fazer a divulgação de seus produtos. 

Note que logo após o término de um reality show, os participantes mais famosos logo fazem propagandas de diversas empresas.

Isso ocorre porque a alta credibilidade deles logo após a saída. O efeito contrário ocorre quando uma pessoa sai descredibilizada do mesmo reality e por sua vez busca estar fora dos holofotes até que seja esquecida e relembrada quanto a poeira baixar. 

1- Músicas que ficam na cabeça

Note que até em uma sala privativa coworking existe uma estrutura para que seja possível a utilização de música ambiente. 

A música é o tipo de arte que mais se integra no emocional das pessoas.

Isso quer dizer que é muito mais fácil alguém sentir um determinado tipo de emoção por meio da música do que por quaisquer outros fatores. 

Lembrando que não estamos falando de um contexto geral, mas é um fato de que a música é mais acessível.

Por isso, é notório a tentativa de diversas empresas em criarem músicas com o objetivo de chamar a atenção das pessoas. 

Ao reverem o corpo ditado no mercado ou o lerem o nome da marca, imediatamente o reforço mental lembra da música executada anteriormente.

Sendo por isso que os jingles são tão famosos e utilizados até os dias de hoje, pois são capazes de adentrar na mente das pessoas.

Tudo isso, aliado ao reforço da propaganda que pode ou ser ocorrer com um cantor famoso, auxilia no tipo de propaganda realizada.

Há também o uso frequente de paródias que são muito utilizadas pois relembram a uma música de sucesso que marcou a vida das pessoas. 

Isso aumenta a qualificação de operação da propaganda além do prazer gerado pela nostalgia.

2- A inovação dos memes

Esse tipo de propaganda é algo que precisa ser muito certeiro no momento de ser utilizada, pois pode cair em desuso facilmente. 

A internet é o que chamamos de “fábrica de memes” e já que estamos falando de Web Rádio a utilização dessa propaganda pode ser feita.

O alto uso da edição de áudio sobrepostos em uma organização concisa e linear pode fazer é capaz de consagrar uma propaganda de sucesso para todos os ouvintes. 

Isso porque eles estão compartilhando o meme que a sua propaganda está utilizando. 

É preciso saber fazer e entender que assim como tudo na internet, passa muito rápido, entram na mesma forma que pode ser um sucesso como uma locação de iluminação, pode simplesmente não “dar liga”. Por ser internet, vale a pena o risco.

Lembrando que os custos para investimentos em propaganda nas rádios são baixos, por isso, pode valer a pena o risco sobre um retorno imensurável. 

3- Propaganda de oportunidade

Esse tipo é bem caracterizado por estar utilizando apenas o espaço positivo da sua rádio e o crescimento dela. 

Por isso, a necessidade de saber vender muito bem os espaços dentro da sua programação.

Essas empresas, normalmente, estão preocupadas em serem vistas e mesmo que seus produtos não façam muita relação com os programas ou o tipo da rádio, enxergam a capacidade de melhoria de imagem dentro dela.

Nesse caso são as diversas propagandas que vemos na televisão de modo que estão lá unicamente e exclusivamente para mostrar a empresa para as pessoas. 

Portanto, você pode calcular os preços dos anúncios da sua rádio baseado na sua frequência de ouvintes.

Considerações finais

Ao longo do artigo vimos diversos tipos de propagandas que possam ser expostas dentro de uma rádio web que também são veiculadas em rádios tradicionais. 

Existe uma certa receita de bolo a ser seguida nesses locais, mas a inovação sempre é bem-vinda.

Você pode vender os espaços da sua rádio para essas pessoas desde que deixem bem claro os preços e espaços disponíveis. 

Para isso, faça uma integração entre sua rádio, o site e as redes sociais. Além de fazer bastantes posts e deixar tudo de forma que todos compreendam que ali existe uma real possibilidade de investimento e forte retorno. 

Utilize o seu notebook novo ou velho para fazer isso, mas tenha em mente sempre a força da rádio para atingir os seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.